13 novembro 2020

Surto de Covid-19 em penitenciária preocupam autoridades de Paraguaçu Paulista/SP; 222 contaminados

Segundo a prefeitura, unidade possui mais de 200 casos confirmados, cerca de um terço do total que a cidade já registrou; SAP aponta 17 diagnósticos positivos e 205 suspeitos.

Por G1 Bauru e Marília

12/11/2020

Penitenciária de Paraguaçu Paulista é  única unidade da Coordenadoria que
não teve visitação no final de semana por ter apresentado surto recente de casos de Covid-19
O número de casos de Covid-19 na Penitenciária de Paraguaçu Paulista (SP) preocupa as autoridades de saúde da cidade, que falam em surto de coronavírus no local.

Segundo a prefeitura, seriam 222 casos confirmados da doença apenas dentro da unidade prisional, número que representa cerca de um terço do total de infectados na cidade desde o início da pandemia, que é de 684 pessoas.

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) não confirma esse número e informa que, na penitenciária da cidade, 17 presos testaram positivo para Covid-19 e estão em isolamento.

Há ainda, segundo a SAP, outros 205 casos suspeitos, sem confirmação da doença, que seguem em isolamento desde o último dia 30 de outubro.

Ainda de acordo com a SAP, entre servidores, 11 testaram positivo e já retomaram suas atividades por estarem curados e cinco casos suspeitos seguem afastados.

A prefeitura explica que, por se tratar de um ambiente fechado, onde o contato entre os internos é intenso, foi feita uma testagem por amostragem e que, como neste caso os detentos com sintomas são considerados como positivos, a conta resultou no número de 222 casos.

Penitenciária Compacta de Paraguaçu Paulista conta com capacidade para 844 presos,
mas tem a custódia de 1446 presos na data de 11/11/2020 - Imagem: Leandro Leandro

SAP

Segundo a SAP, a partir do surgimento do primeiro caso, um pavilhão foi destinado para quem apresentasse os sintomas. Ali, os reclusos recebem a medicação prescrita e passam a ter a temperatura e a saturação aferidas pelo menos duas vezes ao dia.

Nos casos suspeitos entre os presos, o paciente é isolado e a Vigilância Epidemiológica da prefeitura é contatada.

Se confirmado o diagnóstico, além de continuar seguindo os procedimentos indicados, o preso será mantido em isolamento na enfermaria durante todo o período de tratamento.

A SAP informa ainda que todo servidor com suspeita de diagnóstico de Covid-19 é afastado sob medidas de isolamento em sua residência.

Fonte: G1

6 comentários:

  1. Se for afastar mais funças, não sobra ninguém p fazer essa bosta de conexão familiar... tudo q o governo dá p preso ou visita, nunca mais tira...

    E os poucos funças se matando, o ano inteiro...

    Que desgraça!

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que não trabalho nesse lugar horroroso que é penitenciária to aqui quietinho escondido na minha salinha e tomara que ninguém lembre que eu existo.

    ResponderExcluir
  3. Isso é só uma gripezinha

    ResponderExcluir
  4. Como os caipiras aguentam tanto , nossa!

    ResponderExcluir
  5. Situação Caótica Serra Azul Devido liberação de visita no complexo penitenciário a cidade aumenta +5000 % casos de covid.
    http://recordtv.r7.com/recordtv-interior-sp/sp-record/regiao-tem-aumento-de-casos-de-covid-02122020

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.