A comunicadora Rachel Sheherazade responde ainda por outras dezenas de ações sobre a declaração qie criminalizou os policiais penais.
Thamirys Andrade
26/05/2021 12h09
A jornalista Rachel Sheherazade grava vídeo em sua casa; a apresentadora foi condenada por danos morais |
A indenização estipulada deve ser paga ao agente penitenciário João Paulo de Assis, do Centro de Detenção Provisória Dr. Calixto Antonio, em São Bernardo do Campo (SP). A comunicadora responde ainda por outras dezenas de ações em todo o país sobre a mesma declaração.
Em 2019, Rachel Sheherazade comentava sobre o confronto entre facções criminosas no presídio de Altamira (PA), que causou a morte de 62 detentos, quando disse que “até mesmo policiais, que são agentes da lei, se bandearam para o lado da criminalidade”. A fala causou reação judicial de sindicatos e profissionais da área.
De acordo com informações do portal Notícias da TV, Sheherazade disse que “há ações em diversos lugares do país, relacionadas a esse vídeo, que estão sendo arquivadas”.
– Não vou comentar sobre este específico. O que tiver de ser feito, meus advogados vão fazer – declarou Sheherazade.
A advogada da jornalista, Andressa Maia Paulo, afirmou que “tomará as medidas judiciais cabíveis para garantir o pleno exercício de sua liberdade de expressão e de imprensa”.
Massacre em Altamira deixou 58 mortos e foi ocasionado por uma guerra de facções criminosas | Foto: Bruno Santos / AFP / CP |
Relembre os fatos
tomou um castigo de Silvio Santos. Ela deixará de apresentar as edições de sexta-feira do SBT Brasil. Hoje (9), o telejornal foi comandado por Solange Boulos. A punição de Rachel foi motivada pelas reclamações que o dono da emissora tem recebido sobre as opiniões políticas que a jornalista emite nas redes sociais, sobretudo em seu canal do YouTube, onde faz
críticas ao presidente Jair Bolsonaro.
Na segunda-feira (5), representantes do Sifuspesp (Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo) estiveram no SBT para reclamar de um vídeo intitulado Monstros contra Monstros, no qual Rachel falou sobre o massacre no presídio de Altamira, no interior do Pará, que resultou em 57 mortos, 16 por decapitação. Ela chamou os carcereiros de "monstros"
Irritados com o discurso da jornalista em seu canal no YouTube, eles exigiram que a emissora emitisse um comunicado oficial dizendo que não compactua com as opiniões expressadas por Sheherazade. O pedido de posicionamento não foi atendido, mas Silvio Santos assistiu ao tal vídeo e decidiu castigar a jornalista.
Na carta, o Sifuspesp diz que a jornalista "perdeu completamente a linha e a razão ao atacar os agentes penitenciários" e informou que acionou seu departamento jurídico para abrir uma ação contra a jornalista.
"Primeiro por desrespeitar os agentes penitenciários do Estado de São Paulo e de todo o país ao generalizar a atuação de alguns como se representassem o todo", diz a carta.
"Em segundo lugar, ao generalizar o caso para desferir críticas aos agentes penitenciários, a jornalista Rachel Sheherazade deixou de lado tanto o respeito à categoria, como esqueceu o profissionalismo e um dever básico de todo jornalista: a checagem de informação."
Rachel Sheherazade nessa quarta (07/09/2019) no SBT Brasil; jornalista foi suspensa do jornal pelo proprietário da emissora |
A causa da discórdia
No vídeo publicado em 30 de julho, Sheherazade fez duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro e, principalmente, ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, a quem atribuiu a responsabilidade pelo massacre em Altamira. A jornalista diz que o magistrado estava mais preocupado com o caso do vazamento de suas mensagens em aplicativos do que com a segurança dos que estão sob sua tutela.
"O Estado brasileiro também é culpado quando deixa de intervir na criminalidade que acontece dentro dos presídios. Todo mundo sabe. Armas e drogas circulam livremente nas cadeias sob o nariz, sob o olhar do Estado. E com a conivência dos agentes prisionais. As rebeliões, elas são sequer investigadas. Os agentes públicos sequer são punidos. Todo mundo sabe.
Cadeias são um antro de criminosos, e criminosos dos dois lados das celas, se é que vocês me entendem", disse ela.
A ida dos sindicalistas ao SBT irritou profundamente Silvio Santos, que tem se mostrado favorável à gestão de Jair Bolsonaro e vem recebendo tanto o presidente quanto seus filhos em seus programas. Ele mandou avisar a jornalista de sua suspensão e o motivo de perder espaço no principal telejornal da casa.
Chateada, Rachel Sheherazade optou por desativar seu perfil no Twitter e trancar seu Instagram. O canal no YouTube, no entanto, segue ativo. "Caros amigos, por motivo de força maior, desativei, temporariamente, a minha conta no Twitter. Muito amor a todos vocês", avisou ela no Facebook.
A reportagem procurou a jornalista para comentar sua suspensão, mas ela não atendeu às tentativas de contato. O SBT confirmou a ausência de Sheherazade nas edições de sexta-feira e disse que a decisão se deu "por questões estratégicas".
Assista ao vídeo que motivou a suspensão de Rachel Sheherazade do SBT Brasil:
Fonte: Pleno News
Contraponto:
O livre exercício do Jornalismo corresponde a transmitir fatos e não criar situações com opiniões pessoais e de livre arbítrio, que foge as regras do bom jornalismo. Construindo desta forma uma imagem negativa destes valorosos profissionais que protegem a sociedade diuturnamente, de criminosos de alta periculosidade e de organizações criminosas transnacionais, que sem holofotes e no anonimato cumprem com suas missões de forma honesta e altamente profissional.
Mantendo a paz, a ordem e a disciplina e fazendo com que seja cumprida as Leis de Execução Penal no interior de centenas e centenas de Unidades Prisionais espalhadas por todos os estados do Brasil.
A precipitação, falta de profissionalismo e desconhecimento de causa gera consequências, falou o que quis agora deve arcar com a responsabilidade. Jornalista despreparada, parcial e contaminadora de informações com suas emoções e psicologia deturpada.
ResponderExcluir10 mil é pouco ..Tinha que ser 1 milhão
ResponderExcluirQuem é essa treze?
ResponderExcluirCheirazedo
ExcluirCheidapeido
Uma caipóra!
Essa retardada vai ajudar a pagar o consignado do guerreiro kkkkkkk
ResponderExcluirBora pro hot dog do Marquinhos comemorar a promoção e tomar aquela serrana geladinha, a melhor de Arandu.
ResponderExcluirCom a salsicha do Marquinho bem melada, escorrendo na sua boca, né?
ExcluirDiscúrpi...
ExcluirBoa , mas ele paga 10 mil dá para comprar muitos dogs kkk
ExcluirLevou um pé na bunda e caiu no ostracismo. Tipo de gente que gosta de aparecer a qualquer custo, só lacração. Mas nessa se deu mal...
ResponderExcluirEssa é uma vaca lazarenta!!!
ResponderExcluirAinda da tempo de entrar com ação contra ela???? To precisando de $$$$$$$$
ResponderExcluirFalou alguma mentira? Aqui no CDPA tá cheio de patife e cagueta... Segue o jogo..
ResponderExcluirE vc tá caguetando??
ExcluirRachel, sua idiota!!!O governo do Jair Bolsonaro é o que mais está combatendo o crime organizado.Vide a quantidade de operações policiais com apreensões astronômicas de armas e drogas, chefões presos...Ou você quer o 9 dedos"papo cabuloso" de volta?Foram os próprios detentos que se mataram entre eles, eles é que são monstros e não respeitam a vida humana, os policiais penais não podiam fazer nada além de evitar serem feitos de reféns, com uma possível fuga em massa.Cala a boca, Rachel!!!
ResponderExcluir