20 junho 2021

GIR-4 da Capital celebrou 17 anos de criação

Para marcar a data, os agentes fizeram moedas personalizadas do Grupamento, as famosas Challenge Coins.

Caio Daniel - Coremetro

20/06/21 

Tropa de Elite da SAP completa 17 anos de ações ocorridas nas unidades prisionais da
Grande São Paulo (Fotos ilustrativas e tiradas em um período anterior ao da pandemia)
Sob o lema “União, Respeito e Coragem”, a equipe do Grupo de Intervenção Rápida da Capital (GIR-4), comemorou 17 anos de criação no mês de maio. A equipe conhecida como a Tropa de Elite da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) é responsável por atuar em intervenções em motins dentro dos estabelecimentos penais da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro).

Desde 2004, o Grupamento já atendeu mais de 1.800 ocorrências em presídios da Capital e da Grande São Paulo, agindo no combate a rebeliões e em revistas de celas e espaços carcerários.

Grupamento celebrou, no mês de maio, 17 anos de atividades (Fotos ilustrativas e tiradas em
um período anterior ao da pandemia)
Formado por Agentes de Segurança Penitenciária (ASPs) - homens e mulheres - e de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVPs), os integrantes são altamente capacitados por meio de preparo físico e treinamentos táticos específicos. Além disso, o esquadrão conta com o apoio de cães adestrados para auxiliar de forma preventiva na segurança de perímetro dentro das unidades penais.

Tradição

A busca pela excelência nas atividades faz parte da tradição, de acordo com Saulo Matos, comandante operacional da corporação. Além dos trabalhos sociais promovidos entre os componentes: como arrecadação de mantimentos para instituições e famílias carentes e a atuação em eventos solidários. “Nossa participação nessas ações demonstra que todos podemos ajudar o próximo se fizermos um pequeno esforço”, revela Matos.

Grupamento celebrou, no mês de maio, 17 anos de atividades (Fotos ilustrativas e tiradas em um período anterior ao da pandemia)
Adilson Ribeiro, ASP e membro do grupo desde a sua concepção, afirma que os valores que definem o ajuntamento visam a segurança física, moral e psicológica de todos os envolvidos como servidores da unidade penal, presos, visitantes e colaboradores. “Nosso objetivo é garantir a solução de conflitos com eficiência, celeridade e preservação da dignidade humana”.
Lembrança foi entregue a autoridades da SAP

Challenge Coins

Oriunda dos militares norte-americanos e atualmente famosas entre forças de segurança, as Challenge Coins, ou Moedas Desafio, fizeram parte da comemoração de aniversário do GIR-4. O símbolo foi entregue a autoridades da secretaria como forma de lembrança.

Moeda personalizada celebra 17 anos do GIR-4

Fonte: SAP/SP - Coremetro

15 comentários:

  1. Parabéns aos ASP'S que integram o GIR.

    ResponderExcluir
  2. O Gir foi fundado no CDP Sorocaba em 2001!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns à equipe, quem está desde o início sabe das dificuldades. No interior é pior ainda, uniformes e equipamentos adquiridos às expensas próprias, capacitação paga pelos integrantes e muitas críticas, inclusive dos colegas asp's.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paga pq não quer descer pro Fundão kkkkkk

      Excluir
  4. O CONCURSEIRO É CAVERA !!!!!! HOT DOG DO MARQUINHOS.

    ResponderExcluir
  5. SIERRA PAPA = SALSICHEIRO PENAL KKKKKK KKKK KKKKK KKKK KKKKKK KKKKK

    ResponderExcluir
  6. KD VC CONCURSEIIIIIRRRROOOOO!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De novo??? Agora se passando por anônimo???


      Aff...

      Excluir
    2. É um doente mental!

      Excluir
  7. Parabens agora so falta trabalhar na carceragem!

    ResponderExcluir
  8. Santo qto cara barrigudo e bêbado , Batman!!!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.