Depoimentos constam de inquérito do Ministério Público; delegado não comentou reportagem.
Rogério Pagnan
21.set.2021 às 20h22
![]() |
| Autopromoção: Da Cunha: o delegado afastado exibe oito anúncios por vídeo no YouTube - Reprodução/Instagram |
Era o cativeiro de um homem sequestrado no dia anterior por criminosos do PCC e que seria submetido ao chamado “tribunal do crime”. As imagens do suspeito sendo preso e da vítima sendo posta em liberdade foram compartilhadas com emissoras de TV, que deram destaque à operação realizada em julho de 2020.
Depoimentos inéditos obtidos pela Folha, incluindo da vítima e de policiais diretamente envolvidos na ação, sustentam que tudo aquilo não passou de uma encenação. Uma de muitas interpretadas pelo delegado para ganhar seguidores nas redes sociais, segundo os próprios colegas que trabalharam com ele.
![]() |
| O delegado da Polícia Civil de São Paulo, Carlos Alberto da Cunha, celebridade das redes sociais com divulgação de vídeos de ações policiais - Redes sociais/Facebook |
De acordo a versão da vítima, o delegado afirmou que a encenação seria necessária para produção de prova material, a ser juntada no processo.
“Acreditando que realmente se tratava de prova policial, aceitou e foi deixado pelos policiais novamente dentro da casa com o traficante. [...] Acha que isso foi uma falha dos policiais, pois foi deixado no mesmo local que uma pessoa perigosa e ele poderia ter pego uma faca para lhe ferir”, disse a vítima (nome preservado), conforme trecho de depoimento em poder do Ministério Público.
“Depois soube que a gravação não era para o processo, mas, sim, para o canal do YouTube do delegado Da Cunha e isso lhe deixou extremamente indignado, especialmente porque o delegado mentiu sobre a gravação. [...] Frisa que o que policial que realmente o libertou do cativeiro [nem] sequer participou daquela gravação”, complementou o homem, no início deste mês.
Vídeo da simulação da prisão, segundo investigadores
A reportagem procurou o delegado Da Cunha para ele falar sobre esses depoimentos. Foram enviados emails nesta terça-feira (21) de manhã, mas, até a publicação deste texto, não houve resposta.
Os depoimentos da vítima e de policiais fazem parte do inquérito da Promotoria que apura suposto enriquecimento ilícito de Da Cunha. Os promotores querem saber se ele usou a estrutura da Polícia Civil para proveito próprio, como ganhar dinheiro monetizando vídeos de operações oficiais, o que seria irregular.
Em outras oportunidades, ele negou que tenha monetizado vídeos de operações policiais e disse que só fez isso após ser afastado de suas funções.
Da Cunha foi afastado do cargo em julho deste ano após a Corregedoria abrir uma série de procedimentos contra ele, a maioria por suposto uso indevido das redes sociais. Na sequência, o policial pediu licença sem vencimento e filou-se ao MDB para disputar um cargo eletivo. Diz querer ser governador.
![]() |
| Fenômeno da internet, "Delegado da Cunha" é afastado e responde a Processo Administrativo Disciplinar |
Ambos afirmaram que tentaram demover o delegado da ideia de encenar a ação. Também disseram que a simulação divulgada foi a segunda feita por eles –na primeira, tinham esquecido o sequestrador algemado.
Carvalho declarou ainda que Da Cunha praticamente só comparecia ao trabalho nos dias de operações para realizar a filmagem, que dizia ter muitos afazeres relacionados ao canal no YouTube e que fazia questão de aparecer sozinho na frente das câmeras.
Lima, chefe dos investigadores, confirmou que Da Cunha geralmente aparecia no trabalho nos dias de operações. Também confirmou a simulação na favela e, segundo ele, essas encenações eram rotineiras.
Segundo Lima, Da Cunha não participava diretamente das operações. Era avisado quando uma empreitada policial tinha sucesso e só então aparecia no local com equipe particular de reportagem.
![]() |
| Antes de pedir a Licença sem Vencimentos de 02 anos de afastamento, Da Cunha foi afastado dos trabalhos e mandado para o burocrático, e então ele foi as redes sociais desabafar |
“Pediram para serem transferidos diante daquela situação vexatória de simulação de ocorrências que já haviam sido realizadas legitimamente por policiais civis apenas para dar visibilidade de forma inverídica ao dr. Carlos Alberto da Cunha, que se portava mais como um repórter/apresentador e ainda simulando ser o autor das ocorrências policiais, desprezando o trabalho das equipes policiais do Cerco”, diz trecho do depoimento do investigador.
O investigador-chefe disse, ainda, que a ação que rendeu mais visualizações ao canal de Da Cunha, mais de 30 milhões, também é uma mentira. Segundo ele, a polícia nunca prendeu o Jagunço do Savoy, suposto chefe do PCC que tinha a missão de assassinar o chefe da Polícia Civil paulista, o delegado-geral Ruy Ferraz Fontes.
Em abril do ano passado, prenderam um suspeito chamado Wislan Ramos Ferreira, 29, mas que, segundo Lima, não se tratava do Jagunço do Savoy.
O investigador afirmou que, ao contrário do que consta no boletim de ocorrência da prisão de Ferreira, Da Cunha não teve acesso aos manuscritos do Ministério Público com a ordem para que o Jagunço do Savoy matasse o delegado-geral.
![]() |
| O delegado Carlos Alberto da Cunha que, segundo colegas, simulou liberação de vítima de sequestro para gravar vídeo para canal Youtube - reprodução |
A ordem, entretanto, era para matar um investigador do próprio Deic, sem menção ao delegado-geral. Disse ainda que os policiais do Deic já identificaram quem é o Jagunço do Savoy: um homem de 33 anos (nome mantido em sigilo) que continua em liberdade e que não tem nenhuma ligação com o suspeito preso por Da Cunha.
Por fim, o Ministério Público ouviu o próprio delegado-geral Ruy Ferraz Fontes, o suposto alvo. De acordo com ele, trata-se de uma mentira contada por Da Cunha. Disse ainda que, segundo relatório de visualizações do YouTube, o canal do delegado afastado ganhou projeção justamente com a veiculação da falsa prisão do Jagunço do Savoy.
“O relatório torna claro que o dr. Carlos Alberto da Cunha somente tornou-se uma celebridade no YouTube veiculando o vídeo noticiando que havia prendido o tal ‘Jagunço’ encarregado de matar o depoente, que é o delegado-geral de Polícia, conforme se depreende dos documentos ora juntados e relatórios policiais demonstrando que se trata de uma mentira que expõe toda a instituição da Polícia Civil e tumultua os trabalhos da instituição policial”, disse.
Fonte: Folha de São Paulo











Fonte: Folha de São Paulo
ResponderExcluirSem comentários...
Quem escreveu a matéria foi o jornalista da Folha de São Paulo, porém com informações dos policiais que trabalhavam com o Delegado Da Cunha, e da própria Secretaria de Segurança Pública, afinal, segundo a sua narrativa, a Folha teria inventado tudo isso?
ExcluirPois tentar desqualificar um veículo de comunicação, no caso um Jornal que tem 100 anos de existência por conta de reclamações de "políticos" desagradados é o cúmulo.
Então no Brasil não tem Imprensa imparcial? Claro, sem contar a Jovem Pan e a CNN, que segundo uma pequena parcela da população são as únicas isentas e de fato imparciais?
Eu não estou do lado de ninguém. Pode ser tudo uma armação, sim, pode ser uma grande conspiração contra o Delegado que se insurgiu contra os Delegados antigos e contra o Delegado Geral e que está sendo perseguido, sim, mas isso tudo no momento não foi até agora demonstrado e provado pelo Delegado Da Cunha, e o outro lado trouxe depoimentos de profissionais que estavam no dia a dia com ele. E se vier a tona provas que o inocentem também irei publicar, da mesma forma que o estão acusando de se beneficiar das estruturas do estado.
Apenas trouxe os fatos, por um emissor que eu acredito ser confiável, mesmo porque sou assinante do matutino já faz mais de 30 anos.
Mas claro que ninguém é obrigado a ler e muito menos a acreditar no conteúdo.
kkkkkkkkkkkkk
ExcluirPelo jeito o Mauricio só ouve o "pingos nos is", que passa horas por dia tentando provar que Papai Noel, Fada do dente e Coelhinho da páscoa existem. Mauricio, tenha dó, alienação tem limites, acorda rapaz!
Quem lê Folha, Uol, G1, Veja, fica cada dia mais alienado. Única mídia imparcial hj é Pingos nos Is... É lógico q o cara faz algumas simulações de prisões q já foram feitas pra postas no canal, se formos pegar todas as reportagens tendenciosas, mentirosas e simulações da Folha, vamos passar uma semana postando...
Excluir22 de setembro de 2021 13:26 Você deve passar a vida assistindo novelas da globolixo, e quer dar palpite no comentário das pessoas, achando que seu mundo é diferente. Não irei me estender em comentários.
ExcluirLeandro, com todo respeito, não, não existe imprensa isenta, nem imparcial! E não há nenhum problema de que assim seja! A imprensa é feita por seres humanos e seres humanos fazem escolhas, inclusive políticas. Qto à matéria em si, acredito ser verdadeira! Só discuto o ponto da existência ou não da imprensa ímparcial!
ExcluirEstá fazendo tudo menos correr atrás do direito dos agentes penitenciários
ExcluirAnônimo das 15:08, sim, eu concordo com você, toda isenção ou imparcialidade depende apenas do prisma que você vê a notícia.
ExcluirMesmo porque independente de qualquer verba publicitária que role nas sombras, existe notícias e fatos que não podem ser omitidos, independente de quem quer que seja o homem da caneta.
Mas o senso crítico e o ponto de vista do leitor é quem irá ou não dar credibilidade a esta ou aquela noticia ou informação veiculada pelos diversos canais de comunicação, pois sabemos que dependendo da administração governamental, e isso em todos os níveis, sempre há uma reunião do porta-voz do executivo com a imprensa, para se pegar mais leve ou não, ser favorável ou não a mesma.
E destas reuniões é que de fato irão saber como será feita a divisão das verbas publicitárias durante o período de governança do administrador.
Assim como em São Paulo não vemos, ou são raros os canais criticando o governador, sim, pois ele é um duto de dinheiro quase inesgotável para as mídias, ainda mais com seu conhecimento de merchadising, sem se esquecer que ele é publicitário de formação e filho de publicitário.
E também o governo federal tem os seus preferidos. Jornalismo com imparcialidade e isenção apenas fora do eixo comercial.
E geralmente em jornais feitos por profissionais recém formados e ainda cheios de sonho e sem a avidez do dinheiro. São raros.
o cara não sabe diferenciar fato de opinião, notícia de "eu acho", e já chega criticando quem divulgou...
Excluirjá dá pra saber de qual turma ele é
muito fraco
O youtube gerando o "produto" que essa geração nutela merece.
ResponderExcluirEnquanto houver imbecis acreditando em vídeos fake, muitos outros Da Cunha oportunistas surgirão.
Isso me lembra aquele asp que pensou que já era polícial penal e até tirou foto com carabina e vtr dos aevpskkkk...Da-lhe Pad , trágico.
ResponderExcluirAevps arrastaram todo mundo...
ExcluirO nóia era primo do asp... sequestrado, pq não pagou a biqueira...
Todo mundo bancou o super herói, subiram o morro pique bope... e hoje te pergunto...
O nóia parou de usar droga?
Valeu a cagada e o arrasto, que nem nos permite usar uma camisa, ou um bolachão escrito "policia"??
#PIQUECONCURSEIROBUNDAMOLE
Vc é aevp?
ExcluirOu só goza com o pau deles?
Chupa sorvete (bolas) detectado... minina!!! Ai... ui...
ExcluirConcurseira, vem tomar banho na base, em santana, vem môna... uh...
ExcluirConcurseiro cheira cuéca suada...
ExcluirMi
Ni
Na
!!
Só enquadro heim concurseiro... só pancada...
ExcluirE ainda vai cagar una dentes...
Eita falta de orgulho e vergonha na cara!
Que é isso...
ExcluirCheira cuéca...
Dai é pracabá!!!
21:20 o que é UNA? KKKKKK olha o desespero do tapado kkkkkk....EM 2022 TOMARA-LO-EI POSSE ...AGUARDEMMM , SEREI EXTERNO Ñ FICARA-LO-EI EM TRANCA Ñ KKKKKK
ExcluirIsso bicha, não deixa esses caras gozarem na tua cara!!!
ExcluirSelvaaaaaaaaa avp!!!!
Coloquem um nome ,e saiam do anonimato seus tanguinhas kkkkk
ExcluirEsse indivíduo extrapolou todos os limites da sensatez. Salvo não ser diagnosticado com esquizofrenia grave, deve ser responsabilizado e punido por seus crimes. E a megalomania só aumenta, diz que quer ser governador...
ResponderExcluirQuando a gente acha que não pode piorar, a coisa desanda ainda mais. Só tragédia absurda na política deste país.
Falam cada b0zt@! Qual é o artigo dos crimes q ele cometeu?! Mostrar serviço, filmar a operação?! Kkkk
ExcluirO mais absurdo é constatar que os seguidores deste senhor acreditavam que aqueles vídeos eram reais.
ResponderExcluirPor isso que existe esse combate ferrenho contra a educação, população apedeuta é fácil de ser enganada.
Mais um personagem fictício que surge alicerçado em vídeos com conteúdo falso, enganoso. Duro que essa figura vai se infiltrar na política, ser eleito e atingir seus objetivos de ficar parasitando o dinheiro público para o resto da vida.
ResponderExcluirEsse Da Cunha nunca me enganou. O tempo todo se vitimizando, alegando perseguição, etc. Não seria essa a estratégia de um mentiroso para se promover e alcançar projeção política neste país abarrotado de "inocentes úteis", que não sabem distinguir entre a mão esquerda e a direita.
ResponderExcluirEspertão além de ficar famoso para se candidatar a um cargo eletivo, ganha muito com o canal no youtube, muito mais do que como delegado.
ResponderExcluirCONCURSEIRO ASSUME LOGO , PRA CIMA DELES , SEM DÓ.
ResponderExcluirAguardemmmm
ExcluirMôna logo logo vai tomar banho coletivo na base...
ExcluirVai ser a festa do sabonete!
Ai que tudo... selvaaaaaaaaa!!!
Esse Dotô aí falou que polícia penal era só um nomenzinho , desmereceu legal a luta do pessoal ...Agora ele é puliça tubiano kkkk bem feito
ResponderExcluirQUÊ... PERSEGUIÇÃO BATMAN , NO DA CUNHA E NO CONCURSEIRO , TUDO FAKE.
ResponderExcluirAh... agora todo mundo critica... mas há alguns posts atrás, tinha uma pá de asp e aevp batendo palma prá louco, heim... não sejam hipócritas!!!
ResponderExcluirEsse cara, já não convence, igual ao concurseiro...
ResponderExcluirOlha como começa os nomes...
Da cu...*
Com cu...*
Me poupe!!!
Esse bosta deve ser primo do comcucheio
ResponderExcluirKkk
Kk
Kkk
Acalmem -se meninas , deixa que o trabalho de polícia aqui fora será os aevps que o farão...Logo estarei entre (VOZES) kkkkkkk .Tirem esses palavrões da boquinha ,fui..
ExcluirDa-lhe predadoraaaaaaaaa!!!
ExcluirSelvaaaaaaaaaaa!!!
Mal pode esperar p revistar preso na inclusão e gritar... "que é isso na coruja, ladrão?"
E o ladrão responde... "tenho nada não sinhô"
Dai a selva grita "baixa essa coruja!!!"
E complementa... "hey drão, vc falou q não tinha nada heim... que humildade"
Kkk
K
Kkk
M
I
N
I
N
A
A
E
V
P
S
E
L
V
A
!
Isso, vai lá e enche de bundada a porta da vtr!!!!!
ExcluirVai... vai... vai...!!!
Concurseira!!!!
Gentem, estamos saindo do armário em breve, concurseira vai liderar o movimento..... selvaaaaaaaaaa!!!!!!
Vcs já sairam do armário faz tempo kkkk ,agora da tranca ! Kkkkkkkkk nunca serão.kkkkkkk
ExcluirMais um salvador da pátria fake news que a extrema direita vai eleger como deputado ano que vem.
ResponderExcluirÔ povo que gosta de viver de mentira!
O D-R-A kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluir