06 dezembro 2021

O dia em que impeachment e PCC se encontraram na cabeça de Bolsonaro; segundo Moro

Presidente pediu ao então ministro Sergio Moro que abortasse a transferência de criminosos como Marcola por temer ataques contra a população.

Por Laryssa Borges 

6 dez 2021, 09h21 

Marcola, principal liderança do PCC é levado de prisão em Brasília para fazer exames médicos-Imagem:Sergio Lima/AFP 
No mundo das teorias conspiratórias do presidente Jair Bolsonaro, em três anos de governo poucas chegaram ao nível de paranoia de uma que tomou conta do alto escalão do Executivo ainda em 2019, quando o ex-capitão, tomado pelo temor de ser apeado do cargo já no primeiro ano de mandato, acreditou que poderia ser alvo de um pedido de impeachment relâmpago. 

O motivo não eram as desavenças com o Congresso na fase que antecedeu seu casamento com o Centrão, mas uma sucessão de rebeliões e sublevações que matariam sua gestão ainda no nascedouro.

Em fevereiro de 2019, o Ministério da Justiça, então comandado pelo hoje presidenciável Sergio Moro, transferiu 22 líderes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) do presídio de Presidente Venceslau (SP) para penitenciárias federais de segurança máxima. 

Na cabeça de Bolsonaro, diante da ordem de Moro, o grupo criminoso fatalmente orquestraria um plano contra a transferência de seus líderes, entre os quais Marco Wilians Herbas Camacho, o Marcola, e aterrorizaria a população. Ato contínuo, o Congresso consideraria que a desordem era responsabilidade do presidente e abriria um processo de impeachment contra ele.

Marcola deixou o interior de São Paulo rumo ao presídio federal de segurança máxima de Rondônia após a descoberta de um ousado plano para resgatá-lo, que incluía bombas contra os muros de Presidente Venceslau, um resgate de helicóptero e, na sequência, o embarque, em um jatinho, rumo ao Paraguai. Pouco tempo depois, por considerarem que uma rota de fuga via Rondônia ainda era factível, o traficante foi deslocado novamente, desta vez para o presídio de Brasília, onde está até hoje.

Policiais da Rota que foram escalados para fazer a escolta da tranferência dos criminosos
do PCC - Imagem - Jardiel Carvalho/Folhapress
O temor do presidente com a transferência dos criminosos era tanto que dias antes da operação, ele enviou uma mensagem por meio de um aplicativo a Moro pedindo que ninguém fosse transferido para presídio algum. 

O então ministro conseguiu demovêlo de abortar a operação, batizada de Imperium, e Marcola e cia foram levados para as penitenciárias. O episódio é narrado pelo próprio Sergio Moro em seu recém-lançado livro de memórias.

“A poucos dias da deflagração da Operação Imperium, fui surpreendido com uma mensagem dele [Bolsonaro] no meu celular sugerindo o cancelamento das transferências. Bolsonaro disse estar receoso de possíveis retaliações do crime organizado contra a população civil e temia que, se isso acontecesse, o governo federal fosse responsabilizado, inclusive com impeachment no Congresso”, relata Moro.

Em novembro de 2018, já no governo de transição, a Justiça também havia autorizado, a pedido do Ministério Público, a transferência de outros cinco líderes do PCC para presídios federais, mas não se tem notícias de que Bolsonaro, que na época montava sua equipe de auxiliares, tenha considerado a hipótese de a facção inviabilizar sua administração.

Fonte: Revista Veja

64 comentários:

  1. Pode chorar falar mal do presidente e tudo mais,vão ser tranca e só.Externos só aevps kkkkk,vai mudar nada pro 6 ..🤣🤣🤣🤣🥳🥳🥳🥳

    ResponderExcluir
  2. Esse Bozo não passa de um covarde!
    Foi um péssimo militar, idem como presidente. Em 1995 foi assaltado no Rio de Janeiro onde entregou a moto e a arma. Kkkkkkkk
    Grande Capitão, o qual só serve de referência para outros covardes bolssonaretes igual a ele.

    ResponderExcluir
  3. Leandro, procede o comentário deste anônimo, postado em outra matéria?

    "Prezado Concurseiro, respondendo a sua pergunta, não estava brincando, mas falando com respaldo jurídico e conhecimento da legislação. Realmente será chocante, haja vista a expectativa dos AEVP's em se tornarem polícia. Porém na ALESP haverá votação da PEC 01 e 04 tratando EXCLUSIVAMENTE dos ASP's, que serão transformados em policiais penais. A PEC Federal foi clara ao dizer, "agentes penitenciários e cargos equivalentes". AEVP só existe em SP, são agentes de muralha e escoltas, ou seja, de natureza absolutamente diferente. O edital de AEVP prevê atribuições distintas, outro regramento e os salários são diferentes, deste modo, seria por demais forçoso interpretar a lei para dizer que o cargo de AEVP é equivalente ao de Agente Penitenciário, seria uma aberratio legis, na terminologia jurídica, e certamente não será possível incluí-los em uma futura lei complementar e na lei orgânica, por expressa vedação legal. Essa pretensão não passaria em nenhuma Comissão da ALESP, por ser absolutamente inconstitucional. Somente haveria possibilidade de os AEVP's serem transformados em policiais se houvesse a aprovação de uma PEC Federal específica, porém esta possibilidade é remota, em virtude da grande dificuldade no trâmite e votação em dois turnos do Congresso, com 308 votos favoráveis.
    Sinceramente, sou solidário aos AEVP's, mas o "balde de água fria" virá em breve e não há manobras jurídicas para contornar, será praticamente uma coisa res judicata material.
    Leandro, se eu estiver errado, me corrija, por favor".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em partes ele não está errado. Mesmo os Aevps e o seu Sindicato nada, ou muito, muito pouco terem feito em prol da aprovação da Polícia Penal. Eu que acompanhei esta peleja, mais compenetradamente desde 2005, os ví apenas duas vezes em Brasília. Mas independente de qualquer coisa, ele tem razão até uma certo momento, depois cai por terra a assertiva dele. Pois os Aevps são cargos equiparados. E ele de fato fundamentou bem, principalmente a parte dos Editais que são bem claros, das peculiaridades de cada uma das carreiras. Porém ambas com o mesmo intuito, que é de promover a segurança e a disciplina das Unidades Prisionais de São Paulo. E a Constituição Federal foi bem clara quando ela afirma o seguinte no: Art. 4º O preenchimento do quadro de servidores das polícias penais será feito, exclusivamente, por meio de concurso público e por meio da transformação dos cargos isolados, dos cargos de carreira dos atuais agentes penitenciários e dos cargos públicos equivalentes. Matou a pau. Por meio de transformação dos "cargos isolados" e dos " cargos públicos equivalentes". Isso só não aconteceria se de fato houvesse uma má vontade da parte do Governo do Estado em não transforma-los em Policiais Penais, ai de fato eles poderiam barrarm mas depende muito do vontade imperativa do Estado. Porém a SAP tem o interesse de fazer a votação e transformar a todos(Asps e Aevps) em policiais penais, pois isso vai aumentar o numero de servidores, os ADM terão que descer, pois é um fato consumado, os cargos burocráticos serão terceirizados. Só vai sobrar a carceragem, a muralha e as escoltas. Tudo o mais fora da atuação do estado. Inclusive médicos, dentistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagens e os demais. Podem esperar. É só uma questão de tempo. E os policiais penais terão que continuar fazendo o que sempre fizeram, não digo as turmas atuais, mas as futuras terão todos os tipos de treinamento. Isso é uma realidade, temos que nos adequar então a esta nova realidade. E os estado se quiser e tiver esta mesma vontade imperativa que eu citei a pouco lá atrás, prepara e treina todos os Asps do Estado de São Paulo, compra e acautela armas para todos policiais penais sem nenhuma esforço, isso é ninharia para o Estado.

      Excluir
    2. Deixa de ser inocente.
      Esse idiota que escreveu esse texto não passa de um frustrado metido a intelectual trabalhando numa secretaria medíocre. Em SP as funções são divididas entre agentes penitenciários internos (ASPs) e externos (AEVPs). Em outros Estados existe somente uma classe. A qual faz o trabalho interno e externo. Sendo assim o ASP e o AEVP de São Paulo teria que ser meio policial penal por não fazer a função toda? Deixem de ser ignorantes. As duas categorias se complementam. Aceite quem quiser.

      Excluir
    3. Obrigado Leandro, muito sensata a sua análise. Também entendo que há possibilidade de incluir os AEVP, basta o Estado querer.

      Excluir
    4. 19:40 leia a emenda 104,atuais cargos,cargos equivalentes e isolados.O aevp faz atribuíções dentro do sistema penal ,faz parte da seg pública e são concursasos.Essas atribuíções de muralha e escoltas são indelegáveis de estado.Seria certamente não considerados se tais atribuíções fossem desenvolvidas por terceiros.Quanto a questão de ser cargo único ,misturar atribuíções e demais nem vou entrar nesse mérito porque isso a lei orgânica logo após a regulamentação que vai definir.Essa questão de vc ou outrem acharem que aevp não merece aí não é com vcs mas com o gov e com a sap.Escreve aí (asp,aevp e ofc op)vão ser polícias penais,todos merecem.Agora essa questão de tercerizaç.. dos serviços adm isso é real,isso já é debatido lá em Brasília.Os aevps já estão assumindo o cecop então diga-me: Se não vão ser polícia então por que o secretário passaria isso a eles? No momento não vai mudar nada para os atuais,certamente para os futuros que entrarem onde as atribuíções serão divididas ,a sap não vai treinar e acautelar armas para 35 mil asps, ela não tem estrutura para isso .Depois de 20 anos que estão acautelando armas para os aevps,eu sinto em te dizer mas os asps não irão pra rua ,se duvidar vai ficar dois cargos em Sp.Polícia penal não é necessariamente obrigada a ser cargo único,na emenda diz isso.

      Excluir
    5. Çêis tão cagando de medo... de não virarem polícia penal...

      Pq não brigaram antes???

      Agora ficam ai com o cu na mão...

      A única certeza é que o asp será polícia penal...

      Sofram apoios...

      Kkk...

      Excluir
    6. Vai ficar assim...

      ASP = POLÍCIA PENAL

      aevp = aevp

      Novos concursos serão polícia penal, novas atribuições, englobando escolta, custódia, recaptura, juntamente com as funções atuais dos ASP'S, mas aevp vai continuar sendo apenas aevp, continuarão no apoio.

      Excluir
    7. Nada a ver, Concurseiro das 09:27, maior exemplo é os operacionais (motoristas), não há a menor possibilidade de eles serem transformados em policiais, a PEC não os incluiu. Toda a área meio está nessa briga para ser abarcada, porém pesquise em todos os Estados onde a PP já foi aprovada, em qual deles a Comissão de Constituição e Justiça permitiu a inclusão da equipe de apoio? Por força de lei, os AEVP's continuarão como estão, continuarão chefiados pelos ASP's e desempenharão funções secundárias, a exemplo do CECOP. Os Policiais Penais (asp's) detém as missões importantes, de inteligência e alta complexidade, conforme o edital prevê. Nos requisitos para AEVP basta saber perguntar onde é o QTO e não há maiores exigências, deste modo, inviabilizada a pretensão em ser policial.

      Excluir
    8. 13:19 Em qual lei e artigo está escrito isso?cKkkkkkkkkkkkk cecop ? asp o quê? Quem está com o que na mão? Asp vai pro cecop? Kkkkkkkkk nem a carceragem vcs dão conta,anotem aí .AeVP señ for atual é cargo equivalente e chorem..A sap fez licitação pra asp?A sap comprou coletes e fuzis para asps?Kkkk Escrevam e anotem aí ,não vão pra rua não vai mudar nas atribuíções de vcs.Quanto área meio nem deveria estar na discussão ,isso até o papa sabe ...

      Excluir
    9. Ai Stive, onde é o qto?

      Excluir
    10. Concurseiro, cala a boca, vc é pôrra nenhuma!

      Zé bosta!

      Excluir
    11. Apoio onde?Cadê a lei que fala isso? Cadê o artigo de tal lei?kkkkkk vcs inventam e só ramelam e choram aqui.Vão lá chorar com o Secretário kkkk,vão lá e digam tudo isso a ele.Bando de desinformados acima kkkkkkk,quem defini sobre os cargos é a lei orgânica e não a pec.A pec só cria o orgão ,a orgânica que vai definir quem será polícia penal e o que farão.Anotem, não será cargo único, e se o for não irão para a rua kkkkkkkk. Agora o gir certamente fará atribuíções externas,como já fez uma aí em Taubaté com a pm e pc.

      Excluir
    12. Vc é o que na sap?

      Excluir
  4. Mesmo abominando o Bolsonaro, devo admitir que essa afirmação do Moro é falaciosa e eleitoreira, muito conveniente para o ex-juiz parecer um herói.
    O Bozo jamais pensaria com bom senso, pouco se lixando se todos morressem de COVID, iria se preocupar com PCC?
    Se o próximo presidente for alguém deste nível, só resta rezar...

    ResponderExcluir
  5. Moro entende muito de quase nada, isto é, só possui saber jurídico, porém na política é um analfabeto. Sujeito empoderado e com traços de ditador, pouco importa se é culto e educado. Não fiquem só com minha opinião, dêem uma estudada na trajetória e na conduta dele. É assustador!

    ResponderExcluir
  6. EM 1989 O ENTÃO CAPITÃO FOI ASSALTADO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, POR DOIS JOVENS QUANDO DIRIGIA SUA MOTO LEVANDO A SUA PISTOLA GLOCK E A MOTO , SÓ NÃO DEIXARAM ELE PELADO PORQUE NÃO QUISERAM, POSTERIORMENTE SUA PISTOLA FOI RESGATADA POR UM GRUPO DE MILICIANOS O QUAL O PAI DO DR JAIRINHO ERA O CHEFE, ESSE BOZO NÃO PASSA DE UM COVARDE , QUE A CADA DIA REBAIXA A PRESIDENCIA AO SEU NÍVEL. QUEM QUISER SABER A VERDADE É SÓ LER O LIVRO O CADETE E O CAPITÃO DO ESCRITOR LUIS MARK LUFFY DE CARVALHO.

    ResponderExcluir
  7. Qual a única polícia que não tem e não pode usar arma, não tem colete, não tem VTR, só pode trabalhar internamente usando uniforme azul gari, porta chaves camuflado e o poderoso apito tático ???priiiiiiiiiiiiiiiiiiiii priiiiiiiii piiiiiiii priiiiiiiii...e bora pro hot dog do Marquinhos tomar aquela serrana geladinha a melhor de Arandu e região.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aevps são subordinados aos Asps, alguém viu aevp virar DG, coordenador e secretário ?
      Perdem para oficial administrativo, e querem levar uma ! Comédias!kkkk

      Excluir
  8. Qual a única polícia que tem arma, mas não pode usar porque é acautelada, usa espartilho cheio de bujigangas, passa pretinho na hilux, não tem coragem de entrar na cadeia, e usa uniforme verde caganeira, não pode algemar o preso, pq morre de medo de chegar perto, e adora ver o pipi dos drão na hora do embarque??? Onde é o qto? Qual seu Romeu Golf?...e bora pro hot dog do Marquinhos tomar aquela serrana geladinha a melhor de Arandu e região.

    ResponderExcluir
  9. ASP e AEVP aqui em São Paulo nunca serão considerados Policia Penal. Anotem aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Asp ñ é mesmo , pergunta lá no posto ipiranga para vc ver kkkkkkkkk.Dá-lhe pm,sorte que as vtrs dos aevps estavam pelo QTH.

      Excluir
    2. AEVP prende alguém? AEVP usa algema pra quê? O PM a Civil e o ASP estão em contato direto com o ladrão. E o AEVP? só torre, dorme e xepa na base. Tô mentindo? Polícia é só Militar. O resto é resto! Seu vacilão!

      Excluir
    3. O AEVP só usa arma para evitar fuga de presídio e para evitar fuga de escolta. Onde esta o serviço de policia do AEVP?

      Excluir
  10. É verdade esse bilhete!

    ResponderExcluir
  11. ASP penal vc tem arma?? Cadê??
    Priiiiiiiii priiiiiiiii piiiiiiii priiiiiiiii piiiiiiii priiiiiiiii piiiiiiii
    E bora pro hot dog do Marquinhos tomar aquela serrana geladinha a melhor de Arandu e região.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá louca para ver a minha pistola né putão! Kkkkk

      Excluir
    2. Concurseiro de merda, dá vontade de enfiar o cano do revólver no seu c* e apertar o gatilho! Cara chato do caralho!

      Excluir
    3. Vc tem arma? Cadê?

      Tá na base?

      Excluir
    4. Aevp agora quer usar "polícia penal" no colete...

      O que tem de equipe "canetada"...

      Querem forçar uma situação, nunca brigaram por pôrra menhuma...

      Bóra tomar serrana... bóra...

      Excluir
    5. Marquim é marido desse cara!

      Excluir
    6. Os aevps querem fazer treinamento com pistola no barro branco , até nisso querem copiar os mikes! É para acabar!

      Excluir
    7. Eu tenho, quer ver???

      Excluir
  12. Ai seus aevp comédia... dia 15, vai lá brigar, sai da casinha Rex, mostra a cara, faz uma p Jesus ver... ao invés de quererem desfilar com "polícia penal" até no rabo sem nunca terem brigado por nada!! Bando de comédias acomodados!!

    Vem tb concurseiro, vem p tomar um pau!!


    http://blogdosagentes.blogspot.com/2021/12/doria-enfrentara-mais-um-ato-de.html?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo enquadro, faço minhas as suas palavras, nunca um comentário foi tão verdadeiro e realístico. Parabéns pelo discernimento e explanação!!!

      Excluir
    2. Mas eu vou fazer o que lá? Sou nada na sap, lembra? Está nervosinho (tá) toma remedinho,rivotrilzinho 🤣🤣🤣🤣

      Excluir
    3. 12:53 EMMMMMM......O QUÊ?🤣🤣🤣🤣😍ENQUADRO SÓ SE FOR NO POTE DE MARGARINA E TORRESMO KKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    4. Nâo se ofenda, vc não é nada...

      Excluir
    5. Vc engole esperma.

      Excluir
    6. Vem prá apanhar, tomar um pau... v ver se o asp tem arma...

      Excluir
    7. Cara, vc não é nada em lugar nenhum, VC DEVE TRABALHAR NO INTERIOR GANHAR 1,300 REIAS ! vc não cosegue passar em um concurso facil desse, não conhece o trabalho, não sabe de nada, só sabe o que te falam nas filas DOS CONCURSOS. VAI ESTUDAR , NÃO PERCA TEMPO AQUI !POR ISSO VC NÃO PASSA EM NADA CARA !

      Excluir
  13. GENTEEEE!!!!! VAMOS NOS UNIR, OS AEVP'S SÃO NOSSOS IRMÃOS DE LUTA, EU SOU ASP (POLÍCIA PENAL NO ART.144) EU RECEPCIONO MUITO BEM ELES COM CAFÉ E RESPEITO, SÃO PARCEIROS E TOMAM CONTA DE NÓS .

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde guerreiros.

    Concurseiro continua engolindo esperma.

    ResponderExcluir
  15. Qual é o cara que não consegue ser polícia por causa da altura, está há 8 anos esperando ser chamado prá aevp, quer espancar as portas das viaturas com seu bumbum guloso, gritando VAI VAI VAI! Sonha em tomar banho coletivo na base, em santana, onde vai jogar 6 sabonetes no chão e apanhar com a bunda. E vai perguntar pro ASP onde tá sua arma, mas agora tá chorando, pq apoio não será polícia penal??? ...e bóra encher o cu com salsicha e serrana, bóra... bóra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero a salsicha uiiii eu e o Matheus

      Excluir
    2. Qual gorduchinho que nunca conseguiu ser polícia e não vai ser na prática só no papel?🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🥳🥳🥳🥳🥳🥳🥳🥳🥳🥳🥳🥳🥳🥳🥳🥳🥳Priiiiii, priiiiii, priiiiiii....DÁ-LHE PM ,TOMAAAA

      Excluir
  16. ASP penal o verdadeiro policial penal!!!
    Cadê a sua arma( não me venha com esse apito tático.. priiiiiiiii piiiiiiii priiiiiiiii)? Cadê seu colete? Cadê sua VTR?? Cadê sua farda( não me venha com esse uniforme azul gari)??
    E bora pro hot dog do Marquinhos tomar aquela serrana geladinha a melhor de Arandu e região.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua inveja me comove.

      Espero q vc e demais apoios, se fodam!!!

      Excluir
    2. Santa inveja, Batman!!!

      Excluir
    3. Vc não ! Vcs aevps perdem até para os oficiais administrativo!
      O máximo que conseguem ascender na carreira é ser diretorzinho de centro, se for bem bajulador e capacho! Kkkk

      Excluir
  17. ASP JÁ É POLÍCIA , ESTÁ NO ARTIGO 144.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂🥳🥳🥳🥳AVISA O PM DO POSTO IPIRANGA KKKKKKKKKK

      Excluir
    2. A discussão é entre asp e aevp, concurseiro, vc não participa.
      Vc é zero!

      Excluir
  18. Ai Jão... traz o moóka na rampa..

    ResponderExcluir
  19. Aevp vai ser polícia penal?

    Oh no...
    Oh no...
    Oh no, no, no, no, no...

    Oh no...
    Oh no...
    Oh no, no, no, no, no...


    Vai chorar???

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.