17 fevereiro 2022

Operação Delivery prende piloto de drone que atenderia facção em penitenciárias do RS

O criminoso com extensa ficha criminal fazia uso de drones para traficar drogas e entregar celulares em penitenciárias do Rio Grande do Sul.

Comunicação/Deic RS

Publicação: 17/02/2022

Apreensão de drones que eram usados para fazer entregas de celulares e drogas em Unidades
Prisionais gaúchas. - Foto: Polícia Civil / DRCID - Deic
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos e Defraudações (DRCID), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), sob a coordenação do Delegado André Lobo Anicet, na manhã desta quinta-feira (17/02).

Foi cumprido 1 (um) mandado de prisão preventiva e 7 (sete) mandados de busca e apreensão nas cidades de Eldorado do Sul, Cachoeirinha e São Jerônimo, oriundo de procedimento policial que visa apurar os delitos de Ingresso de aparelho telefônico de comunicação móvel em estabelecimento prisional, Tráfico de Drogas, tipificados nos arts. 349-A, do Código Penal e art. 33, Lei nº 11343/06.

No caso investigado, foi observado pela guarda externa da Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas - PMEC dois indivíduos na mata próxima à cadeia. Diante disso, foi acionada a Brigada Militar que deslocou até o local, adentrou na mata, visualizando um drone de grande porte com um invólucro levantar voo. Quando a guarnição se aproximou e deu voz de abordagem o indivíduo efetuou fuga da guarnição deixando seus pertences no chão. 

Ação do Deic ocorreu em Eldorado do Sul, Cachoeirinha e São Jerônimo - Polícia Civil / DRCID - Deic
A partir disso, um policial militar conseguiu operar o drone até o solo da rede da PMEC onde os agentes penitenciários conseguiram acesso a ele e ao involucro, sendo apreendidos 07 telefones celulares de diversas marcas; 05 porções pesando um total de 485 gramas de cocaína; 05 porções pesando um total de 380 gramas de maconha e o drone DJI Inspire 2 (cujo valor no mercado varia entre R$40.000,00 e R$55.000,00, cada unidade) com o seu controle e um celular conectado ao controle.

Após essas apreensões, através de modernas técnicas de investigação, foi possível obter diversas informações que indicam o real responsável pelo drone, verificando-se que este mesmo aparelho já havia feito outros voos sobre outras casas prisionais gaúchas, configurando-se ainda mais o propósito do indivíduo responsável pelos crimes investigados.

Diante dos contundentes dados obtidos, pode-se observar inclusive que a aeronave não tripulada atinge alturas de voo superiores às recomendadas pela ANAC, colocando em risco até mesmo a aviação comercial.

Oficina de drones é descoberta

Apreensão de peças de drones em local que servia de oficina - Foto: Polícia Civil / DRCID - Deic
Na operação, que contou com a participação de 35 (trinta e cinco) policiais civis foi preso preventivamente homem de 41 anos, o qual possui inúmeros antecedentes policiais por porte de arma de fogo, roubo, receptação, homicídio, sendo apreendidos diversos drones, dentre outros objetos que irão robustecer o acervo probatório, auxiliando no deslinde da investigação. 

As investigações prosseguem e ao final do inquérito policial os suspeitos poderão ser indiciados pelos crimes de Ingresso de aparelho telefônico de comunicação móvel em estabelecimento prisional e Tráfico de Drogas, de acordo com suas participações nos fatos apurados.

Durante as investigações também foi localizado, em Cachoeirinha, o local onde os drones eram consertados ou montados, o qual podemos identificar como “oficina de drones”. No dia de hoje, neste local, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão, onde foram localizados diversos tipos de drones e materiais eletrônicos.

O criminoso seria piloto e prestaria serviços para uma Facção Criminosa do Vale dos Sinos, no conserto de aparelhos, pilotagem e treinamento de novos pilotos, o nome do preso não foi divulgado, ele se encontrava em Prisão Domiciliar. Buscas também foram realizadas na residência do irmão dele.

Fonte: Polícia Civil do Rio Grande do Sul

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.