09 junho 2022

Rodrigo Garcia envia à Alesp, PEC que cria Polícia Penal de São Paulo

Governador faz novo aceno na segurança; agentes penitenciários reivindicam a regulamentação há anos.

Painel - Fábio Zanini/Guilherme Seto e Juliana Braga.

9.jun.2022 

Luta antiga da Categoria dos Agentes Penitenciários, que enfim irão ver se concretizar este sonho
O governador Rodrigo Garcia (PSDB-SP) vai enviar nesta quinta-feira (9) à Assembleia Legislativa de São Paulo uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) para regulamentar a Polícia Penal no estado.

O texto estabelece a criação da Polícia Penal como um órgão permanente de segurança pública, assim como a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, que juntos passariam a compor a polícia do estado de São Paulo.

A Polícia Penal teria como papel cuidar da segurança dos estabelecimentos penais de São Paulo, como penitenciárias e centros de ressocialização, e resultaria da unificação das carreiras da Secretaria de Administração Penitenciária que cuidam diretamente dos presos, os agentes de segurança penitenciária e os agentes de escolta de vigilância penitenciária.

Luta obteve sucesso em Brasília definitivamente após a Marcha dos Agente Pela Aprovação da Policia Penal em 2019
A regulamentação é um pleito dos agentes nos últimos anos, que então, caso a PEC seja aprovada na Alesp, passarão a receber os mesmos benefícios a que os policiais têm direito e terão mais segurança jurídica, além de ganharem mais condições de discutir políticas próprias e mais claras para a categoria.

A regulamentação da atuação dos policiais penais também ajudaria a resolver uma disputa da categoria com a Polícia Militar em relação à escolta de presos. Com a garantia de que têm poder de polícia, os policiais penais deverão ter a exclusividade nas ações.

Segundo o texto da PEC, o diretor geral da Polícia Penal será escolhido pelo governador entre os servidores ativos da carreira.

Muitos de nossos guerreiros ficaram pelo caminho, como o Agente Adriano Koch
 e outros, mas em memória deles honraremos esta importante conquista
A figura da Polícia Penal foi criada por emenda constitucional em 2019 após anos de pressão dos agentes penitenciários, e desde então os representantes da categoria em São Paulo têm pressionado pela regulamentação no estado.

Candidato à reeleição, Rodrigo Garcia tem feito sucessivos acenos às categorias de segurança. Em maio, o governador liberou o pagamento de dois bimestres de bônus que estavam represados a policiais civis, militares e técnico-científicos.

Fonte: Folha de São Paulo

Imagens: Arquivo pessoal Leandro Leandro

49 comentários:

  1. PELOS MENOS ESTE ESTA NOS OUVINDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos ouvindo? Ele está fazendo campanha. Quero ver ele voltar o abono, parar com a contribuição dos inativos, devolver a insalubridade.

      Excluir
    2. Melhor comentário de todos os anos de blog

      Excluir
  2. Tem que lutar pra acabar os descontos na dejep,aposentado,na licença prêmio...pra que polícia penal...nunca precisamos disso!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, fico com uma ira da sucuri quando leio um comentário destes. Não temos respeito algum pelo fato de sequer existirmos no mundo jurídico, seu alienado. Criando o cargo teremos ao menos uma identidade e o reconhecimento do serviço de natureza policial que sempre exercemos. Mas gente como você pensa pequeno, alma de mendigo (vive pedindo migalhas), prisões psicológicas que só saem com tratamento.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Esse Rodrigo Garcia é ligeiro. Desvinculou sua imagem do calça atolada, além de não mandar para a ALESP a PEC elaborada pelo Gianazzi, um opositor, e tampouco a do Olim, puxa saco. Ele quer ser o pai da criança.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado governador. Agora vou chegar no mercado e na hota de pagar a conpra voufalar que sou " Puliça" ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por idiotas como vc, nossa categoria nunca foi respeitada. Deve aquele tipo que inventa atestado para deixar os colegas na "podre".

      Excluir
    2. Torço muita pela rápida regulamentação. Do jeito que está não há condições. É só manobra para se jogar, atestado fajuto, licença migué, reclamação o tempo todo, conversas tóxicas, etc. Trabalhar mesmo poucos querem, já chegam se inscrevendo em LPT, querendo saber dos direitos. Infelizmente nosso método atual de trabalho é falido. Necessário filtros mais criteriosos no concurso, muita gente sem perfil que acerta 50% de uma prova, em concursos de 200 vagas que nomeiam até 3.500 remanescentes. Qual o padrão de qualidade de um corpo funcional assim?

      Excluir
    3. VIXIII FALOU TUDO

      Excluir
    4. Tenho 22 anos na carreira sou classe VII, fiz faculdade para tentar sair, nunca almejei nada no sistema (ninguém consegue por méritos próprios). Fiz 25 concursos em diversas áreas. No último acertei 97% da prova. Estou próximo da nomeação vou ganhar o dobro do que ganho hoje, mais do que o DG da minha unidade. Mas o que eu tenho hoje (vivo o hoje), como ficam meus amigos, meu irmão, meu primo, meu pai aposentado todos da SAP? Torço que venha a polícia penal, posteriormente com a lei orgânica descente que ao menos iguale aos vencimentos dos investigadores. Assim teremos melhores critérios na admissão, como disse um colega tem muita porcaria na sistema gente sem perfil, para a categoria forte precisamentos separar as maçãs pobres.

      Excluir
    5. Passou em outro concurso e fica perdendo tempo em blog sobre o sistema prisional? Ah tá...conta outra Ze

      Excluir
    6. Analista Judiciário no TRF4 (Estado de Santa Catarina), se você tivesse souber interpretar um texto, entenderia que disse "não fui nomeado" e "vivo o hoje", não comentei para desdenhar a função que ainda exerço, mais sim para deixar claro que mesmo longe torço para que tudo dê certo, já que meu pai, irmão e primo continuarão no serviço penitenciário. Não vou perder meu tempo com pessoas pequenas e mesquinhas como você, sou uma pessoa simples que tem um carro popular, uma moto 150 e uma casa simples conquistados com o trabalho na SAP. A gratidão é a maior qualidade do ser humano.

      Excluir
    7. Domingo, quase 22 horas e o "nerd dos concursos" respindendo "se explicou muito é pq está errado". Quem vc quer convencer? Quer enganar quem Ze? Vc não passou em porra nenhuma e vem "pagar" de humilde. VSF seu trouxa.

      Excluir
    8. Boa resposta, é o que se espera da conduta de um futuro analista do judiciário federal. Parabéns anônimo das 21:53, realmente gratidão é uma virtude de pessoas felizes. Boa sorte e que Deus te abençoe na nova jornada que está por vir.

      Excluir
    9. O cara das 11:46 é o típico guarda de boteco que compra carne fiado para fazer churrasco para diretor. Invejoso e preguiçoso. Deve ser o rei do atestado.

      Excluir
  5. Vão cair mais uma vez no conto do papai Noel, sempre fomos rechaçados, nunca fomos ouvidos, sempre ficamos a margem das polícias militar e civil, sempre pegamos as migalhas que caíam da mesa e eu que estive no sistema por 32 anos posso falar com maestria porque vivi tudo isso. Parece que os colegas esqueceram o que o Dória fez e agora acham maravilhoso o Rodrigo Garcia que era vice do Dória. Ele só quer os votos da categoria e depois, mais quatro anos colhendo migalhas. ACORDEM E NÃO SE VENDAM!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com todo a respeito a sua opinião, mas só nos tornamos isso o que você disse depois de sairmos da Secretária de Justiça. Pois quando eu entrei no Sistema éramos da Justiça, e o meu salário inicial era igual ao de um sargento da PM e igual do Investigador de 3ª classe da PC. E sim, depois de irmos para a Secretária da Segurança Pública ainda continuou bom, não era ruim, mas piorou de fato quando criaram a SAP, ai foi só paulada e precarização, e sim, concordo com você, não podemos nos esquecer que os nomes de nossos algozes são todos os oriundos do PSDB, já há quase 28 anos no governo do estado de São Paulo, eles são os culpados dos salários dos servidores paulistas, que eram os maiores do Brasil, atualmente estar na 24ª posição, em um pais com 27 estados. Vergonhoso o que fizeram com os Serviços Públicos do estado e com os Servidores, então eles podem mentir e até mesmo nos dar reajustes e aprovar a Policia Penal, mas a nossa obrigação é retira-los do Palácio dos Bandeirantes de maneira urgente, isso se tivermos só um pouco de vergonha na cara e de orgulho. Pois estamos sendo humilhados ja vai fazer 28 anos em 31 de dezembro de 2022.

      Excluir
    2. parabens leandro e isso ai mesmo que aconteceu o psdb acabou com o funcionalismo publico de sao paulo e ainda temos colegas de trabalho que votam nesses caras

      Excluir
    3. Importante é tirar o partido que está no poder há tantos anos e nos massacrou. É quem governa que coloca a categoria na Secretaria "x" ou "y" (e ter feito parte desta ou daquela secretaria não importa) importante é que quem esteja no "poder" realmente melhore em muito nosso salário. O Rodrigo Garcia sempre esteve no poder. Nunca fez nada pelos Asps nem pelos aevps, nem pelos oficiais operacionais, nem por ninguém. Acredito, inclusive, que aquela fala do Dória qdo saiu do governo era parte da verdade (que neste tempo SP "teve 2 governadores, Dória e Rodrigo). O Dória era só um bonequinho afeminado cê Olinda; quem governava era o Rodrigo que, repito, nunca fez nada por nós!). Agora tô ouvindo gente falar em votar no Rodrigo Garcia! Respeitosamente, parece o sequestrado que adquiriu a Síndrome de Estocolmo! Rodrigo Garcia, PSDB. .. teem que ser extirpados do governo de SP se realmente quisermos ter um salário digno!

      Excluir
  6. Nós queremos é os atrasados da promoção, acabar com a dejep e no lugar um aumento real, para que o dia de descanso seja para o devido fim, cadê? Mandar projeto é fácil, agora até aprovar é outra história.
    Nada mais que politicagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse td, o Coroné disse q viria em Maio e Junho, mas pegadinha do malandro kkkkk

      Excluir
  7. Hot dog do Marquinhos9 de junho de 2022 às 14:47

    Assim que o ASP PENAL se tornar polícia penal com apito, terá direto a uma serrana trincando todo mês no hot dog do Marquinhos.... Priiiiiiiii piiiiiii pii priiiiiiiii piiiiiii só o ASP PENAL entende

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concurseiro faxineiro de supermercado detectado

      Excluir
    2. Respeita puliça otoridade mauxima na prision

      Excluir
  8. Folga SAP vai dar QTA nesta regulamentação. Nenhuma polícia tem esse tipo de folga, vai tudo para a conta do RETEP. Mas eu nem ligo, gostei do fim da abonada, sobrecarregava quem não se vale destes subterfúgios para faltar no serviço, então para mim folga SAP não vai fazer falta também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ADIOS PARA OS BRAÇOS CURTOS DO SISTEMA KKKKKKKK

      Excluir
    2. POR PENSADORES FEITO VC QUE NOSSA CATEGORIA NÃO EVOLUI. COMO VC É INFELIZ...

      Excluir
  9. No hot dog do Marquinhos em Arandu tem desconto para policial penal. Aevp quer nada não.

    ResponderExcluir
  10. CONCURSEIRO deixará tirar fotos com a VTR E FUZIL ???????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concurseiro está com uma mão em uma vassoura e a outra no rodo....em semana de pagamento o fica supermercado lotado, tem que limpar os banheiros de 2 em 2 horas...

      Excluir
    2. Assinei anuência ontem idiota,vai levar dipirona pro Drão e larga falar merda .

      Excluir
  11. Como ficaria a aposentadoria mudaria alguma coisa?

    ResponderExcluir
  12. Será que só no estado de são Paulo teremos policiais que não poderão ter armas, coletes, VTRs??? E bora pro hot dog do Marquinhos tomar aquela serrana geladinha em Arandu SP Priiii priiii piiiiiii piiiii

    ResponderExcluir
  13. "resultaria da UNIFICAÇÃO das carreiras da Secretaria de Administração Penitenciária que cuidam diretamente dos presos, os agentes de segurança penitenciária e os agentes de escolta de vigilância penitenciária.
    AZEDOU para os seguros da SAP,agora quero ver os comédias que não lutam por nada , fazer trampo de ASP!kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como no estado de SP sempre é diferente de todos os outros, os aevp provavelmente ficarão separados até que se tenha um concurso específico com treinamento integrado. Uma vez seguro sempre seguro.

      Excluir
  14. Nossa categoria não consegue nem da um like no YouTube ou curtir no Instagram,não precisamos estar presente para ajudar a nossa categoria, somos mais de 30 mil e só temos 300 curtidas nas redes sociais, e a grande era digital gente, vamos evoluir, chega de comentários patéticos, e um novo recomeço, invés de ficar no tic toc, não custa da uma força nos podcast, o presidente ganhou a eleição com rede social, essa é a arma, visibilidade,o mundo está revolucionado, todo mundo tem um celular, Deculpe o pessoal antigão com mais de 20 anos com esses pensamentos antigos e pré-históricos,hj um cara da roça ganha milhões nas redes sócias, se tivesse a nossa mentalidade estava passando fome ainda,parem de ser desacreditado e quem não quiser evoluir se aposentam,agora não passem a sua negatividade pra quem tá entrando, muitos agentes foram para Brasília era um sonho para eles e muitos faleceram, mais acreditaram, nada vem fácil e acreditem, novos tempos virão…

    ResponderExcluir
  15. Não vejo nenhuma dificuldade nas atribuições tanto da muralha, quanto da carceragem. Quase 100% automatizado. É só manter os procedimentos de segurança. Não é questão de força ou brutalidade, e sim de inteligência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, tanto uma como outra função dá para tirar de saco amarrado. Em uma basta saber rodar uma chave e contar até 100, na outra basta ser bobão mesmo.

      Excluir
    2. Contar até 100? Tá de chapéu hein Ze. 99,99999% dos pavilhões nas U.P.'s tem mais de 100 presos. Se vc não tem conhecimento do assunto não emita opinião. Se situa otário.

      Excluir
    3. Anônimo das 08:06 coloque seu nome e sua unidade. Queremos ver se vc é tão bravo como nos comentários. Usa do anonimato para ofender os colegas. Se situa cara. Tenho vontade de falar o que penso a seu respeito. Mas isso seria se rebaixar ao seu nível. Você é o exemplo claro de como nossa categoria é desvalorizada. Deve ser um sujeito que bate na mulher e nos filho e vai para cadeia pagar madeira para vagabundo e chamar diretor de doutor.

      Excluir
  16. por isso que somos diferentes das demais polícias. olha a baderna que é isso aqui

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.