01 setembro 2022

Privatização e Terceirização: Monitores de ressocialização são presos por corrupção na Bahia

“Operação La Rochelle” prende monitores de ressocialização acusados de levar celulares e drogas para presídio na Bahia.

Redator: Assessoria de Imprensa

01/09/2022 

Policiais penais do Grupo Especializado em Operações Penitenciárias (GEOP) iniciam as operações na Unidade Prisional
Uma operação para reprimir a entrada de drogas e aparelhos celulares em estabelecimento prisional por meio da ação de monitores de ressocialização ( funcionários contratados por empresa terceirizada ,que trabalham internamente, em substituição aos polciais penais nas Unidades Prisionais) foi deflagrada na manhã de hoje, dia 1°, pelo Ministério Público estadual. 

A “Operação La Rochelle” cumpre dez mandados de prisão preventiva e dez de busca e apreensão no Conjunto Penal de Lauro de Freitas, Presídio Federal de Mossoró (RN) e em endereços residenciais de monitores de ressocialização.

A ação é realizada pelos grupos de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), Operacional de Segurança Pública (Geosp), Unidade de Monitoramento da Pena e da Medida de Segurança (Umep) e 6° Promotoria de Justiça de Lauro de Freitas, em conjunto com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), que atua por meio da Coordenação de Monitoramento e Avaliação do Sistema Prisional e Inteligência Penitenciária.

Monitores de ressocialização prisional são presos por levarem celulares e drogas para presídio na
 Bahia  - Foto: Reprodução/TV Bahia
Os mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva foram expedidos pela Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organizações Criminosas e Lavagem de Dinheiro da Capital após decisão do juiz Vicente Santana em desfavor de internos custodiados em estabelecimentos penais baianos e na Penitenciária Federal de Mossoró, onde permanece preso um dos líderes da organização criminosa. 

As investigações foram iniciadas com a apreensão de aparelho celular após revista geral nas dependências da unidade prisional de Lauro de Freitas, em cela de convívio ligado à liderança de facção criminosa.

Segundo o MP, o conteúdo extraído do celular apontou que o aparelho era usado coletivamente pelos internos investigados para práticas ilícitas de negociações de compra e venda de drogas e articulação para introduzir drogas e celulares no estabelecimento prisional, por meio da corrupção dos monitores de ressocialização. 

Buscas nos endereços residenciais dos (monitores de ressocialização) foram efetuados por equipes do Gaeco
Conforme as investigações, o objetivo da facção com as ações ilícitas era facilitar a comunicação de lideranças da organização criminosa com seus comandados e aumentar os ganhos financeiros por meio de um “rentável” comércio de drogas no interior e fora dos estabelecimentos penais. 

Para o Gaeco, “a operação realizada hoje enfraquece as facções criminosas, pois mina a capacidade de articulação de seus integrantes, rompendo o fluxo de informações que organiza os negócios ilícitos, além de servir como prevenção de novas corrupções de monitores pelas facções criminosas”.

Os cinco monitores de ressocialização vão responder por crimes de tráfico de drogas e introdução de aparelhos celulares em unidades prisionais, enquanto os detentos também vão responder pelo crime de pertencimento à organização criminosa. 

A operação contou ainda com o apoio do Grupo Especializado em Operações Penitenciárias (GEOP), da Seap , formado exclusivamente por Policiais Penais, Sistema Penitenciário Federal, além da Polícia Civil do Estado da Bahia, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) e Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), que auxiliaram no cumprimento dos mandados.

Fonte: MPBA

Contraponto: 

Não podemos e nem queremos generalizar de forma alguma, mas uma formação profissional dada por Escolas Penitenciárias dos Estados, melhores salários que dêm tranquilidade aos profissionais, investigação social feita de forma eficiente e por servidores da Segurança Pública também dos Estados, atrelados a um concurso público que de, de fato respaldo ao devido cumprimento da Emenda Constitucional 104/19, faz com que a incidência de notícias como esta acima diminuam ou até mesmo desapareçam das crônicas policiais.

Casos isolados ou pontuais sempre irão existir, mas não desta forma, onde vários servidores contratados e não concursados se unem para conspirar contra o próprio Estado e a Segurança Pública.

E isso justamente um dia depois da aprovação da Comissão de Constituição e Justiça( ou seria injustiça?) aprovarem a possibilidade de contratação de PPPs no Sistema Penitenciário de todo o Brasil, e inclusive de funcionário que venham a substituir funções específicas e indelegáveis como a dos policiais penais no chão da carceragem com monitores de ressocialização e mesmo na vigilância do perímetro das U.Ps, por meio de vigilantes patrimoniais armados. 

18 comentários:

  1. Tem que privatizar msm, apertar botão e apitar.... priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii deixa pro pessoal da gocil... VTRs, fuzis, fardas, coletes, armas deixem para os policiais penais externos...e bora pro boteco do Proença em Arandu tomar aquela serrana geladinha com meu grande amigo concurseiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai limpar o supermercado, prego do caralho! Parece aquele tiozão piadista da festa.

      Excluir
    2. Vc é uma babaca , frustrado da pena de ler uma postagem sua , não respeita um colega imagina como deve ser sua vida meu Deus 😦, fica tranquilo quem sabe um dia iguala o salário do polícial externo com o nosso aqui do botão do apito , um dia vcs vão ganhar bem tbem quem sabe até um policial externo kkk chega a diretor geral de uma unidade quem sabe , ?? Acorda idiota respeite os outros vc é frustado vai se tratar respeite até mesmo o pessoal da Gocil pq eles trabalham igual a todos para levar o sustento da família esposa e filhos e qquer trabalho é digno do homem , o que não é digno e vergonhoso e sua mentalidade
      Vc é digno de pena 🙏

      Excluir
    3. Caralho que enquadro hein Ze

      Excluir
    4. 10:28 é um hieninha noiada mesmo. Acha que é bonito ser feio! Pqp, que prego do caralho!

      Excluir
    5. Anônimo4 de setembro de 2022 14:52, esse concurseiro é um lixo!

      Excluir
  2. Infelizmente corrupção tem em todo lugar. Vários asps presos por corrupção. Um integrante do gir q depois da revista jogava celular na cela e foi preso. Asps tentando entrar com droga, baralho, revista pornográfica.
    Diretores comendo advogada, mulher de preso em troca de vagas, coordenador lavando dinheiro de corrupção construindo casa em condomínio fechado em conivência com a irmã, diretor tirando preso a noite pra caçar. .. Se eu fosse Secretário incrementaria o setor de inteligência pra varrer estes FDP. Pediria melhores salários pros funcionários. Não igual este bonequinho de Olinda do Restivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Asp revoltado detectado.

      Excluir
    2. Diretor levava preso pra caçar? O que não te contaram é que a caça era ele mesmo kkkkk.

      Excluir
    3. Ai binino que horror , pensando bem que delicia de caça.

      Excluir
  3. Eu fui na corrupção
    Saber o que era corrupção
    Todos eram corrupção
    Lig lig corrupção

    ResponderExcluir
  4. Xiiiiii! coitado do Faustão kkkk

    ResponderExcluir
  5. Trabalho no sistema já algúm tempo e já vi também servidores presos ou afastados por corrupção. E AÍ?

    ResponderExcluir
  6. O importante é a cadeira....

    Ass: adm ar no 16

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.