Proposta faz com que apenas segurança dos estabelecimentos penais fique sob a gestão do Estado. Medida integra pacotaço de 30 de propostas enviadas por Ratinho Junior (PSD) à Alep.
Por g1 PR e RPC — Curitiba
06/12/2022 19h37
![]() |
Penitenciária Estadual IV, que integra o Complexo Penitenciário de Foz do Iguaçu |
A proposta prevê que apenas a segurança dos estabelecimentos penais fique sob a gestão direta do Estado. Segundo o governo a iniciativa não vai violar as funções da Polícia Penal. Além dos presídios, o governador Ratinho Junior (PSD) tenta terceirizar três hospitais regionais e mudar a gestão dos hospitais universitários.
O projeto chegou à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) junto a um pacotaço de propostas com medidas administrativas enviadas pelo Governo do Estado, entre elas, a venda parcial da Copel, já aprovada. Em nove dias, o governo apresentou 30 projetos no pacotaço, 28 deles em regime de urgência.
![]() |
Projeto permitirá execução de serviços em presídio pela iniciativa privada — Foto: RPC |
Na justificativa, o Governo do Paraná destacou que a "função primordial na modalidade de cogestão" não deixará de ser exercida, uma vez que caberá à administração estadual manter o controle de tomadas de decisões e atuar ativamente perante a empresa contratada.
O projeto não detalhou quais funções serão entregues à iniciativa privada.
Quando a proposta começou a tramitar, o Sindicato dos Policiais Penais do Paraná (SINDARSPEN) se manifestou contra o projeto e afirmou se tratar de uma medida inconstitucional, frisando que ele retira atribuições de servidores públicos penitenciários de carreira.
Como resultado do diálogo entre o SINDARSPEN e vários parlamentares, uma emenda ao PL 492/2022 foi aprovada, nesta quarta feira, 30/11, na reunião da Comissão de Segurança da ALEP, garantindo que as funções privativas dos policiais penais não fossem terceirizadas. O PL então seguiu para votação em plenário e foi aprovado com a emenda e a ressalva.
![]() |
Denúncia confirmou que terceirizados estariam realizando atividades típicas de policiais penais no estado do Paraná-Foto: Joka Madruga/SINDARSPEN |
O projeto de lei 492/2022, enviado pelo Governador Ratinho Jr, tinha o objetivo de revogar o parágrafo 5º do artigo 5º, da lei 17.046/2012, que trata justamente do impedimento de se privatizar a função do policial penal.
Com a aprovação da emenda, este artigo se altera para a seguinte redação: “Nas PPPs que envolvam segurança pública observar-se- á a impossibilidade de delegação do poder de polícia, bem como as demais restrições constantes da Lei de Execução Penal.”
Fonte: G1/Sindarspen
Ratinho Junior, filho do apresentador do ratinho do SBT bolsonarista fanático, ou seja, uma quadrilha os caras estão alinhados o foco é privatizar porque dá dinheiro e muito dinheiro Thorcisio junto com Paulo Guedes vai arrebentar SP, mais informação Bolsolixo queria comprar brindados Italianos para o exército brasileiro de 5 bilhões no final de mandado sendo que ele mesmo impediu dinheiro para escolas e hospitais e a conta dos brindados iria ficar com Lula o bozo com espírito de vingança querendo foder com país, só lembrando o bozo chorou igual uma bicha louca cerimônia das forças armadas que ótimo
ResponderExcluirAinda bem que este Bolsonaro anômalo psicopata foi escorraçado nas urnas. Pena que SP elegeu um governador Bolsonarista, vai ser um Doria piorado.
ResponderExcluirPovo paulista fez a escolha e entre esses eleitores, muitos funcionários de Unidade Prisional. Então que a vontade do povo seja exercida como rege a Constituição. E que venha a Privatização de Unidades e Serviços. Vamos sofrer bastante provavelmente, mas foi a escolha. Tivemos a oportunidade de afastar esse mal, mas optamos por ele. Agora não adianta reclamar e chorar...quem sabe daqui há 4 anos optemos por outro candidato. Afinal depois de 20 anos de PSDB muitos colegas ainda votam na opção de menos direitos...
ResponderExcluirTem que terceirizar msm, só deixar a atividade fim ( segurança) para o estado , a maioria das UPs de SP tem mais ASP no ADM do que na carceragem! Tem cimic com 10 asps e carceragem com 8 asps , alguma coisa está errada,quer trabalhar no ADM presta para oficial admistrativo!
ResponderExcluirConcordo com o irmão, nas unidades a grande parte do efetivo estão em o adm, e no fundo meia dúzia de guarda tocando a cadeia
ExcluirSe isso ocorrer aqui vai ser uma choradeira dos ADMs seguros!
ExcluirConcordo! Tem que colocar esses engomadinhos para trabalhar na carceragem ,foi para isso que fizeram concurso, não foi para puxar saco de diretor para ficar no administrativo!
Excluir10:00hs terceirizar administração não é a solução, PCC oferece 10.000,00 e terceirizado vai dar o endereço de todos os ASP fora alvará de soltura imagine quantos vai sair erado, o terceirizado não vai ter instabilidade e vai ganhar uma merda para o cara se corromper é rapidinho, tirar os ASP que trabalha na ADM também não!! se você concorda demorou e eu respeito, mas quando sua férias, quinquênios e faltas irregulares começar a pipocar relaxe e goze assinado Marta Suplicy só um adendo 72:00hs sagitário A, buraco de minhocas, buraco negro e trigonometria é nada comparado daqui a 72:00hs aguardem.....
ExcluirSe isso vier a acontecer de fato os Chefes de Plantões vão ter uma bela dor de cabeça. Vai ter guarda para todo lado, plantão vai ficar redondo, folgas sap, férias e licenças prêmio em dia. Sem contar que no final de ano vai ficar suave para tirar o plantão no natal e ano novo. E com q futura regulamentação da Policia Penal ai então vai ficar bom demais. Todos fazem tudo.
ResponderExcluirSó pode ser piada. Em que mundo alguns vivem. Ficar bom? Será mesmo? Iniciativa privada visa lucro!!! É o menor custo pelo maior resultado financeiro possível. Iria precarizar tudo. Quero ver como se trabalha com o preso no engano, mais do que já é hj. Só por Deus mesmo. Vai sobrar guarda pra SAP e Natal..... kkkkkkkk.... olha o nível de ilusão que o camarada vive.... Só rindo mesmo.
ExcluirExatamente! Imagina uma cadeia nervosa porque está faltando água, alimentação, etc, porque a firma está cortando custos pra aumentar o lucro. Quem tá na linha de frente, cara a cara com o drão? O guarda!
ExcluirNão vejo melhora nisso, sinceramente.
Olha o chororó dos ADMs já começou!kkkk
Excluir"Quem tá na linha de frente, cara a cara com o drão? O guarda!"
ExcluirO cara conseguiu entender isso como funcionário do ADM... vá ser burro assim na cadeia.
Conforme diz Carlinhos Gardenal, privatiza geral.
ResponderExcluirVenha PDV que o que vier $$$ é lucro, já estou formado e com o passaporte da ordem.
Azar de quem se deixou iludir por arma pra fazer bico de segurança em mercadinho e bingo.
Viva Tarcísio
Quem está com medo da privatização são os funcionários do seguro, ou seja, cimic, ADM, almoxarifado, manutenção, tic, departamento pessoal, saúde, fotógrafo (sim tem um CDP na capital que tem fotógrafo).
ResponderExcluirCom a terceirização dos serviços esses oportunistas vão ter que ir pro pavilhão girar chave.
Bom: Por que acaba com o desvio de função. Ruim: Por que o crime organizado pode aproveitar da oportunidade.
ResponderExcluir