04 dezembro 2022

Prisão (CR) de Limeira tem Copa do Mundo com ‘juiz ladrão’ e final entre Brasil e França

Quadra fica aberta para os detentos do Centro de Ressocialização apenas duas horas pela manhã e duas horas à tarde.

Por Gonçalo Junior

04/12/2022 | 05h00

De acordo com a SAP, os Centros de Ressocialização (CRs) são unidades destinadas a custodiados
com menor nível de periculosidade - Imagem:  Tiago Queiroz / Estadão
A quadra de esportes é vigiada por uma torre de segurança sempre ocupada por um guarda. Os muros de 7m parecem ainda mais intransponíveis por causa de uma cerca de arame farpado que arrepia só de olhar. 

Mesmo assim, os detentos do Centro de Ressocialização de Limeira, cidade a 156 quilômetros de São Paulo, se esquecem do cárcere por ali, principalmente durante a Copa do Mundo. Se a liberdade tivesse um formato, ela seria uma bola.

Jogos numa prisão são irônicos. Um dos árbitros é Jonatas Philipe de Souza Sotopietra, de 32 anos, que cumpre pena de dois anos por assalto (artigo 157 do Código Penal). “Os papéis estão invertidos, né? Estou pagando pelo meu erro e, na hora do jogo, eu decido o certo e o errado”. Minutos antes dessa conversa, um agente de segurança tinha feito uma piada que estava pingando na área. “Aqui dentro, todo juiz é ladrão”.

O torneio não chega a ter um tribunal de justiça, mas a parte disciplinar é levada a sério. Os cartões são os mesmos do futebol de salão. O mais usado é o amarelo, dado por reclamação. Palavrões também são advertidos. “Discussão sempre tem, mas nunca vi briga”, diz o juiz.

A entrada na cadeia foi tensa. Dois idosos, já com cabelo branco, saem para uma visita médica. Algemas, olhar para o chão. Ali, todo mundo só diz “sim, senhor”. A gente fica com medo de fazer alguma coisa errada ou que descubram um mandato de prisão sabe-se-lá-do-que por causa de um homônimo. Os agentes também ficam ressabiados, não é comum a entrada de jornalistas. Uma decisão judicial delimitou com rigor o foco da reportagem do Estadão na última quarta-feira: só esporte.

Centro de Ressocialização de Limeira promove partidas entre os detentos durante o período da
Copa do Mundo Foto: Tiago Queiroz / Estadão
A quadra fica aberta apenas duas horas pela manhã e duas horas à tarde. “O futebol ajuda a esquecer da realidade e a lembrar da vida nas ruas”, diz Leonardo Lopes Cordeiro, de 25 anos, preso por se relacionar com uma menor de idade. Essa sensação de Leonardo é cronometrada por um relógio digital, que fica junto com o mesário Fábio Aguiar, de 39 anos, preso por um ano por venda de conteúdo pornográfico de menores (infração aos artigos 240 e 241 do Estatuto da Criança e do Adolescente). É a liberdade que dura apenas 20 minutos mais os acréscimos.

Desde 2020, a unidade prisional organiza dois torneios anuais. Por causa da Copa, os times homenagearam as seleções. A final foi disputada entre Brasil e França. Deu Brasil nos pênaltis (fica a dica para o torneio real). Jogos pegados, melhores que alguns do Catar. 

O entusiasmo com a Copa diminuiu até o branco das paredes. O professor Fabio Pereira (nome fictício) usa a experiência de desenhista e chargista para ensinar os reeducandos a produzir imagens sobre a Copa. Os presos fizeram painéis coloridos, bandeiras e desenhos para decorar o centro de convivência.

Todos podem assistir aos jogos em um dos 19 alojamentos nas tevês de 14 polegadas presas no alto das paredes. Emerson Vieira, preso por tráfico de drogas pela segunda vez, acompanha seu primeiro Mundial na prisão. “Claro que eu preferia estar na rua, mas muitos são desportistas e gostam de assistir aos jogos. Dá para sentir um pouco do clima”, diz o jovem de 25 anos.

Detentos do Centro de Ressocialização de Limeira cuidam da quadra castigada pela chuva para
que os jogos possam acontecer Foto: Tiago Queiroz / Estadão
Mas prisão é um lugar traiçoeiro. Quando você pensa que está com a bola dominada, a realidade vem e te dá um carrinho por trás. É um lugar de passagem, de transição, do crime para a sociedade. As mãos que fizeram um filé de frango à milanesa macio e um manjar de abacaxi que poderia ser servido numa rotisserie de São Paulo são as mesmas que mataram a companheira. Feminicídio. Foi o mesmo crime que cometeu o homem que deixou o jardim impecável na área administrativa.

De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária, os Centros de Ressocialização (CRs) são unidades destinadas a custodiados com menor nível de periculosidade. Portanto, ele é diferente de uma penitenciária tradicional. 

Aqui estão réus primários, com pena inferior a 10 anos, sem envolvimento com facções criminosas. Em geral, são presos que estão no último passo para o retorno à sociedade. O ambiente é mais humanizado e menos violento que as cadeias que povoam nosso imaginário, como a de Carandiru, filme de Hector Babenco, ou a de Shawshank, do filme Um sonho de liberdade.

Aqui, a cor predominante é o amarelo: no portão principal e nas portas dos alojamentos. Essas portas não ficam trancadas, o que permite a circulação dos presos. No dia da visita do Estadão, os banheiros estavam limpinhos, sem cheiro de xixi ou do número 2. Quem está aqui é tratado pelo nome; apelidos são proibidos. Existem banheiros adaptados para idosos e deficientes físicos e uma horta com árvores frutíferas, canteiros e estufas.

Centro de ressocialização de Limeira está localizado a 148km da capital paulista e tem uma
população carcerária de de 278 detentos entre o Centro de Ressocialização (164),  e a Ala de Progressão ao Semiaberto(114)
As ações sociais são conduzidas pela Prefeitura, Poder Judiciário, Instituto Ação pela Paz e Senai. Para ser admitido ali, os reeducandos passam por uma entrevista pessoal. Os pedidos de admissão são vários e chegam até por carta, como conta o diretor Fernando Gonçalves Pedro.

Há estudo e trabalho nesta prisão. As aulas são oferecidas de segunda a sexta-feira à noite por professores da rede estadual para 155 presos. O trabalho é um dos pilares da ressocialização. Hoje, 16 empresas possuem parcerias com a Fundação de Amparo ao Preso (Funap e contratam 243 reeducandos, oferecendo remuneração de um salário mínimo de acordo com a Lei de Execuções Penais.

O local funciona acima da sua capacidade. Hoje, são 280 reeducandos (esse termo é preferível a preso ou detento de acordo com os especialistas) onde caberiam 229, números que, na visão do diretor, não comprometem as atividades.

O futebol é tão importante aqui dentro porque representa uma ponte imaginária para o que os reeducandos faziam antes da prisão. Jonatas era diretor esportivo do Paulicéia, time de várzea de Piracicaba. Leonardo era atacante em um time da Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo. E o futebol também aponta para o futuro. Um reeducando que não quis se identificar disse que tinha começado o jogo perdendo, mas que estava tentando virar o placar. Fiquei em dúvida se ele falava do campeonato, da sua própria vida ou dos dois.

Fonte: Jornal O Estado de São Paulo

26 comentários:

  1. Respostas
    1. Bolsolixo chorou em uma cerimônia forças armadas em Brasília junto da Micheli cadê o machão, o atleta, o imbrochavel, "na minha época se a criança tinha um jeito meio que delicado a gente dava um corro na criança e já era, pra virar homem" no caso dele pegar uma AK 47 e encher ele de tiro para virar gay ops virar homem que papelão passou do ponto faz tempo, ele tem problema

      Excluir
  2. Quem tem político de estimação é muito imbecil. Tanto petista quanto bolsonarista. Mas quem votou no Bozo consegue ser mais idiota ainda. Vejo muito ASP defendendo esse bosta, sendo que a maioria está com o cool cheio de consignado e é refém de DEJEP. Enquanto isso, o Bozo está na tranquilidade com sua aposentadoria de R$30 mil /mês, Flávio está na sua mansão em Brasília fazendo churrasco com picanha de R$1.800 o kilo, Eduardo "bananinha" está no Catar assistindo a Copa do Mundo e o Carluxo deve estar com o "primo" em algum iate em Angra dos Reis fazendo as orgias homossexuais que ele tanto aprecia. Já os fanáticos imbecis estão na frente de quartéis fazendo vigílias e passando vergonha. Também existem muitos imbecis na PM, na Polícia Civil e também na SAP. Imbecis que adesivam seus carros e motos, que "marcham" e batem continência na radial e entoam gritos de "Capitão do Povo" ou "mito,mito,mito".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já o seu político do momento ( já que não tem de estimação), deve estar capinando uma roça, e seus filhos devem estar trancando algum raio de algum presídio, e bem provável que com ele teremos salários equiparados promotores e juízes!!! Você é um idiota funcional, massa de manobra da esquerda, imbecil!!!

      Excluir
    2. Caralho, que enquadro nos bolsonaristas alienados.

      Excluir
    3. O gado das 17:48 não para de mugir. Acho que a vaca fugiu kkkkkkk

      Excluir
    4. 16:42 qdo vc se refere ao Bolsonaro como Bozo já indica que você também é uma vaquinha de presépio q se deixa manipular pelo q ouve. Tem uma visão preconceituosa! Este negócio de bozo, mortadela, coxinha são estigmas criados pela mídia.

      Excluir
    5. "Reeducandos" é o caramba! Nem irmão, de mesmo pai e mesma mãe, criados juntos, se consegue fazer com que mude de ideia. Vagabundo é vagabundo! Cortam a cabeça de alguém com a maior tranquilidade. Viram aquela moça que foi morta pq não quis beijar o "chefão" do tráfico? Procure aí um psicólogo que diga q a personalidade de uma criança é mais maleável após os 10 anos de idade. Isto tudo de "reeducandos" é balela. Ninguém com mais de 18 anos pode ser "reeducado". Qto às empresas q pagam salário mínimo. A funap exige q as empresas paguem um salário mínimo (o q afasta mtas empresas q eventualmente poderiam querer usar o trabalho do preso), em compensação eles (funap), se não abrem os barracões de serviço (pq não foram previdentes a não adquiriram insumos) os presos não recebem suas remunerações. Este Gonçalo Júnior deve ser um alienado q fantasia o ambiente prisional. Talvez no local dê certo a "ressocialização" pq, como diz um colega, sendo irônico, "escolhem os presos de olho azul". Vai fazer este trabalho numa unidade cheia de presos com os mais diferentes perfis e tendo o PCC dentro da unidade! Isto tudo é pra inglês ver! Cambada de FDP!

      Excluir
    6. mona cracuda das 17:48hs você é uma binária alienada bolsominion "VOCÊS PERDERAM PORRA" Carlos Bolsolixo posta foto com a suposta perna de Jair bozo com erisipela será, um cara que forjou a própria facada, uma facada que não saiu sangue porque o cara é vampiro, ele brochouuu o valente está depre com mimimi, vitimismo, frescura e até quando o choro vai ser livre, eu quero que lula se foda, mas a satisfação desse fanfarão metido a macho alfa ser uma maricona depressiva é ótimo

      Excluir
    7. Cheira rôla detectado...

      Excluir
    8. Cheira rôla voltou no blog... êêê!

      Excluir
    9. O a nônimo de 4 de dezembro de 2022 17:48 é XERATOBA DO BOZO!

      Excluir
    10. nunca sai monas cracudas das 21:45hs e 21:46hs suas bafo de rola "VOCÊS PERDERAM PORRA" em quando o salário de bolsolixo em 2023 vai ser mais de 170.000,00 os baitolas ficam se matando de raiva e rasgando a calcinha, bozo vai ser preso em 2023 e esse é medo desse macho alfa só que não, dizem que ele vai para Cuba ou Venezuela e trocar de nome e vai ser: Cledislane

      Excluir
    11. 20:55, então Bolsonaro é vampiro? Mordeu seu pescocinho enquanto você mordia a fronha? Gazela pink do caralho e com tara pelo Bolsonaro.

      Excluir
    12. cascuda e cracuda das 07:28hs o maricona da Venezuela pega bozo leva pra tua casa dá amor e carrinho baitola o seu amor bozo chorou numa cerimônia das forças armadas junto com a gata da Micheli, ele é maricona igual você a débito do gayssismo, vai chorar com ele "VOCÊS PERDERAM PORRA" assinado: Gaiola das loucas 10 a revanche

      Excluir
    13. Cheira rôla voltou...

      Excluir
    14. 23:06 é o engolidor de porra. Filho todo mundo já entendeu q vc é maricona e engole porra. Fica tranquila, gazelinha!

      Excluir
  3. Enquanto isso nos jardins de pareiuvas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bozo está depressiva porque vai ser preso 2023 ele brigou com Carla Zambelli por ela ter sacado arma para um afrodescendente e por causa disso ele alega que perdeu a eleição, que bom saber o imbrochavel brochou está com frescura, vitimismo, mimimi até quando o choro vai ser livre, vai trabalhar faz 30 dias que o cara não trabalha!!! pede para sair passe a bola pra Mourão seja gay ops seja homem, e Micheli já se recuperou das agressões por ter colocado silicone sem a autorização do imbrochavel, com hematomas evitou a mídia, até quando bozo vai segurar a boca da Micheli muito dinheiro para mantê-la casada e de boca fechada, mas uma hora a casa cai

      Excluir
    2. Cheira rôla detectado.

      Excluir
    3. bafo de rola das 07:04hs e 07:03hs o cracuda da mesopotâmica vai chorar junto com seu amado desgraçada do ocó largado, nojenta o seu marido bozo chorou junto da Micheli coisa de boiola de noia essa maricona está depre mesmo ela está descontrolada alguém ajuda o Bolsolixo o machão virou veadinho um quase Bambi o macho alfa virou ômega que merda hein

      Excluir
    4. Este das 10:02 tem uma séria deficiência mental e uma tara pelo Bolsonaro. Só pode ser bicha!

      Excluir
    5. Fala cheira rôla...

      Excluir
  4. Concurseiro em choque, medinho de descobrirem a identidade dele, na base... nem posta mais, cagão!!!

    ResponderExcluir
  5. Tem um povo em choque descobrindo que preso joga bola. Só conhecem cadeia pela televisão, não é possível.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao Sr. Fernando, Sr. Marcelo, Sr. Miguel, Sr. Erechi, Sr. Paulo, Sr. Anderson, Sr. Juliano, Sr. Donizette, enfim a toda equipe de colaboradores que contribuem para o bem estar, e ressocialização de todo aquele que visa engajar novamente ao convívio em sociedade. A/C: Lopes...Gratidão é a Palavra...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.