26 fevereiro 2023

Penitenciárias da Região Metropolitana de Sorocaba continuam superlotadas

Dado do dia 16 mostra que o número de presos supera 42% a capacidade. Há 12.533 detentos para 8.838 vagas.

VINICIUS CAMARGO

26 de Fevereiro de 2023

Há sobrepopulação em oito unidades da RMS. A Penitenciária feminina de Votorantim é a única exceção - Imagem: SAP/SP
A superlotação em penitenciárias da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) é um problema que perdura há tempos. A situação foi mostrada pelo Cruzeiro do Sul em matéria publicada na edição do dia 25 de janeiro deste ano. 

Segundo dados da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) do Estado de São Paulo de 16 de fevereiro, o número de presos supera em 42% o de vagas na RMS. Atualmente, há 12.533 detentos, enquanto o sistema prisional tem capacidade para abrigar até 8.838. Há sobrepopulação em oito unidades, sendo a penitenciária feminina de Votorantim a única exceção. Especialistas afirmam que o quadro afeta não só os encarcerados, como, também, os trabalhadores do setor.

Segundo Hugo Bruzi Vicari, presidente da comissão de Direitos Humanos da subseção de Sorocaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a superlotação das prisões é um fato histórico. 

Penitenciária I "Dr. Danilo Pinheiro" de Sorocaba, mais conhecida como Mineirão, cuja capacidade
é para 281 presos, mas que se encontra com 513 custodiados - Imagem: PMS
Conforme ele, o encarceramento como medida punitiva no País se acentuou logo após o fim da escravidão. “Em 1890, foi criada a Lei dos Vadios e Capoeiras, que prendia todas as pessoas que estivessem nas ruas, sem trabalho ou residência comprovada. A partir deste fato, se inicia um processo político de encarceramento em massa da população negra”, disse Vicari.

Desde aquela época, devido à grande quantidade de prisões, a infraestrutura do sistema prisional começou a se mostrar insuficiente para atender à demanda. E, de acordo com Vicari, nada mudou até hoje. Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontam para o aumento da população prisional brasileira que, de acordo com diagnóstico do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), cresce a um ritmo de 8,3% ao ano”,

Para Vicari, essas circunstâncias afetam diretamente os aprisionados. As diversidades começam com a própria dificuldade de convivência de um detento com os demais, segundo ele. Depois, há outras com impacto na vivência deles nas unidades, como falta de água, higiene e comida de qualidade. 

Esta última, completa o integrante da OAB, pode até afetar a saúde dos presos, por meio da transmissão de infecções diversas. Isso porque uma consequência da higiene inadequada é a infestação de animais propagadores de doenças, a exemplo de ratos, baratas, dentre outros.

CDP cuja capacidade é para 751 presos mas que se encontra com uma população carcerária
de 1.068 custodiados - Imagem: Reprodução

Funcionários

Assim como os encarcerados, a superlotação também prejudica diretamente o trabalho dos funcionários do setor. A afirmação é do presidente do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp), Fábio Jabá. Segundo ele, nas penitenciárias de todo o Estado de São Paulo, há muitos detentos para poucos funcionários -- o chamado déficit funcional. “São Paulo tem a maior população carcerária do Brasil e da América Latina”, mencionou.

Com isso, os profissionais não conseguem atender à demanda e sofrem com sobrecarga de trabalho. “Em 1994, havia uma média de dez policiais penais para um preso em São Paulo. Hoje, é o contrário. Um policial penal atende sozinho, dependendo do número (de aprisionados) na unidade, de 150 a 400 presos”, falou. “Atualmente, na cadeia compacta, um policial penal sozinho toma conta de um pavilhão”, emendou. Conforme Jabá, o maior dano disso é o aparecimento de problemas de saúde.

Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba (SP) com capacidade para 712 detentos,
possui população carcerária de 1.104 custodiados- Foto: Mayara Corrêa/TV TEM

São necessárias uma série de melhorias

Hugo Bruzi Vicari, da OAB, e Fábio Jabá, do Sifuspesp, apontam ser necessárias uma série de medidas para melhorar a situação dos presos e funcionários. Eles são unânimes ao indicar, acima de tudo, a adoção de medidas para evitar a entrada do cidadão no sistema prisional como primordiais. “Deve-se priorizar políticas públicas de redução da desigualdade social. O crime é reflexo do desemprego, da fome, da necessidade de pertencimento social”, opinou Vicari.

Para Jabá, essas ações devem ser desenvolvidas em conjunto entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como pela sociedade. De acordo com ele, é necessário investimento para dar às pessoas todas as condições para uma vida digna. “É uma das formas de inibir o ingresso delas no cárcere. A população carcerária também é produto da falta de investimentos em pessoas, em educação, do cuidado com a sociedade em geral”, disse Jabá.

O foco na ressocialização daqueles que cometeram delitos menos graves também é uma necessidade. Isso não caberia, por exemplo, para condenados por crimes hediondos. Segundo Jabá, o ponto central desse trabalho seria fazer o encarcerado discernir as suas condutas, para, quando colocado em liberdade, não reincidir. “O sistema de reintegração social depende da pessoa querer reconhecer que cometeu um crime, que ela está à margem da sociedade e se recuperar”, destacou.

Penitenciária II "Dr. Antonio de Souza Neto" de Sorocaba cuja capacidade é de 757 presos,
mas que mantém população carcerária de 1.497 custodiados - Imagem: Encontra Sorocaba
De acordo com Jabá, o governo paulista possui frentes de atuação eficientes nesse sentido. Duas delas são a construção de novas unidades prisionais e a ampliação dos atendimentos da Central Integrada de Alternativas Penais e Inclusão (Ceapis). 

Esse projeto consiste na expedição de penas restritivas de direito alternativas à privação de liberdade. As punições têm caráter educativo e beneficiam a sociedade. Além disso, o mutirão de reavaliação de processo, do Ministério da Justiça, é mais uma iniciativa positiva, disse Jabá.

Trabalhadores

Quanto aos trabalhadores, Jabá disse ser essencial a abertura de concurso público. Conforme ele, não há contratações há três anos. “A SAP teria que abrir, para suprir esse déficit, um concurso anual de, no mínimo, mil homens e mulheres por ano”. Ele também sugere o aumento das jornadas da diária especial por jornada extraordinária de trabalho penitenciário.

Pela legislação, os agentes podem trabalhar até oito horas contínuas, após o fim do expediente. Hoje, a limitação é de dez jornadas mensais. Segundo Jabá, essa seria uma medida extraordinária. “Queremos contratação. Se o trabalhador atuar 12 horas e ficar mais 8 na unidade prisional, terá reflexo na sua saúde”, pontuou. (Vinicius Camargo)

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

27 comentários:

  1. Sorocaba tem um ASP igual ao concurseiro...
    👢

    Faz amor com o bumbum...
    🚔🚿💄🤡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já foi chefe de plantão do turno da noite

      Excluir
    2. Dizem q ele dá uma "chave de cu" como ninguém... 👌🤭

      Excluir
  2. Sou o concurseiro🚔🚿💄🤡 , quando sai o edital do concurso prá ASP?

    Tô cansado de ser tirado, ganhar menos, chego todo dia em casa fedendo jaula, a farda é uma sauna, o coturnão 3 números maiores judia do meu pé, tô com tendinite, por causa do peso daquela merda de fuzil, que a gente não usa prá nada, outro dia a pm me abordou, fui falar que era aevp, o pm perguntou: "Que merda é isso?"

    Quero ser ASP, eses sim são policiais penais de verdade, passam 12 horas dentro do inferno.

    Quero ter arma própria, fazer blitz, botar ladrão no castigo! 🔦🔫🗝️

    ResponderExcluir
  3. Vejam bem.
    O problema da supetlotação é geral, no estado, no país. Vivemos num tempo em que o jovem não tem a menor perspectiva de conseguir um emprego, então para de estudar, começa a fumar um baseadinho e entra pro crime. Ele sabe que se for pego roubando, vai prá um lugar onde terá 3 refeições por dia, médico, dentista, assistente social, visita íntima. Ou seja, infelizmente hoje o crime tá compensando prá muita gente. O estado corrupto em todas esferas, um presidente que foi preso, o que podemos esperar?
    Cada povo tem o líder que merece, não sejamos hipócritas, vejam nossos salários, o quanto estão defasados, muitos pegam um bico prá "ajudar" no orçamento e nunca mais largam. Como o jovem vai estudar, pagar uma faculdade?
    E digo mais... vai piorar muito ainda, antes de começar a melhorar.
    Vejo os aevps, e sinto pena, todo aquele paramento, comprado do bolso, uma baita responsa, armas que se disparar, tá fudido, vtr que se bater, tá fudido, se conformam em ganhar menos, só por medo de entrar prá cadeia, medo esse que os fez serem contra a polícia penal, que tentam fazer parte no grito hoje. Uma sub classe, que não briga por nada, absolutamente nada, robozinhos militarizados, achando que são uma "força" policial, que são policia, e os ASP'S não... os caras que vieram antes, que trabalham dentro do inferno, apertam botões hoje, para não serem agredidos covardemente pelo crime, quem abriu caminho prá que existissem os aevp's, vcs deveriam aplaudir esses monstros, guerreiros, alicerce do sistema prisional. Agora imaginem o seguinte... se os ASP'S resolverem parar tudo, fazer uma greve geral, quem vcs acham que o secretino, o curdenador vai mandar entrar, contar, soltar, tramcar os presos por 12 horas dentro do inferno???? Desarmados????
    Então... vcs se acham capacitados, aevps, prá fazer esse trampo do ASP? Porque escolta qualquer ASP faz, faziam muito, antes de vcs existirem...

    Sejam mais humildes, parem de querer peitar, brigar, ganhar as coisas no grito, começem brigando pelo salário de vcs, que não justifica hj ser menor que do ASP, tentem aprender algo com o colega que trabalha dentro da cadeia, e tentem ser unidos, pq já existem 5 sindicatos, o idiota do Jabá que tem mais força, corre com o governo, precisamos parar, fazer uma greve independente de sindicatos, e reivindicar, nossa data base, nosso reajuste salarial, nosso aumento de salário, essa pôrra de polícia penal, que fomos os primeiros a ganhar, e seremos os últimos a regulamentar, esses "gt's", só areia!

    Pensem, p nossos governantes, chefes, diretores, líderes, tá bom, nós não estamos reclamando de nada... fazemos o trampo e não reclamamos...

    ACORDA POLÍCIA PENAL!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema de super lotação é a educação para a super natalidade no Brasil.
      Já imaginou se aqui fosse assim, no máximo 2 filhos por casal. Ou mãe solteira no máximo 1 filho. Lógico tendo orientação. Mas parece que em alguns lugares no Brasil o povo adora fazer muitos filhos para mostrar que faz amor 24hr.

      Excluir
  4. Eu sou ASP. A minha sigla é a identificação da minha função: Abro Só Portão!!! Sou o Severino do Zorra Total.....Severiiiiiino cara...crachá....cara....crachá...Controladores de acesso...nao verdade PORTEIROS mesmo.....com seus clientes reeducandos que lhe fodem o bumbum guloso ao encostar no pirulito da jaula....garçom de frango ladrão...servindo a bóia dos estrumes....boieiro...simplesmente garçom boieiro!!!
    Sacador de sacos de lixo das radiais kkkk....coletores...pra nao dizer lixeiros mesmo kkkkk....fizeram curso tático de puxamento de carrinhos de bóias e sacos de lixo kkkkkk
    Sou assoprador de apito priiiii....priiiiii....priiiiii
    Visto um uniforme azul Sabesp Smurfet....e uso uma caneta azul...azul caneta!!
    Sou ASP...Ameba Super Parasita que... Abre Só Portão!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, vc não é, nem nunca será ASP.
      Sabe porque? Porque vc escolheu ser aevp (apoio), ganhar menos, escolheu, pq prá ser ASP, vc precisa entrar na cadeia, e vc é cu, tem medo, por isso resolveu ser aevp, pagar de polícia- paisagem, usar uma farda de lona verde rãnho, num sol de 40 graus e pagar de monstro da rota, na inclusão, armado, com mais 3 patetas, pro ladrão.
      Não conseguiu sequer ser soldado da pm, daí só sobra ser aevp e fingir, acreditar, que são polícia.

      Continuem assim, pedindo pro ASP da portaria, prá irem ao banheiro, tomar água, pede copo descartável, passa pretinho na vtr, e seja feliz.
      "Aí polícia, tem um P.H.?"

      🖕🤣🚔🚿🤡💄👢🧻🚽🚰🧼🧴

      Excluir
    2. A gente de
      E scolta
      V endo
      P ipis

      🌚🍆🍆🍆🍆🍆🍆🌝

      Excluir
    3. Aevp presta concurso prá ver a jéba dos ladrão... "SEGURA O SACO, PAGA 3, PEGA A CORUJA, FAZ SUMIR NA MÃO!"

      Nesse momento tem aevp q morde o lábio...
      🖕🤣🍆🍆🍆🍆🤡🚔🚿🤮

      Excluir
    4. E ganhamos mais q vc.
      Chuuuupaaaa apoio!!!
      🚔🚿🖕🤣🤡💄🧻🚽🚰

      Excluir
    5. Anônimo das 16:07

      Hipoteticamente falando, se houver a tão sonhada privatização, quem será privatizado? Qual cargo?
      Penso eu, que será aqueles que vivem em cima dos muros(muralha).
      Até porque, os uniformes dos guerreiros da Brink's, Protege ou Gocil, são muito melhor que o seu.
      São mais qualificados que vocês.
      Eles fazem uma ótima escolta, apenas com uns "três oitinho" e uma "doze pump". São melhores que vocês.
      Aí vocês vão chorar nas rolas deles.
      Engole o choro e a gala, MONA!!

      A(gora)
      E(spero) o
      V(igilante) (Gocil, Protege)
      P(elada)

      Kkkk

      Excluir
    6. Se privatizar, o certo é mandar os aevpoios (que serão extintos), prá dentro da cadeia, fundão, não são polícia penal?!?

      🖕🤣🚔🚿🍆🤡

      Excluir
    7. Tá achando ruim seu emprego, vai pra outro. O problema é que você não consegue passar em algo melhor, que pague mais. Vai viver de salário mínimo.

      Excluir
  5. Esse Jabá só pode ser retardado. O cara falar que em 1994 existiam 10 ASP's para cada preso é burrice ou mau-caratismo. Quer dizer então que em 1992 existiam 70.000 funcionários na Casa de detenção de São Paulo para os 7.000 predos daquela unidade prisional? Ah vá a merda seu sem futuro...

    ResponderExcluir
  6. Todas as Penitenciárias estão lotadas. O mesmo em relação aos CDPs. Onde eu trabalho, estamos com mais de 100% da capacidade. O único lugar que tá de boa, é o IRT de Tremembé.

    ResponderExcluir
  7. É triste um Blog como esse comnum alcance e tanto ficar martelando nesse tipo de matéria.Fale o português claro que todos entenderão de bate pronto,É SÓ NÃO COMETER CRIME ALGUM QUE NÃO VAI PARA LÁ E PRONTO,SIMPLES ASSIM!!!

    ResponderExcluir
  8. Asp inicial 7mil
    Asp final de carreira 14 mil
    Vr 1000 reais
    Bônus trimestral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai chegar!
      Um dia vai chegar, deixa só o Jabá ser eleito, que chega esse salário pra nóix!

      Excluir
  9. Só sei que Petista quando não está roubando está mentindo!

    ResponderExcluir
  10. LEP 7.210/84 veda a privatizacao da segurança EXTERNA dos presidios, pois essa sim é de carater estatal, ou seja, é de responsabilidade do estado e nao pode ser privatizada. Agora....os Abre Só Portões...as Amebas Super Parasitas....porteiros INTERNOS...esses sim....sao boieiros que Abrem Somente Portões...e burros pois nunca devem ter lido a LEP.....jegues smurfets

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que essa LEP se refere à polícia militar, que sempre fez a segurança fora dos presídios??? Quem é o burro??? Vcs chegaram outro dia, nem existiam, e só existe em SP. Menos aevepêta, menos... vc tá iludido, sonhando grande... vai dar meia hora de bunda, VAI VAI VAI!

      🖕🤡🚿🧻🚽🚰🚔💄

      Excluir
    2. Seu ódio é compreensivo, não somos cu, escolhemos trampar dentro da cadeia, e ganhamos mais q vcs!

      🖕🤣💸💸💸💸🚿🧻🚽🚰🚔💄

      Excluir
    3. Anônimo das 19:51

      Já vocês adoram hidratar o corpo com gala do "companheiro".
      Adoram derrubar o sabonete.
      Adoram fazer sumir na "mão".
      Adoram um cheiro no "cangote".
      Adoram um banho "coletivo".
      Adoram compartilhar "tudo",
      Se é que você me "entendeu".

      Excluir
    4. 🤡🚿🧴🧽🤣🖕

      Excluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.