15 abril 2023

Polícia penal assume escolta de presos e libera PMs para o patrulhamento no estado de SP

Todo as regiões do interior do Estado de São Paulo terá reforço no policiamento a partir da próxima segunda-feira (17).

Por ASSESSORIA DE IMPRENSA

15 ABR 2023

Policiais Penais iniciam à partir de segunda-feira 17/04 os trabalhos de gerenciar e efetuar todas as escoltas no estado de SP
Isso porque a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) assumirá 100% das escoltas de presos, liberando os policiais militares para as ações de patrulhamento preventivo e ostensivo em tempo integral. 

Até então, essa tarefa era compartilhada entre os agentes da SAP e a Polícia Militar.  Na capital paulista, o modelo de escolta pela SAP já funciona desde 2014

Para ampliar esse serviço para todo o Estado, 1.586 agentes de escolta e vigilância foram transferidos para a 22 bases estrategicamente distribuídas pelo interior paulista. 

Na região de Oeste, elas estão presentes em Presidente Bernardes e Pacaembu. As outras bases ficam localizadas em Assis, Mirandópolis, Riolândia e São José do Rio Preto. 

Na capital paulista, o modelo de escolta pela SAP já funciona desde 2014 - Imagem: Arquivo
Na região noroeste irão funcionar seis bases em unidades localizadas nas cidades de Pirajuí, Marília, Avaré, Guariba, Ribeirão Preto e Franca. Nesta semana, foram entregues 37 novas viaturas, para iniciar as escoltas na segunda-feira.

Na região Central as Bases foram instaladas nos municípios de Itirapina, Hortolândia, Jundiaí, Limeira, Sorocaba e Itapetininga.

Os agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVPs)  foram capacitados e participaram, inclusive, de um treinamento de apresentação da viatura, que contou com orientações quanto à manutenção e conservação do veículo, normas vigentes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além de deslocamento em comboio realizado em perímetro urbano e rodoviário.

Veículos da SAP fazem transporte de presos entre penitenciárias com escolta da PM no estado - Foto: Marcello Carvalho/G1

Bases pelo interior e litoral

Ao todo, 22 bases da Polícia Penal distribuídas pelo interior paulista e litoral foram estruturadas e receberam efetivo para atuar nas escoltas. São elas:

*Assis

*Avaré

*Caraguatatuba

*Franca

*Guariba

*Hortolândia

*Itapetininga

*Itirapina

*Jundiaí

*Limeira

*Marília

*Mirandópolis

*Pacaembu

*Pirajuí

*Presidente Bernardes

*Registro

*Ribeirão Preto

*Riolândia

*São José do Rio Preto

*São Vicente

*Sorocaba

*Tremembé

O estado investiu na compra de viaturas modernas e capacitou novos policiais penais para assumir
tais responsabilidades - Imagem: SAP

Nas ruas

Com a Polícia Penal à frente do serviço, o efetivo da PM será redirecionado para as atividades exclusivas de policiamento preventivo e ostensivo, reforçando a presença policial e a segurança da população em todas as regiões do Estado.

Investimento

Foram investidos mais de R$ 50 milhões na aquisição de 191 novas viaturas e armamentos específicos. Dados da SAP indicam que mais de 90 mil escoltas são realizadas, em média, anualmente.

Fonte: Governo de SP

19 comentários:

  1. KARDILA , CHUPA ESSA ,MENINA DO BANHO DE SOL KKKK.VC NUNCA SERÁ .TONTO DA CORTE KKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E qual foi o dia que aevp quís atribuíções de asp????? Hennnn? Era o asp que queria atribuíções de aevp,como fazer escolta por exemplo. VC NEM PRA PASSAR PRETINHO VAI SERVIR KK ENCARDILLA

      Excluir
    2. Não fala isso!..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. Olha o respeito seu merda , não tem argumento então não vem xingar não CAMAREIRA DE PRESO.VAI LEVAR DIPIRONA VAI.. Vai levar os ( mininu) pro banho.
      Encardida ! É vc que passa shampoo e sabonete nos minimu? Kkkkkkkkkkcabeça de merda

      Excluir
  2. Uma grande conquista, isso construirá uma identidade, e a polícia penal, que ninguém sabe que existe, será projetada para o cenário nacional, desempenhando um bom trabalho, sob árdua dedicação, um dia alcançará o reconhecimento que lhe é devido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a quemm?kkkkkk sai daí bocó da corte, acima vc disse que isso não é importante e aqui vc vibra em falar mentiras? Vai cantar no brejo gorduchinho kkkk graças aos asps 😅😅😅😅😅 essa foi de cagar viu

      Excluir
    2. Graça aos asps 20h52?? KKKKKKKKKKK...Você tem que trabalhar de humorista..kkkkkkkkkk

      Excluir
    3. Teu sonho era passar pretinho nas vtrs🤣 Kardilinha , mas tem os mininu pra vc dar banho 🤣🤣🤣🤣

      Excluir
  3. isso ai sem um bom aumento salarial, é igual olho azul em gente feia e feriado no domingo, não ajuda em nada, não serve pra nada e não favorece em nada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom pra população. Mais PMs nas ruas.

      Excluir
    2. Salário vai igualar na regulamentação, esquenta não e de quebra o ilustre governador vai dar aquele aumento responsa

      Excluir
  4. Em São Paulo e Região metropolitana, desde a criação dos AEVPs, sempre fizeram escoltas de presos. Nunca vi empasse nenhum entre as duas categorias.

    ResponderExcluir
  5. É por que a categoria já nasceu polícia, o próprio choque criou o aevp kkkk então nem precisava lutar ..SINTO UM TOM DE INVEJA EM VC DONA KARDILLA DO BANHO DE SOL😅👉🚔🚛🤣🤣😎😎

    ResponderExcluir
  6. Eu o palhaço e vc O RETARDADO INVEJOSO. Esse blog eu venho para divertir e perder tempo já VC NÃO VIVE SEM ELE KKK CAMAREIRA,DIZ O ADVOGADO DO PARANÁ KK

    ResponderExcluir
  7. Além de td ainda é cego ,as vtr's são da marca Tiggo .

    ResponderExcluir
  8. Qap Cardilha ???Só para informe , os AEVP's da escolta receberão vale alimentação (cerca de R$470,00) igual ao da PM ,copiou o qtc ?

    ResponderExcluir
  9. Cansado estamos nós todos do blog de ouvir sempre as mesmas idiotices que vc posta.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.