Determinação do CNJ prevê o fechamento dos hospitais de custódia até maio de 2024, esta é uma decisão que terá que ser tomada até o próximo ano.
Por Xandu Alves
São José dos Campos
18/06/2023
![]() |
Entre os presos recebidos pelo presídio hospital de custódia estão Chico Picadinho, Pedrinho Matador, o Bandido da Luz Vermelha e os fundadores do PCC - Imagem: Reprodução |
O fim da ‘fábrica de monstros’.
Berço do PCC (Primeiro Comando da Capital) e dos presos mais perigosos do Brasil, a Casa de Custódia de Taubaté está com seus dias contados.
Perto de completar 110 anos, a unidade prisional terá que ser fechada por decisão do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que determinou, em abril deste ano, o fechamento dos hospitais de custódia até maio de 2024. Hoje, há 28 unidades desse tipo no Brasil, sendo três em São Paulo.
A medida do CNJ regulamenta a Lei Antimanicomial, de 2001, e começa a ser aplicada em agosto deste ano, com a interdição parcial das unidades e a proibição de novas internações. Os pacientes terão que ser atendidos na rede pública de saúde.
![]() |
A Casa de Custódia atualemente é mais lembrada por reunir no mesmo local os criminosos que tiveram a idéia de fundar o PCC |
Pela Casa de Custódia de Taubaté passaram presos como Sombra, Marcola (atual líder do PCC), Bandido da Luz Vermelha, Chico Picadinho, Pedrinho Matador, entre outros.
Em seu estatuto, a facção criminosa diz que “nosso braço armado será o terror ‘dos poderosos’ opressores e tiranos”, que usam o Anexo de Taubaté (Casa de Custódia) como “instrumento de vingança da sociedade, na fabricação de monstros”. O PCC também chama a unidade de “campo de concentração”.
Julgamento dos assassinos de Pedrosa
Duas grandes rebeliões marcaram a história do local, a última delas foi em 2008, mas a pior aconteceu em dezembro de 2002. A unidade ficou destruída depois de 36 horas de terror. Nove pessoas foram mortas, três delas decapitadas. “Eles jogavam as cabeças como se fossem bolas de boliche”, recordou o vizinho do prédio, Arnaldo Barbério.
![]() |
Imagens de uma das rebeliões do Anexo da Casa de Custódia, conhecida também como "Piranhão", ou como "Maquina de moer homens", segundo alguns líderes do PCC - Imagem: Reprodução |
O que diz a SAP
Procurada, a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) informou que o estado de São Paulo conta, atualmente, com três hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico administrados pela pasta.
Os hospitais são destinados ao cumprimento da medida de segurança e tratamento dos pacientes psiquiátricos que se encontram internados por decisão judicial, de acordo com a legislação e “os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental”.
A SAP informou que cumpre determinação judicial e está em constante diálogo com os órgãos de saúde e de justiça.
“Como a secretaria ainda está estudando e construindo essa proposta, não é possível fornecer detalhes sobre esse processo neste momento. A resolução do CNJ se destina ao Poder Judiciário, sendo que a secretaria é integrante do Poder Executivo e apenas cumpre decisão judicial”, completou a SAP.
E os funcionários que estão na lista de LPT então já era o sonho de trabalhar na Casa de Custódia?
ResponderExcluirTem um ano ,data limite pra fechar em 15/05/2024 Vai chegar a LPT
Excluirser o sonho de alguém trabalhar nesta ou naquela cadeia é triste, hein
ExcluirNão é meu sonho, eu já aposentei,falo pelos colegas que fizeram LPT e se é o sonho de alguém não tem problema nenhum também.
ExcluirNão vai mudar nada pra vc essa PP , seu invejoso, e antes que vc venha falar de qsj, vai igualar
ResponderExcluirPRIIIIIII!PRIIIIIIPRIIIII Apite encardido cabeça de minhoca.Tú ñ serás muralha nem escolta.Fica aí sonhando com vtrs kkkkkapite Priiiii priiiiii priiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiíiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
ResponderExcluirVc tem tesão em AEVP kkkk
ResponderExcluirTchau pra fila de espera na LPT pra lá. Acredito que irão transformar o local em uma Penitenciária.
ResponderExcluir