Desconfiado, um funcionário do edifício disse que acionaria a PM para acompanhar a ação, o que dissuadiu a dupla.
Por Ítalo Lo Re
07/07/2023
![]() |
Caso ocorreu no começo da manhã da última segunda-feira, 3, e a cena foi capturada por câmeras de segurança do edifício Foto: Reprodução/Câmeras de segurança |
O caso ocorreu no começo da manhã da segunda-feira, 3, e a cena foi capturada por câmeras de segurança da portaria. O alvo foi um prédio de 21 andares, com um apartamento por nível, na Rua Juquis – o edifício fica próximo da Avenida Ibirapuera, uma das principais da região. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Uma moradora do prédio disse ao Estadão que o funcionário desconfiou da situação por causa da postura incisiva da dupla, que demonstrou pressa para entrar no edifício. Pelas imagens obtidas pela reportagem, a viatura falsa estaciona na rua por volta de 8h30. Em seguida, os dois suspeitos descem do carro e vão até a portaria do prédio – eles usam roupas que imitam as usadas por policiais civis e até um distintivo falso.
Em áudio que circula em grupos de WhatsApp, o funcionário afirma que a dupla disse, por interfone, que tinha mandado judicial para cumprir. Ele afirmou, então, que ia chamar um morador, o síndico do prédio, e a PM para acompanhar a ação. “Quando falei isso, o de trás disse: ‘então está bom, a gente vai chamar o delegado e depois volta’”, disse. A pintura do carro, um Palio Weekend, também gerou desconfiança.
![]() |
Dupla chegou caracterizada com camisetaas e distintivos da Polícia Civil, porém foram dissuadidos quando porteiro falou em chamar a Polícia Militar para acomapnhá-los - Imagem: Reprodução |
Segundo a moradora do prédio que foi alvo da dupla, o condomínio pregou um aviso nas áreas comuns do edifício, como portaria e elevadores, informando sobre o ocorrido. Nele, os administradores se disponibilizavam a enviar o vídeo para quem ainda não tivesse assistido e davam algumas dicas de segurança, como tomar cuidado na hora de sair ou entrar no prédio.
Conhecido por ter estado à frente das ações de combate ao tráfico de drogas na Cracolândia, na zona central da cidade, o delegado Roberto Monteiro também gravou um vídeo com dicas de segurança após o episódio em Moema. O material, que tem sido compartilhado em grupos de moradores de bairros da região, reúne recomendações como:
Orientar os funcionários para sempre solicitar a documentação de policiais;
Pesquisar a placa da viatura para ver se bate com o modelo do carro;
Se a desconfiança persistir, acionar a Polícia Militar, por meio do 190, para acompanhar o cumprimento do mandado.
Vídeo da tentativa de entrada no condomínio
A pasta afirmou que a equipe de investigação da unidade também está em contato com outras unidades policiais para “troca de informações sobre os fatos ocorridos envolvendo a suposta viatura em outras regiões”. “Outros detalhes serão preservados para garantir a autonomia das investigações”, afirmou a secretaria.
Há um mês, a Polícia Civil prendeu em flagrante um homem de 42 anos suspeito de se passar por investigador de polícia. Ele foi encontrado em um imóvel na Vila Medeiros, na zona norte da capital. Com ele, foram apreendidos um distintivo, duas réplicas de arma de fogo, uma granada de gás lacrimogêneo e munições de grosso calibre.
Fonte: Jornal O Estado de São Paulo
Porteiro com tato de policial.
ResponderExcluirDeveria ser condecorado pelo excelente trabalho.
Parabéns!
Que coisa não...
ResponderExcluir