Iniciativa terá início em agosto e irá priorizar unidades que já foram alvo de medidas da Corte Interamericana.
Mônica Bergamo
22.jul.2023
![]() |
| O filósofo Silvio de Almeida foi nomeado ministro dos Direitos Humanos - Imagem: Evaristo Sá/AFP |
De acordo com a pasta, Almeida está preocupado com "reiteradas denúncias de fome forçada" e "ausência de água potável" nas unidades. A ideia é mobilizar atores locais e até mesmo ministérios do governo para o enfrentamento das violações de direitos humanos.
Anúncios de medidas e de auxílio aos estados deverão ser feitos durante o périplo. Unidades que já foram alvo de medidas aplicadas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) serão priorizadas pela caravana, que também irá se dedicar a denúncias de prisões ilegais e arbitrárias.
No ano passado, por exemplo, o órgão internacional emitiu uma resolução em que cobrou do Estado brasileiro a adoção de medidas para proteger a vida, a integridade e a saúde de pessoas que se encontram presas na Penitenciária Alfredo Tranjan, no Rio de Janeiro.
A manifestação se deu após denúncia feita pelo Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Rio de Janeiro e pela Defensoria Pública estadual.
"Em dezembro de 2019, a representação [da CIDH] observou que essa situação fazia pairar um odor pútrido pela galeria [da penitenciária]", afirmou a comissão em relatório.
Fonte: Jornal Folha de São Paulo







Missão dada, missão cumprida. Capacho
ResponderExcluirPq vcs acham que ouve comemoração nas cadeias com eleição do ladrão? Teve funcionários que comemoraram com os presos!
ResponderExcluirEnquanto "arminha " congelou salários, "L" deu 9% aos servidores públicos federais. Já o daqui, meros 6%. Não sou adepto nem tenho nenhum político de estimação, é só um comentário.
ResponderExcluirNão é ,sei ! Abraça ! Vc é isentão que quando desce do muro é sempre para a esquerda! Kkk
Excluire daí que o cara vai visitar cadeia? muda o que pro guarda? quase todo mês tem juiz entrando na radial e o dia a dia segue do mesmo modo
ResponderExcluir