06 setembro 2023

Bombas e grande tumulto na Penitenciária de Araraquara denuncia familiares de presos

Familiares de sentenciados que estiveram no local fizeram denúncias anônimas e disseram que foram impedidos de entregar os "sacolões".

Araraquara 24horas

06/09/2023

Famílias denunciam bombas e gritaria durante “blitz” na Penitenciária de Araraquara 
Familiares de detentos na Penitenciária de Araraquara denunciaram ter ouvido explosões e gritos durante uma operação na madrugada desta terça-feira (5). 

Eles também relataram ter sido impedidos de entregar alimentos e itens de higiene pessoal, conhecidos como "sacolão", como é feito a cada 15 dias.

Os familiares afirmaram que, sem aviso prévio, não puderam realizar a entrega dos suprimentos. Uma mulher que chegou cedo à penitenciária relatou ter ouvido bombas de efeito moral e gritos, além de observar muitos veículos da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) entrando e saindo do local.

A Penitenciária de Araraquara tem capacidade para 934 sentenciados, mas conta com
população carcerária de 1.260 presos - (Foto: Manoela Marques/G1)
Em dias de "sacolão", os portões destinados às famílias geralmente são abertos para permitir a entrega de alimentos e produtos de higiene, mas isso não ocorreu desta vez.

As famílias expressaram preocupação com a falta de informações oficiais e angústia pela situação. Uma das razões dadas pelas autoridades para a suspensão do "sacolão" foi a realização de uma blitz na Penitenciária como parte de procedimentos de rotina, visando encontrar drogas e celulares.

“A gente teve que esperar até 7h30 para ter uma notícia. Simplesmente, falaram que hoje não teria ‘sacolão’ porque estava tendo blitz lá e estamos escutando um barulho de bomba aqui fora, uns gritos estranhos”, disse uma das pessoas que se encontrava no local.

Até o momento, a SAP não emitiu um comunicado oficial sobre o incidente

Fonte: Araraquara24horas

Um comentário:

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.