O Governo da Paraíba e a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) a convite do Governo do Peru, firmaram uma parceria que resultou no primeiro curso internacional entre a Seap-PB e o Instituto Nacional Penitenciário (INPE), do Peru.
Governo da Paraíba
Publicado: 04/11/2023
Nestes dias 4 e 5 de novembro a Seap embarca para a cidade peruana de Huancayo, sete experientes instrutores da Polícia Penal da Paraíba. Eles vão aplicar um curso de Operações Prisionais com o objetivo de compartilhar conhecimentos e fortalecer laços de amizade e respeito entre o Sistema Prisional Paraibano e o Instituto Nacional Penitenciário daquele país.
O curso será realizado no período de 6 a 18 de novembro com carga horária total de 100 horas/aula na cidade de Huancayo no Peru. A equipe brasileira, coordenada pela equipe paraibana, é composta por 26 instrutores policiais penais, sendo sete da Paraíba e os demais do Distrito Federal, Roraima, Ceará, Acre, São Paulo Rio Grande do Sul e Pará. Todos os instrutores são capacitados nas áreas de Escolta e Intervenção prisional. A coordenação geral da missão de policiais penais brasileiros é da Seap, por meio do policial penal Lucas Leal.
O objetivo principal desse intercâmbio profissional internacional é buscar integrar procedimentos de rotina nas atuações dentro e fora do sistema prisional paraibano e peruano. Na capacitação serão aplicadas as disciplinas: Imobilizações, Tonfa, Armamento e Tiro, Contramedidas, APH, Escolta Prisional e Intervenção Tática.
![]() |
O policial penal da Seap/PB membro da FTIP (Força Tarefa de Intervenção Penitenciária) é um dos instrutores que irá repassar conhecimentos e técnicas de intervenção aos peruanos |
Em busca de integração internacional o Governo da Paraíba, representado pela Seap, enviou em outubro de 2019 dois policiais penais para um curso no Serviço Penitenciário Bonaerense, na Argentina. A partir desse intercâmbio o Governo da Paraíba, expandindo a política de aperfeiçoamento continuado, recebeu o convite do Instituto Nacional Penitenciário do Peru para ministrar o curso internacional de operações penitenciária aos policias da cidade de Huancayo.
A policial penal paraibana, Ivana Leite Ribeiro, única mulher a integrar a equipe brasileira nesta missão internacional, declarou: “Estamos embarcando com destino ao Peru, estarei na coordenação administrativa da missão e ministrarei algumas palestras sobre temas relevantes ligados à atuação da mulher na polícia, direitos humanos e ressocialização. A expectativa é das melhores, compartilhar um pouco das nossas experiências com os policiais do Peru será uma oportunidade ímpar e de grande responsabilidade, pois somos vistos como referência seja na área operacional, seja na esfera administrativo-pedagógica. Nosso agradecimento ao secretário João Alves pela oportunidade e disponibilização da equipe. Por todo apoio desde o recebimento do convite até a concretização da missão”.
![]() |
Policial penal Juliheberth da Silva Leite |
O CIOP é o primeiro passo para unificar procedimentos consolidados no sistema prisional brasileiro. apresentando uma doutrina consolidada dentro dos presídios, criada na DPOE-DF por Luís Mauro Albuquerque Araújo e compartilhada em vários estados do Brasil. A profissionalização da Polícia Penal Brasileira, nos últimos 10 anos tem se intensificado pela mudança de legislação, inserindo a Polícia Penal na Constituição brasileira. Desde então, com a criação de grupos especializados em intervenção prisional no Brasil e evoluindo a nossa profissão.
Ter a oportunidade de compartilhar esse conhecimento também é uma oportunidade de aprender com outra cultura e entender a aplicação dos procedimentos. Uma equipe de instrutores a nível nacional oferecendo nossa doutrina para que o Instituto Nacional Penitenciário do Peru possa evoluir junto com o nosso. O grande objetivo é formar multiplicadores para que cada vez mais, as polícias penitenciárias possam combater ainda mais o crime organizado.
Fonte: Secretária de Comunicação do Governo da Paraíba
![]() |
Fui eleito para isso que se dane a opinião pública e os servidores públicos |
Tal qual um boquirroto e falastrão, cansado depois dos 100 dias ser cobrado, enfim falou o sujeito, são os agentes penitenciários ansiosos, para que ter pressa, que falta de respeito, se os pagamentos serão apenas à partir do ano que vem?
Resta esperar saber se alguém ainda acredita, e se acredita, em quem?
Leandro Leandro.
Enquanto isso em sp......o governo só fode os asps....pra quem se diz inovador está indo muito bem, conseguiu ganhar até do doria .
ResponderExcluirKardilho vulgo guarda Juju vc jamais será polícia!!!! Priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii e bora pro boteco do Proença em Arandu tomar aquela serrana geladinha.
ResponderExcluirSó em sp temos o Kardilho vulgo guarda Juju.... priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii
ResponderExcluirA melhor notícia que eu poderia receber é o governador cria do Mitonaro afirmar que não vai ter polícia penal em sp. É certo que perderíamos menos.
ResponderExcluirIsso pq o governo da Paraiba é de esquerda. Faz o T bolsotontos
ResponderExcluirE a operação legalidade? Houve algum progresso?
ResponderExcluir