31 dezembro 2023

Motim na Penitenciária de Itatinga na quarta-feira, o 5º ocorrido nesta semana em SP; viraram rotina

Os problemas se inciaram na hora da contagem vespertina e consequente recolha dos presos as suas celas, sem motivo algum se iniciou um motim no raio 06 da Unidade Prisional.

Leandro Leandro

30/12/2023

Atualizada em 31/12/2023

A Penitenciária de Itatinga tem capacidade para 811 presos, mas tem sob a sua custódia
neste momento a população carcerária de 1.271 custodiados 
Na tarde de quarta-feira, dia 27 de dezembro, após o banho de sol e consequente contagem da população carcerária às 16:00, os presos do Raio 06, de maneira repentina e de forma violenta, se recusaram a irem para a tranca, e com os rostos cobertos por blusas e camisetas e munidos de cabos de vassouras e outras armas brancas não identificadas iniciaram um motim e algazarra de forma generalizada, todos em conluio.

Os guardas rapidamente comunicaram a Diretoria de Núcleo de Disciplina do levante e insubordinação dos presos, que por sua vez levaram o problema aos seus superiores imediatos, todos esperando uma resposta enérgica e que surtisse efeito de forma a atingir toda a população carcerária da Unidade Prisional, pois as notícias se espalham em um ambiente carcerário fechado e que se espera que tenha neste no mínimo uma disciplina efetiva e que seja respeitada por esta população ali custodiada. 

Mas qual, da mesma forma que a vez anterior, passada em 27 de outubro de 2023, quando um funcionário foi severamente agredido por um preso e que não aconteceu absolutamente nada.

Unidade Prisional de Itatinga é a 5ª a registrar motim apenas esta semana, o que está acontecendo?
Esta é a pergunta para a qual todos o servidores do Sistema Prisional querem uma resposta 
Novamente não houve nenhuma resposta de aplicação da disciplina, ficando os presos então a vontade e fazendo estrepulias, gritando palavras de ordem e promovendo quebra quebra no raio, até proximo do horário das 17:30, momento este que os presos perceberam de fato que não haveria nenhuma retaliação, decidindo coletivamente assim adentrar as suas celas.

Sendo mais este, o segundo sinal negativo da Direção de impor a disciplina na U.P, e em matéria de Estado o 5º motim consecutivo nesta semana que se finda, espera-se que a SAP tome medidas severas para coibir estas práticas que estão se tornando costumeiras e que podem vir a refletir na atual administração de Tarcísio de Freitas, já um tanto desgastado por falar em demasia sobre a aplicação de Privatizações, Concessões e PPPs, empréstimos bilionários e para pagamentos a longo prazo e a falta de Segurança Pública no Estado com baixos e desvalorizados efetivos em todas as suas Forças Policiais.

Dito isso, o mínimo que se espera de um ambiente prisional é que haja de fato a imposição da ordem e da disciplina para todos os custodiados, que é o eixo principal e que transmite e transpira estabilidade e segurança não apenas para os policiais penais e demais servidores ali lotados, mas para toda a população do entorno de uma Unidade Prisional.

Penitenciária de Itatinga que foi inagurada em 23/09/2016 como Centro de Detenção Provisória
(CDP) de Itatinga, e que na ocasião segundo o próprio governo tinha capacidade para apenas 760 presos
Mas segundo nota-se nesta referida Unidade Prisional, diferente do que ocorreu nas Penitenciárias de Flórida Paulista, Mirandópolis, Pacaembu e Osvaldo Cruz, onde foi feita a convocação  grupo de Intervenção Rápida (Gir), para a efetiva imposição da ordem e disciplina e também para acompanhar e dar a devida segurança aos agentes em uma Operação Pente Fino.

Operação esta que culminou com o consequente bonde para Penitenciária de Venceslau das lideranças negativas identificadas das U.Ps acima citadas, e há que se dizer e enfatizar que o Raio 06 da referida U.P é onde se localiza os presos que são lideranças e também os demais associados à facção PCC, que assim como os demais presos, deitam e rolam, pois ali nada acontece.

Com medo de retaliações os servidores com receios de irem procurar a grande imprensa e por meio deste Blog pedem socorro a SAP, para que tome medidas que venham a restaurar de vez as duas medidas que sempre existiram na Unidade, que são a Ordem e a Disciplina, para que, desta forma possam ter tranquilidade e segurança para desenvolverem suas atividades, sabendo que irão retornar no final do plantão incólumes às sua residências e aos seus familiares.

Matéria atualizada em 31/12, pois foi passado o dia errado do motim.

Leandro Leandro

19 comentários:

  1. Trabalho nessa Unidade, tais fatos descritos acima não ocorreram, estive de plantão ontem, como a alguns plantões em sequência, para poder folgar o final de ano, não houve nada disso! O que ocorre são funcionários pilantra que estão de licença (metendo o loco) que nunca representaram em nada na Unidade, nunca somaram com os honrados funcionários daqui querem tumultuar, ficando ouvindo histórias da rádio ASP e forjando tal como da agressão que houve com um funcionário a tempo atrás, onde a equipe com excelência ajudou o companheiro de serviço, intervindo e resolvendo o problema, não ausando dano maior ao funcionário! Preso respondeu o B.O. e foi imediatamente encaminhado ao castigo da P1! Posso falar com conhecimento de causa pois trabalho aqui! Há homens e mulheres honrados que fazem dessa Unidade a mais Diaciplinada e segura a qual já trabalhei nos meus 20 anos de SAP! O crime organizado aqui não tem vez! 20 visitantes presa com drogas só esse ano, fora do ar onde os presos na hora da tranca ficam em formação todos de camisa! Pode chegar PCC da capital e baixada que logo entram no ritmo da Disciplina! Solicito ao responsável do blog que antes de publicar algo procure saber, pois tais inverdades denigrem a imagens desses honrosas ASP (futuros Policiais Penais) que aqui trabalham!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está correto, a informação chegou agora de manhã e eu irei corrgir agora a matéria, os fatos segundo chegaram ocorreram na quarta feira. Mas em relação a esta situação das licenças disso eu não tenho conhecimento, e sei também que pode ocorrer sim. Mas em todo caso vou fazer uma acareação e se isso de fato não ocorreu eu irei apagar a matéria, mesmo porque não estamos aqui para satisfazer a vontade de alguns, mas para falar a verdade. E tenha um Feliz Ano Novo.

      Excluir
    2. Você é um fanfarrão um comédia , essa unidade não tem Disciplina nenhuma diretor geral seguro e Disciplina não serve nem pra ser guarda quem dirá direto de Disciplina, tbem trabalho nessa unidade e vc deve trabalhar trancado no ar condicionado pra falar que a cadeira e a melhor que vc trabalhou e lá com 20 anos de SAP tem uns 4 ou 5 ASP
      Vc é um baba ovo cresce vira homem rapaz , falar esse monte de merda se vc é pai de família devia honrar sua família e não falar essas merdas

      Excluir
  2. Bom dia, isso é lamentável mas o diretor geral e seguro e não sabe nada de carceragem , aí ele tirou o Disciplina que assediava as guardas e era ruim , aí o D. G conseguiu trazer um Disciplina pior que outro além de seguro da palavra pro preso contaria guarda , além desses casos teve uma vez que o preso correu atrás dele lá no pote , mas ele conseguiu passar o portão e fechar , mas proibiu qquer guarda de fazer alguma coisa com o preso .
    Será que o secretário não vai tomar providências, por muito menos trocou o DG de Avare ?

    ResponderExcluir
  3. Governo quer sucatear cadeia, assim teria um álibi para privatizar tudo que puder, simples assim.

    ResponderExcluir
  4. Trabalho na unidade desde a inauguração, e sim aqui tem disciplina, sim! O caso ocorrido na quarta não condiz com os fatos narrados. Como citado acima a unidade tem disciplina com uma Diretoria séria e funcionários comprometidos com a segurança e disciplina da unidade...agora esses funcionários q só sabem meter o pau na unidade deve ser aqueles q esta afastados pq tomaram bonde d setores onde trabalhavam e acham melhor ficar desrespeitando funcionários e diretoria s escondendo num blog...nem coragem d colocarem seus nome tem....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade nessa unidade um faz o trabalho de 7 e ainda quer mais kkkkk nessa unidade ninguém quer trabalhar pq tem um monte de puxa saco kkkkkkk nessa unidade asp passa pano pra diretor kkkkkk Verdade nessa unidade é o céu kkkkk

      Excluir
  5. Primeiro temos que traduzir para a língua portuguesa os comentários para depois enterdermos o que foi escrito. 🫣

    ResponderExcluir
  6. O ambiente de trabalho nessa unidade deve ser tenebroso; e não por causa dos presos.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. É...
    Quando identificamos um "gestor" que se infiltra em um blog para redigir um texto enorme tentando transferir a culpa de sua incompetência para servidores afastados para cuidar da saúde mental e narra fantasias concebidas em sua mente perversa de que a "sua cadeia" é exemplo de diaciplina, o negócio é mais grave que pensamos.
    Deixa a matéria no ar Leandro, não permita que esse "gestor" jogue cortina de fumaça para sair do foco.
    A única arma que temos, infelizmente, é expôr nossas feridas e cortar a própria carne.
    Se apresentar somente o mundinho cor de rosa, faremos o jogo dos políticos safados.
    Tem que sair mais matérias denunciando os abusos de ditadores que destroem o sistema e sangram os servidores para permanecer no cargo a qualquer custo, tem que apresentar também os pseudo-servidores safados que metem o louco e que se entregam a corrupção.
    Acabar com essa condescendência de que roupa suja se lava em casa, só ventilando a incompetência dessas víboras que se encostaram no comando da SAP é que a sociedade vai passar a cobrar mais qualidade.
    Na SAP tudo é feito às escondidas, não há mérito, só indicação de amiguinhos puxa sacos marionetados, e pra acabar, agora entregaram aos militares ignorantes que querem transformar o sistema em um quartelzinho medíocre, apequenado, morto intelectualmente e fadado a ser jogado para o último plano para viver de restos e migalhas enquanto eles nadam de braçada nos recursos públicos.
    Ah, e o sujeito usa o nick de "policial penal" e "shacamargo", qualquer imbecil percebe que é a mesma pessoa usando contas diferentes para defender o indefensável.
    Nos respeite, pândego, fale seriamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa muito boa sua postagem , realmente um gestor um DIRETOR , se infiltrar num blog para falar ou querer mostrar que a unidade e a melhor , e o fim dos tempos estamos sem chão , Itatinga é péssima muito ruim cadeia cheia de puxa saco , os presos só respeitam pela competência dos funcionários da carceragem, vamos propor uma coisa pro policial penal ?
      Policial penal em vez de falar que Itatinga e a melhor tem tanta Disciplina, chama o pessoal do blog ou o administrador pra ir conhecer a unidade ir não carceragem conversar com nós lá na carceragem, faz isso mostra que tudo que vc escreveu é verdade ? Vc é um comédia policial penal ou diretor kkkk

      Excluir
  10. Não conheço itatinga. Nunca nem passei na frente. Todavia, todos, sem exceção, estamos sendo sangrados, até a última gota. Após algumas décadas, finalmente aprendi a lição. O estado finge que te paga. O diretor finge que manda, o preso finge que tá reabilitado, e nós fingimos que trabalhamos. Simples assim. Faça sua obrigação, cuide da sua integridade fisica e psicológica. Preserve seu emprego, pegue seu pagamento medíocre e vai cuidar da sua vida. A cadeia foi feita pro preso. Nós estamos só de passagem. O sistema foi feito pra não dar certo. Não é um lugar sério. É apenas um deposito humano que não muda ninguém. Essa é a real. Quem faz o a mais, em prejuizo de sua propria segurança, toma....

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.