25 janeiro 2024

Presos se rebelam no CDP de Americana; ninguém se feriu, diz SAP

Grupo se recusou a sair para o procedimento de contagem, mas situação foi controlada pelos policiais penais.

Por Rodrigo Alonso

25 de janeiro de 2024

Centro de Detenção Provisória (CDP)  "AEVP Renato Gonçalves Rodrigues" de Americana
conta comuma população carcerária de 949 presos, mas com capacidade para 640 detentos segundo a SAP
Um grupo de presos se rebelou no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Americana na manhã desta quarta-feira (24). Segundo a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), os custodiados de cela de um dos pavilhões habitacionais se recusaram a sair para o procedimento rotineiro de contagem, mas a situação foi controlada pelos policiais penais.

A pasta apontou que os agentes não precisaram usar a força e que, portanto, ninguém se feriu. Também não houve danos materiais.

A SAP informou que os detentos saíram para a contagem ainda no período da manhã e que, após a solução da ocorrência, eles foram enviados para o isolamento preventivo disciplinar.

CDP de Americana já foi interditado pela Justiça no ano de 2013, e alvo também da Defensoria
Pública por conta de superlotação em mais de 137% no ano de 2019 - Imagem: Google Earth
Questionada pela reportagem sobre o motivo da recusa dos presos, a secretaria afirmou apenas que tratou-se de um ato de indisciplina. A pasta não informou o número de detentos envolvidos.

“O CDP de Americana opera dentro dos padrões de segurança, com suas rotinas preservadas”, comunicou a SAP, em nota.

Atualmente, conforme consta no site da SAP, o CDP de Americana possui 949 custodiados. No entanto, o local tem capacidade para somente 640 presos.

Fonte: O LIBERAL

6 comentários:


  1. É o que está falando na matéria. Até a SAP agora nos chama de Policiais Penais, ou você ainda não está sabendo? Veja ai: http://www.sap.sp.gov.br/noticias/pauta-22-01-24-1.html#top

    ResponderExcluir
  2. Vc está contente com seu acautelamento do apito tático não é guarda Juju!?!? Parabéns pela conquista.

    ResponderExcluir
  3. Não somos caronistas somos os verdadeiros policiais penais, vcs que usam apitos táticos são policiais de faz de conta... priiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii parabéns a todos pela conquista.

    ResponderExcluir
  4. Nem a SAP sabe mais como nos designar. Primeiro fala em policiais penas. Depois, os agentes. Classe sem identidade, sem valorização, sem respaldo, sem apoio, sem reconhecimento, sem representação alguma....

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.