Jakson Oliveira Santos, de 44 anos, era procurado desde 2005, quando foi beneficiado com a saída temporária da Penitenciária de Casa Branca, onde cumpria pena por tráfico.
Por Elaine Neves — Rio de Janeiro
07/02/2024
![]() |
Jakson Oliveira Santos, de 44 anos, foi preso em uma casa de luxo em Valinhos, no bairro Vale Verde, SP. Ele estava na lista dos criminosos mais procurados do país— Foto: Divulgação Gaeco |
A prisão foi feita por uma força-tarefa envolvendo o 1° Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público.
![]() |
Jakson Oliveira Santos, de 44 anos, o "Dako", foi preso em uma casa de luxo em Valinhos, São Paulo - Foto: Divulgação/Gaeco |
Os agentes apreenderam uniformes camuflados, documentos falsos, uma pistola 9 mm, diversas munições, além de celulares, luvas e equipamentos eletrônicos. Os policiais também localizaram acessórios para fuzis e uma porção de maconha. "Dako" estava dormindo e não resistiu à prisão.
Ele foi preso em flagrante por uso de documentos falsos, porte ilegal de arma de fogo e porte de drogas para uso pessoal.
![]() |
Os agentes apreenderam uniformes camuflados, documentos falsos, uma pistola 9 mm diversas munições - Foto: Divulgação PMSP |
Jakson é apontado por investigadores como um dos principais articuladores de um dos núcleos especializados em mega-assaltos e nos ataques contra forças policiais em 2006. De acordo com o Gaeco de Campinas, "Dako" já tinha uma condenação por associação ao tráfico de drogas e já foi denunciado por um homicídio ocorrido em Campinas, além disso, tinham mandados de prisão pendentes por roubo.
Segundo promotores do Gaeco de Campinas, o criminoso levava uma vida estável e de regalias no interior paulista. Ele emitiu um documento falso, no qual se intitulava "Jakson de Souza", com o qual tirou uma CNH e criou um CNPJ para uma empresa.
![]() |
Jakson Oliveira Santos, de 44 anos, estava foragido desde 2005, quando não retornou após ser beneficiado com a saída temporária - Foto: Divulgação PMSP |
Após a prisão, ele foi para a Delegacia de Polícia de Valinhos. O material genético do preso foi colhido e para ser usado na identificação de Dako em outros crimes.
![]() |
Jakson Oliveira Santos, de 44 anos, o "Dako", foi preso em uma casa de luxo em Valinhos, no bairro Vale Verde em Operação do Gaeco e apoio do Baep da PMSP - Foto: Divulgação |
Mega-assaltos e ataque do PCC
"Dako" é investigado por suspeita de participação em um mega-assalto em Araçatuba (SP), em agosto de 2021. Na ocasião, criminosos armados com fuzis explodiram caixas eletrônicos, usaram reféns como escudos humanos, espalharam explosivos, incendiaram veículos e ainda usaram drones para monitorar a ação. O alvo era uma agência com R$ 90 milhões em cédulas.
Ele também é suspeito de participar do mega-assalto em Confresa (MT), em abril de 2023. Após o ataque, os criminosos fugiram para uma área de mata no Tocantins, dando início a uma caçada organizada pelas forças de segurança, que deixou ao menos 15 suspeitos mortos.
"Dako" ainda é apontado pelas forças de segurança como suspeito de participar dos ataques orquestrados pelo PCC em 2006.
Fonte: Jornal O Globo/UOL
Enkardido diz que Dako é bom. Kkkkkk.
ResponderExcluirKkkkkkkkk
ExcluirDaqui 8 anos o Bolsonaro vai ter um voto a menos!
ResponderExcluirKardilho vulgo Guarda Juju só faz curso EAD, pronto falei.
ResponderExcluirNão temos perfil para fazer curso EAD de apito tático, nossos cursos são de fuzil e .40... priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii
Excluir