11 março 2024

Porque a SAP/SP colocou esta mensagem na abertura de sua página? Só a SAP pode responder

Qual a motivação da Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo em colocar esta mensagem na abertura de sua página na rede mundial de computadores, conhecida como internet?

Leandro Leandro

11/03/2024

Banner aplicado na página de abertura da Secretária de Administração Penitenciária de São Paulo
Ninguém até agora tem um explicação plausível para tal ato, mesmo porque se o Executivo dá sinais de negação é porque algém tem fomentado estas dúvidas, se existe esse alguém, quem seria? Qual a motivação deste alguém? 

Segundo a própria SAP são boatos disseminados por pessoas que querem causar instabilidade entre os servidores da Pasta. Boatos estes que versam sobre (privatização e terceirização) de funções e que são frutos de desconhecimento ou mesmo má intenção.

Mas mesmo assim ficamos em dúvida, pois sabemos que existe uma demora acentuada na entrega do Projeto de Regulamentação, demora essa que faz criar na mente dos próprios servidores estas dúvidas, diante desta demora, vez que estão impacientes e ansiosos aguardando a tão sonhada Regulamentação da Carreira, que irá trazer valorização salarial e garantia de estabilidade profissional na carreira. 

Mas diante deste aviso que surge do nada nos perguntamos, o que levou a SAP a publicar este Banner? Pois até então somente havia dúvidas em relação a demora da apresentação do Projeto de Regulamentação da Polícia Penal, mas se existe estes comentários e boatos, de onde estão vindo? Esta é a questão. 

Foi veiculada matéria no Jornal Valor Econômico abordando a cogestão prisional. O texto
menciona que governos estaduais estão adotando uma política prisional alternativa, com ênfase
na terceirização de presídios - Imagem: Reprodução
Talvez da própria demora do Governo em fazer a Regulamentação, o próprio Governo talvez esteja incutindo esta dúvida na cabeça dos servidores, mesmo porque é publico e notório que empresas de Terceirização e Privatização deram entrevistas recentemente falando sobre consultas feitas pelo próprio Governo do Estado de São Paulo e inclusive em matéria publicada por este Blog.

Replicada do Jornal Valor Econômico no dia 26/02/2024 (Clique aqui para ler) afirmando em seu titulo que: " Estados ampliam aposta em presídios terceirizados", e que diz no primeiro parágrafo da matéria - São Paulo, Minas, Rio Grande do Sul, Santa Catarina estão entre os que preparam novos projetos com empresas privadas.

E diz mais...

O primeiro presídio foi inaugurado em 2012 em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte.

A empresa GPA, detentora do contrato, construiu e gerencia três unidades, onde estão atualmente 2.164 detentos. O contrato prevê a construção ainda de mais duas unidades. Ao todo, abrigarão 3.800 presos. A GPA diz que em 12 anos houve uma fuga.

“Recebemos recentemente representantes dos governos do Maranhão, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo”, diz André Mourão, da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas e gestor do contrato da PPP prisional.

Não se esquecendo que quem faz PPP com cadeia de criminosos e infratores infantojuvenis, também o faz com cadeias de criminosos e infratores adultos.

E talvez tenha sido este um dos motivos de os guardas estarem afoitos e apreensivos, somados a demora da Regulamentação, pois isso não é natural e vai contra os preceitos constitucionais, na verdade é apenas uma maneira de terceirizar um problema do Estado, e ter alguém para jogar a culpa quando a coisa der errada.

Complexo penitenciário em Minas foi o 1º do país a funcionar por meio de PPP - Jornal O Globo
Então diz um ditado que onde há fumaça há fogo, depois de um Jornal com credibilidade como o Valor Econômico, publica uma matéria com este teor explosivo, o Governo se arrastando para apresentar o Projeto de Regulamentação da Polícia Penal, e vocês querem que a cabeça dos guardas fiquem como? Quem está plantando isso na cabeça da Categoria?

Tudo o que os Policiais Penais desejamé trabalhar em paz e com profisionalismo, serem respeitados e também terem boas remunerações, pois o trabalho será feito de qualquer maneira, e com o mesmo profissionalismo, com orgulho em saber que estão do lado certo da história e trabalhando em defesa da sociedade.

Mesmo sendo vítimas da criminalidade, de organizações criminosas e de todos os perigos e riscos incutidos na profissão, sabemos porque viemos trabalhar aqui, ninguém foi enganado ou veio sem saber onde iria trabalhar, mas respeito e valorização são imprescindíveis para nossa própria sobrevivência em ambientes insálubres, superlotados, e onde é necessário se utilizar do Poder de Polícia diuturnamente para ter credibilidade e confiaça em seu próprio trabalho e o respeito da massa carcerária. 

Não, não acredito que seja de outra fonte além do próprio governo esta idéias, pois não foi nenhum policia penal Asp ou Aevp entevistado para dar tais parâmetros a entrevista acima citada, e, esperamos de fato que isso não venha a ocorrer, pois vai contra a racionalidade e a responsabilidade do Governo de estar presente nas Unidade Prisionais.

E por meio de seus servidores concursados exercer seu Poder de Polícia no combate as Facções e ao Crime Organizado e desta maneira dar o efeitvo cumprimento aos mandamentos da Lei de Execuções Penais (LEI Nº 7.210, DE 11 DE JULHO DE 1984), à ressocialização e reintegração dos presos condenados pela Justiça ao convívio social conforme deseja seus familiares, a sociedade, os legisladores e enfim à própria SAP.

Leandro Leandro.

16 comentários:

  1. quando um dirigente de futebol vem a público dizer que o treinador não será demitido, o mesmo é mandado embora dois dias depois

    vem coisa ruim por aí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me falaram a exata mesma coisa quando mostrei o comunicado kkkk

      Excluir
  2. mas os guardas continuarão a votar nos privatistas, como fizeram com Dória e Tarcísio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que se fud... Essa categoria ,minha consciência está tranquila,votei no hadadd

      Excluir
    2. Vai pra cuba kardilho, lá tem um monte de pobre que votou na esquerda..

      Excluir
  3. E o Tarcísio não disse a mesma coisa da Sabesp?!?!?! E agora quer privatizar ??!?!!

    ResponderExcluir
  4. Todo mundo sabe que está polícia penal só vai vir bucha, só vão tirar benefícios e aumentar deveres, agora a ansiedade é já que vai "fder" mesmo" que fod4 logo, como o ser jabazinho quer....

    ResponderExcluir
  5. Se ele falou que não vai privatizar é porque vai, pois esse Governo não cumpre palavras!! Se não privatizar segurança vai privatizar onde pode!!

    ResponderExcluir
  6. O governo é igual mulher, sim é não é não é sim. Fato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você não leve isso a sério na sua vida, se uma mulher te disser não e você insistir estará cometendo um CRIME.

      Excluir
  7. Kardilho vulgo guarda juju
    Analisando os horarios postado dos seus comentarios, voçê é ADM pronto falei.

    ResponderExcluir
  8. Tem que privatizar tudo msm e pronto acabou!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pede a conta então, Jão. O meu trabalho, para o qual prestei concurso, quero continuar fazendo e sendo valorizado por isso.

      Se joga, mona.

      Excluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.