10 agosto 2024

Preso é condenado pela segunda vez por ameaças a promotor de Justiça em SP

Na fase de inquérito e em juízo, o preso negou ter escrito o bilhete com as ameaças. Magrelo afirmou que o exame grafotécnico constatou que a letra na mensagem apreendida não era dele.

Josmar Jozino
Colunista do UOL
10/08/2024

Promotor do Gaeco Lincoln Gakiya, que investiga o PCC desde 2005 e foi o responsável por
pedir transferência de Marcola - Imagem: Arquivo Pessoal/Leandro Leandro
A Justiça condenou a 6 anos e 4 meses o preso Wesley Ferreira Sotero, 29, o Magrelo, apontado como integrante do PCC (Primeiro Comando da Capital) e acusado de envolvimento em um plano da facção para matar o promotor de Justiça Lincoln Gakiya, de Presidente Prudente (SP).

Segundo a Polícia Civil, em 5 de setembro de 2022 agentes apreenderam um bilhete na cela 55, habitada por Magrelo na Penitenciária 1 de Avaré (SP), contendo ameaças contra Gakiya e outras autoridades públicas. Os ataques deveriam ocorrer no mês seguinte, durante as eleições.

A sentença foi publicada na quinta-feira (8) pela juíza Roberta de Oliveira Ferreira Lima, da 2ª Vara Criminal de Avaré. A magistrada observou que a materialidade e a autoria dos fatos foram devidamente comprovadas nos autos processuais.

Wesley Ferreira Sotero, o Magrelo: condenado a mais de 20 anos de prisão - Imagem: Revista Veja
A reportagem não conseguiu contato com os advogados de Magrelo, mas publicará na íntegra a versão dos defensores dele assim que houver um posicionamento.

Na fase de inquérito e em juízo, o preso negou ter escrito o bilhete com as ameaças. Magrelo afirmou que o exame grafotécnico constatou que a letra na mensagem apreendida não era dele.

A SAP (Secretaria Estadual da Administração Penitenciária) instaurou à época o Procedimento Disciplinar 149/2022 para apurar a possível participação de Magrelo em atentados contra o promotor de Justiça, diretores de presídios e policiais civis no período eleitoral.

Bilhete foi apreendido na cela 55, habitada por Magrelo na Penitenciária I "Dr. Paulo Luciano Campos" de Avaré - Imagem - SAP/SP
O bilhete falava ainda em ataques a bases policiais e ao governo estadual. Dizia que os atentados deveriam afetar as eleições porque não haveria mais comícios nem passeatas. Os ataques seriam em represália à permanência da liderança do PCC em presídios federais.

O Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), unidade de elite da Polícia Civil, sediada na zona norte paulistana, também instaurou inquérito para apurar o caso e ouviu Magrelo. Ao ser interrogado, ele alegou ser inocente.

Bilhete que teria sido achado em cela de integrante do PCC com ameaças de ataques/Imagem: Reprodução/Brasil Urgente

Polêmica e desmentidos

O caso gerou grande polêmica. E isso porque no mesmo dia da apreensão do bilhete um "salve" (comunicado) do PCC também foi interceptado pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), em vários presídios paulistas, desmentindo as notícias de ataques.

O comunicado do PCC informava que a facção não iria promover atentados, não queria violência e tampouco derramamento de sangue. O "salve" afirmava ainda que a situação dos líderes da organização criminosa recolhidos em presídios federais seria resolvida dentro da lei.

Após a apreensão do bilhete, a SAP isolou Magrelo em cela disciplinar por medida cautelar. Não é a primeira vez que o preso é acusado de ser flagrado com mensagens contendo ameaças às autoridades ligadas às forças de segurança.

Datena falou ao vivo sobre suposto ataque

Em setembro de 2020, quando estava na Penitenciária de Presidente Bernardes, agentes encontraram com o preso um bilhete também com ameaças a Lincoln Gakiya. Por conta disso, no ano seguinte, Magrelo pegou uma pena de 4 anos e 10 meses.

PCC publicou um Salve dizendo que era fake news

"SALVE GERAL 22/09/2022

um firme forte sincero leal abraço a todos irmãos e companheiros, Espero que todos estejam bem quando esse chegar em suas mãos.

Meus amigos, como todos sabem vamos direto ao assunto, para não esticar e não prolongar escrita, está circulando uma notícia Fake, referente a um suposto salve geral que saiu do sistema prisional, ou seja da federal diretamente, Como todos sabem, inclusive o estado e as autoridades maior, que não tem possibilidade de estar saindo esse tipo de situação lá de dentro, e nem mesmo da forma que chegou, Porém época de eleição e eles se encontra desesperado e que é um subterfúgio, uma saída para tentar algo, estão começando a usar a golpe baixo para tentar se eleger em cima de notícia Fake, e conversas, mais que isso será impossível, Deixamos bem claro sem nenhuma sombra de dúvida que esse salvo não procede, nenhum intuito que ele está sendo dito, nem a forma que está sendo escrita, e nem a direção que está vindo, isso é só mais uma forma de tentar nos prejudicar, pedimos que todos fiquem tranquilo , Que não temos nada haver com eleição nem com política, que cada um faça o seu papel que tenha de ser feito, que não temos nada haver com isso e não temos isso em mente em momento algum, que até tentaram cria algo , tentando fazer alguma coisa Parecida com nós, mais somo originais ate em nossos desafetos, não tem como copiar está nos copiando , fizeram uma situação péssima , mal escrita, deixando notável, totalmente sem nexo

vamos deixa bem claro aqui para todos que não procede esse salve, é deixando bem legível, diretamente Para o (Datena ) que O que temos para resolver com o governo atual não será resolvido em cima de sangue, nem violência, nem de forma irracional, e sim em cima de papel de forma cabível dentro das leis, Em cima dos direitos e deveres , forma inteligente, ou seja o que está passando na televisão é só mais uma das mentiras que ele fala, mais uma criação dele com suas reportagens, para tentar ganhar ibope pois ele mesmo não tem mais o que fazer, não tem mais o que mostrar, o próprio país não ajuda a ter boas notícias para população, ele nao tem entretenimento e um bom programa, mais tem que ocupa um horário e se manter ao vivo em rede nacional, sendo assim ele por sua vez inventa notícias fake para poder ganhar ibope.

Mas ficamos tranquilos e queremos deixar toda a população tranquila, para que tenha em mente a decisões que vocês brasileiros estão vendo com seus olhos e que façam valer, sem nenhum vínculo com nenhum tipo de candidato ou partido que a voz do povo seja a voz de Deus.

Desde já deixamos sincero forte leal abraço a todos que Deus nos abençoe nos proteja

ASSINADO::PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL"

O "salve" que nega a autenticidade do "salve" lido no Brasil Urgente chegou aos jornalistas por meio dos soldados da facção nas ruas.

Sobre o bilhete relatado por Datena, em nota, a "Secretaria da Administração Penitenciária informa que não comenta casos sigilosos e em andamento. A SAP encaminhou a documentação apreendida para a Polícia Civil, que investiga o caso".

A coluna procurou a Bandeirantes por meio de sua diretoria de comunicação, para que a emissora se manifestasse sobre o caso. 

Após a publicação deste texto, a Band informou que Datena "reafirma a notícia" dada no Brasil Urgente, alegando que suas fontes eram conhecidas, ao contrário do "salve" que nega o planejamento de ataques nas eleições.

Datena alegou no ar que não foi procurado pela reportagem, descartando a busca que a coluna fez de sua versão por meio da Band. "A repórter procurou a Band, não me procurou, mas a Band não foi citada, quem fui citado fui eu", justificou ele no ar, refutando a veracidade do bilhete que nega aquele noticiado por ele.

Fonte: UOL/ Folha de São Paulo-Coluna F5

5 comentários:

  1. Kardilho: aiiii Aiiiiiii lelê adoro seu blog, mas você fica só postando a mesma foto do Lincoln, nesta mesa com computadores que gatoooo ...
    Você tbm é gatinho lelê .
    Assinado Fundão do ADM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..Henrique Cardilho,o valentão da portaria..leãozinho desdentado.

      Excluir
  2. Que bicha mona este kardilho,
    Já não basta o AEVP de galha, já quer juntar o holerite com o Leandro?
    Ele é casado; seu safadinha.

    ResponderExcluir
  3. Bipolar, homoafetivo detectado acima.

    ResponderExcluir
  4. Kardilho: Bipolar, homoafetivo detectado acima , mas vc tbm é gatinho.
    Gália: sai pra la sua mona do ADM, quando vc sair do ADM vc me procura vou levar vc pra conhecer o Marcos Neto policia brabo tbm, quem sabe vc deixa nos em paz. Cachorra ordinária.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.