22 setembro 2024

Polícia Militar realizando trabalho que seria natural da Polícia Penal, recaptura 563 presos em 4 dias de "Saída Temporária" em SP

Segundo Secretaria da Segurança Pública (SSP), 547 presos foram recapturados por descumprirem regras e 16 por cometerem novos crimes.

Da Redação

22/09/2024

Preso do Centro de Detenção Provisória de Franco da Rocha é flagrado em descumprimento de "Saída Temporária"
Na terça-feira (17/9), cerca de 50 mil presos de SP foram liberados para a saidinha. Nas primeiras horas, 15 detentos foram recapturados - Metrópoles

São Paulo — As forças de segurança recapturaram 563 presos em quatro dias da saidinha temporária em São Paulo. Desde a última terça-feira (17/9), 29,5 mil detentos deixaram o sistema prisional paulista por causa do benefício.

Relator do projeto de lei que acaba com o benefício, o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, classificou a liberação dos presos como “um absurdo”.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), 547 detentos voltaram para a cadeia porque violaram as medidas impostas pela Justiça para manter o benefício, como permanecer na cidade informada ao Judiciário, não ficar na rua no período noturno e nem frequentar bares, boates e se envolver em brigas.

Além destes, foram presos em flagrante 16 criminosos que se valeram da saidinha para praticar novos crimes, segundo dados divulgados pela secretaria. O número já representa 83% dos detidos em sete dias da saída temporária de junho deste ano.

Até a sexta-feira (20/9), 220 dos presos flagrados descumprindo as regras da saidinha estavam na cidade de São Paulo e na região metropolitana, conforme o balanço atualizado do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom).

Preso em "Saída Temporária" é flagrado em descumprimento de Álvara de Soltura por Policiais Militares
Na terça-feira, apenas algumas horas após os presos terem sido liberados para a saidinha, 15 detentos foram recapturados no centro da cidade, na região da Cracolândia, o que viola as medidas impostas pela Justiça.

No interior paulista, os policiais recapturaram 327 detentos, sendo os maiores números nas regiões de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba e Piracicaba.

O descumprimento da regras da saidinha temporária resulta na prisão e no retorno ao sistema prisional, conforme portaria publicada pela SSP, com anuência da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), no ano passado.

Operação Integrada em Ribeirão Preto prende 17 detentos na terça-feira, 17/09, por descumprimento de "Saídas Temporárias"
Os detentos recapturados são encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para exame pericial e, em seguida, levados para a penitenciária.

Na última saída temporária de presos, realizada entre 11 e 17 de junho, 677 detentos foram recapturados em todo o estado, segundo a SSP.

A Polícia Militar encaminhou os presos ao Instituto Médico Legal (IML) central, para passarem por exame pericial e, ainda hoje, eles serão encaminhados de volta aos presídios. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), dentre os 15, três usavam tornozeleira eletrônica.

Fonte: METRÓPOLES

Contraponto:

Cada um seu quadrado
Na maioria dos Estados da União, tal missão está intrisecamente ligado à Polícia Penal, cujos trabalhos são operacionalizados pelos Policiais Penais, que trabalham em Operações Conjuntas com Policias Militares, Civis e Rodoviários, no combate ao crime cometido por beneficiados por "Saídas Temporárias",  também nos descumprimentos das "Regras das Saídas" e na recaptura de fugitivos do Sistema Prisional. 

Diferente do Estado de São Paulo, onde por meio de lobby tais Operaçoes foram delegadas a Secretária de Segurança Pública com apoio do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que sabe que quem cuida da Execução da Pena é a Polícia Penal, mesmo porque históricamente fomos uma Coordenadoria do TJSP, mas que estranhamente seus Desembargadores nem mesmo questionaram se eles tinham ou não às condições, habilidades, treinamenttos e equipamentos  para trabalharem em conjunto com a PM, mesmo sendo eles os especialistas na sua própria matéria prima de trabalho diuturno. 

Mas enfim, é o que tem para nós, enquanto estivermos sob a tutela dos Militares atualmente no Comando da SAP ou então que algum Governador faça a dicotomia da Polícia Penal da SAP e nos transfira sob a Tutela do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que é de onde nunca deveriámos ter saido. Pois o ciclo da Persecução Penal se encerra nas nossas mãos, com o devido cumprimento da pena e a busca da ressocialização. 

E deixem o Corpo Burocrático, Educacional, de Saúde e Licitações de materiais sob a administração da SAP.

Obs: Senhores Policiais Penais, lutem por tudo que seja responsabilidade da Polícia Penal, TCO, Escolta, Recaptura, Monitoramentos, Muralhas, Chão da Cadeia, Fundão, Radial, Raios, Galerias, Ressocialização, Revisora, Viúva,  também Paiol e Armeiros que em breve irão surgir e o mais que for de suas competências, pois a cada perda de responsabilidade menos Policia vocês se tornam, e mais dependentes e subjugados serão futuramente!

Leandro Leandro.

24 comentários:

  1. Quem quer recapturar preso na rua???

    Tô fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu? Monstro? Nunca...
      Mas vc é o Dinossauro...
      Não é a mamãe‼️🦖🦕

      Excluir
    2. Cuidado heim... a çápi tá caçando os poeteiros de plantão...

      Aposenta, antiguêra podre!!

      Excluir
    3. Vc está fora msm, com seu INVEJÁVEL apito tático não resolve nada... priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii priiii

      Excluir
  2. Correr atrás de ladrão de saidinha na rua?! Tô fora. Deixo pra PM mesmo, não prestei concurso pra isto não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está correto amigo, faça somente o seu serviço, apertar botão e apitar sem parar.... priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii

      Excluir
    2. O seu botão pelo visto apertam direto. Kkkkk.

      Excluir
    3. Acharam o "ponto G" da Kardilha kkkkkk 🤣

      Excluir
  3. Não tem servidor nem para trabalhar dentro das cadeia imagina fazer recapitura e outra isso não está nas nossas atribuições nem na lei antiga nem nessa da Policia Penal!

    ResponderExcluir
  4. Recaptura de fugitivos parece ser restrita ao momento da fuga ou à perseguição imediata. Explica-se: liberdade, restrita ao momento da evasão ou à perseguição imediata.
    Parágrafo único - Decreto disciplinará a estrutura e detalhará as atribuições
    da Polícia Penal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Se o Leandro ou mais algum braço gordo quiser ficar na rua caçando vagabundo que fique, eu não vou.

      Excluir
    2. Exato ou seja ASP penal continuará apertando botão e apitando e AEVP continuará com suas atribuições na muralha ou na escolta ambos no conforto de um ar condicionado geladinho e sem falar daquele quebra tbm no conforto de um ar condicionado geladinho.... parabéns a todos pela conquista... Priiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii Priiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii Priiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii Priiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii Priiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

      Excluir
  5. Kkkkk... não é possível!!! Lutar pra recapturar preso em saidinha? Não não. Não é e nunca foi nossa atribuição. Nem antes, nem será depois. Sem previsão legal e sem a menor condição de o fazê-lo. Tô remando na cadeia inteira pq não tem guarda. Nem blitz da pra fazer pq tem mais preso em 1 cela do que no turno todo. Tem que ver a realidade primeiro. Mal há condições de fazer contagem, quanto mais outras atribuições que nem nossa é. Na vdd, o preso saiu da unidade, o vínculo com a SAP está rompido temporariamente. É a cota da PM msm e ainda que venha a PP, continuará sendo.

    ResponderExcluir
  6. trabalho do "puliça penau" é dentro da cadeia........ com déficit de funcionários e ainda teremos que fazer o trabalho da polícia militar "Rondas, diligências e apreensões".....tá de brincadeira, só pode esta comendo no pote do Tarcísio......, há, garotos.....esperem a policia penal mesmo....... a caneta vai cantar a partir de janeiro com ordens de serviço, regulamentações e tudo mais para nosso maior benefício......

    ResponderExcluir
  7. O Kardilho, querendo agradar a chefia, já falou que essa atribuição é dele. Ele falou que "vai prender todos esses paus no cool". O monstro da revisora 😂

    ResponderExcluir
  8. Leia na íntegra as atribuições da Polícia Penal. Onde vc viu que essa função é do policial penal? Quer correr atrás de bandidos? Faça outro concurso específico pra essa função.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.