19 outubro 2024

Apontado como maior ladrão de banco do Brasil, Zequinha é beneficiado com semiaberto no CPP de Valparaíso/SP

O detento Luciano Castro Oliveira, 50, o Zequinha, foi transferido da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau (SP) para o Centro de Progressão Penitenciaria de Valparaíso (SP).

Do UOL

19/10/2024 

No momento de sua prisão, foram apreendidos cerca de R$18.000,00, e Zequinha se passava
por vendedor de limões e frequentava cultos, sendo chamado de "irmão joão" na cidade - Imagem: PM/PC
Apontado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo como um dos maiores ladrões de banco do país foi beneficiado com o regime semiaberto. O detento Luciano Castro Oliveira, 50, o Zequinha, foi transferido da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau (SP) para o presídio de Valparaíso (SP).

Segundo o MPSP, Zequinha disse em audiência em setembro de 2020 que sua missão no PCC (Primeiro Comando da Capital) era matar ou mandar matar o promotor de Justiça Lincoln Gakiya, o coordenador  regional dos presídios da região Oeste, Roberto Medina, e o ex-governador João Doria.

17.set.2020 - Luciano Castro de Oliveira, o Zequinha, ao ser detido no interior de São Paulo Imagem: Divulgação/PM/PC
No último dia 3, o ministro Ribeiro Dantas, do Superior Tribunal de Justiça, havia autorizado ao preso a progressão para o regime aberto. No entanto, o MPSP recorreu por meio de embargos de declaração, e o STJ reformou a decisão para o semiaberto sem necessidade de exame criminológico.

A Justiça de São Paulo já tinha se manifestado contra a progressão de regime prisional para Zequinha, por entender que ele é condenado por crime hediondo, com período longo de pena a cumprir (até 2039), e por considerar que era "prematura a concessão do benefício pretendido".

O TJSP havia decidido manter Zequinha preso, atendendo a pedido do MPSP e da 5ª Delegacia de Investigações sobre Furtos e Roubos a Bancos, do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais).

Na época de sua prisão em 2020, Zequinha figurava como primeiro colocado na lista dos criminosos mais procurados do Brasil

MP prevê fuga do semiaberto

A polícia pediu a prisão preventiva de Zequinha, alegando que ele tinha sido denunciado em processo que o manteve preso sob a acusação de usar dinheiro do crime na compra de terrenos, veículos e de uma fazenda na cidade de Piraju (SP), onde foi capturado em setembro de 2020.

Centro de Progressão Penitenciária de Valparaíso para onde foi transferido o perigoso assaltante
de bancos e que ficou foragido por mais de 15 anos, e tão pouco tempo preso
Ainda conforme o MPSP, a defesa do preso também recorreu e conseguiu a progressão do cliente para o regime semiaberto. Zequinha foi transferido ontem para o CPP (Centro de Progressão Penitenciária) de Valparaíso, no Oeste do estado.

O Ministério Público acredita que Zequinha não ficará muito tempo atrás das grades e que abandonará o regime semiaberto na primeira oportunidade que tiver. As autoridades ligadas às forças de segurança de São Paulo também temem que ele cumpra a ordem do PCC para matar agentes públicos.

Quem é Zequinha?

Fonte:UOL

Vídeo: Youtube - Rede Record - Fala Brasil

11 comentários:

  1. Respostas
    1. Kardilho vulgo Guarda Juju do Marrey e o pançudo do sifu inventando salve geral só pra subir no muro e usar armas e colete, 2 lixos.... priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii

      Excluir
    2. Kardilho vulgo Guarda Juju vira homem e assuma as cagadas que vc faz !!!!!

      Excluir
  2. Esse é o congresso e câmara que temos, se preocupam apenas com seus penduricalhos, o resto foda.se...

    ResponderExcluir
  3. Alguém já soube de notícias, onde o Ministério Público já se manifestou contra a Progressão de Regime? Ou no caso, sobre a saidinha? Não adianta ter preocupação com possível fuga, e não lutar contra questões que favorece o acontecimento delas.

    ResponderExcluir
  4. Pode ser o maior criminoso do Brasil, a LEP tem que ser cumprida. Seja quem for o criminoso!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.