31 outubro 2024

Policial penal diretor de U.P., é preso por facilitar entrada de celulares para detentos, na Grande Fortaleza/CE

Com ele, foram apreendidos diversos aparelhos celulares, bem como quantia substancial de dinheiro em espécie. Além disso, um veículo de luxo, de propriedade do suspeito, foi apreendido no decorrer da operação.

Por Samuel Pinusa, g1 CE

31/10/2024

Nas redes sociais, Ramony vinha publicando a rotina enquanto policial penal e viagens de luxo - Foto: Reprodução/Redes Sociais
O policial penal Ramony Emanuel de Melo Costa foi preso, nesta quinta-feira (31), suspeito de facilitar a entrada de celulares em um presídio de Itaitinga, na região metropolitana de Fortaleza.

A informação foi confirmada pela Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD). 

Por meio da Delegacia de Assuntos Internos (DAI), foram cumpridos mandados de prisão temporária e de busca e apreensão contra o policial penal.

O indivíduo preso nesta quinta feira era Diretor da Unidade Prisional Itaitinga I - Presídio
em Itaitinga - Imagem: Beatriz Boblitz/Arquivo

Diretor de Unidade Prisional

O policial penal preso suspeito de fornecer celulares para presos era diretor da Unidade Prisional Agente Penitenciário Luciano Andrade Lima (UP-Itaitinga1). A exoneração de José Ramony Emanuel de Melo Costa do cargo foi publicada na edição dessa quarta-feira, 30, do Diário Oficial do Estado (DOE).

Conforme a portaria, a exoneração ocorreu em 17 de outubro último. Antes desse cargo, Ramony de Melo havia sido diretor da Unidade Prisional Professor Clodoaldo Pinto (UP-Itaitinga2). 

Ele estava à frente da unidade quando ocorreu a tentativa de fuga registrada em 3 de agosto, motivo pelo qual chegou a ser convidado para esclarecer o episódio pelo senador Eduardo Girão (Novo).

Nas redes sociais, Ramony vinha publicando a rotina enquanto policial penal e viagens de luxo - Foto: Reprodução/Redes Sociais
Ramony também havia sido chefe de equipe da Unidade Prisional de Segurança Máxima do Estado do Ceará (UP-Máxima), como mostrado pela própria Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) em press-release de junho de 2023.

Atualmente, ele estava lotado na Unidade Prisional de Ensino, Capacitação e Trabalho de Itaitinga (UPECT-Itaitinga).

Procurado pela reportagem, o advogado Carlos Bezerra Neto, que acompanhou a prisão, afirmou não ser possível uma manifestação no momento por não ter sido dado acesso à íntegra da investigação. "Mas acreditamos, inicialmente, na inocência", declarou o advogado.

O advogado, que é também coordenador jurídico da Associação dos Profissionais da Segurança (APS), afirmou que, no material que lhe foi apresentado na delegacia, havia algumas "inconsistências". 

Saiba Mais

O policial penal foi apontado como “suspeito de liderar um esquema voltado para a introdução de aparelhos celulares em unidades prisionais”, conforme divulgado pela Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD).

Nesta quinta-feira, 31, a Delegacia de Assuntos Internos (DAI) cumpriu mandados de prisão temporária e de busca e apreensão em desfavor dele. “Durante as buscas realizadas, foram apreendidos diversos aparelhos celulares, bem como R$ 40.000,00 dinheiro em espécie em sua bolsa.”, afirmou a CGD. 

Nas redes sociais, Ramony vinha publicando a rotina enquanto policial penal e viagens de luxo - Foto: Reprodução/Redes Sociais
“Além disso, um veículo de luxo, de propriedade do suspeito, foi apreendido no decorrer da operação”. A CGD ainda afirmou que um processo administrativo foi instaurado contra Ramony; se considerado culpado, ele pode vir a ser expulso da corporação.

A Controladoria também determinou que o caso fosse levado à investigação disciplinar, para avaliação da conduta do agente penal.

Segundo suas redes sociais, a rotina do policial penal era de ostentações com viagens e automóveis de luxo 
A operação teve o apoio da Secretaria da Administração Penitenciário e Ressocialização (SAP).

Por meio de nota, a SAP disse que apoia de forma integral e transparente o trabalho da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública. “Por fim, a SAP reafirma o seu compromisso ininterrupto de combate ao crime”.

Fonte: G1/O POVO

6 comentários:

  1. COM ESSA CARINHA E BARBINHA CERTEZA QUE É (EVP) PAGANDO DE BRAVÃO NA RUA COM MAIS CINCO JUNTOS........ MAS DENTRO DA CADEIA TREME IGUAL CAPETA EM FRENTE A CRUZ. ISSO PQ NO QUE SERÁQUESERÁ SÓ TEM 80 PRESOS POR CADEIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem fez concurso pra apertar botão e apitar foi vc, agora quer se jogar do seu serviço, seja homem pegue o seu apito tático e apite sem parar priiiii priiiii priiiii priiiii priiiii priiiii priiiii priiiii

      Excluir
    2. Anônimo chupa rola de chefia para ficar no seguro pianinho

      Excluir
  2. Geralmente DGs, estão acima de qualquer suspeita. As normas facilitam essa situação pois, não são revistados, e possuem livre acesso aos diversos locais da Unidade Prisional. Quanto a questão " viagem de luxo ", não considero viajar ser um luxo pois, com as facilidades de pagamentos nos dias de hoje, é possível se programar pra viajar a qualquer lugar do mundo. Essa semana por exemplo, uma viagem de ida e volta pra Europa ( Portugal), estava por aproximadamente 3 mil reais, e você pode pagar em até 12x no cartão. Em nosso caso, viajar é uma necessidade, não um luxo. No mais, o indivíduo se corromper, é um desastre moral!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bill boa noite, as informações que me chegaram foi por exemplo que passou as Olimpiadas em Paris, só para voce ter uma ideia, e a viagem realmente não é cara, o que é caro é a estadia, alimentação, hospedagem, estas coisas são caras, segundo consta também, não foi apenas uma viagem foram várias viagens para a Europa, Suiça, França, Itália, e cada vez segundo passaram, para um país diferente, e sem nunca ter pago um banho de sol. E olha um dos comentários que chegou do Ceará: "SENHORES hoje foi feita a prisão em flagrante do PP Ramony, finalmente podemos falar abertamente quem colocou os celulares que nos prejudicaram nos últimos meses, e que poderiam sim colocar nossas vidas em risco, foram tempos sombrios onde nossos colegas desconfiavam uns dos outros e infelizmente os que sabiam da informação não podia falar nada por precaução, mas agora podemos falar e festejar porque pior que um vagabundo é um vagabundo fardado que trai a confiança de todos." Complicada a situação em que estavam por lá. Mas como você mesmo disse, o desastre moral ocorreu, abusou da confiança dada. Que pague o preço se tiverem as provas e vier a ser condenado.

      Excluir
  3. EnKardido fazendo sua autobiografia. Segurão que paga de monstro. Kkkkk.

    Piada pronta.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.