08 novembro 2024

Ataque a tiros no aeroporto de Guarulhos fere 03 pessoas e mata Vinícius Gritzbach, empresário que delatou PCC

Segundo a PM, caso ocorreu por volta das 16h10 desta sexta (8); ao menos outras três pessoas foram baleadas.

Jornal Folha de São Paulo

08.nov.2024 às 17h09

Área externa do aeroporto de Guarulhos, na Grande SP; onde houve troca de tiros nesta sexta-feira (8) - Eduardo Knapp - 7.nov.24/Folhapress
São Paulo - Um homem mrreu e ao menos outras duas pessoas foram atingidas por tiros no terminal 2 do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na Grande SP, na tarde desta sexta-feira (8).

Segundo informações da polícia, o homem assassinado é o corretor de imóveis Antônio Vinícius Lopes Gritzbach, que teria sido morto por vingança pela facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

O carro suspeito de ter sido usado no ataque foi encontrado abandonado em Guarulhos.

Como mostrou a Folha, Gritzbach entregou ao Ministério Público de São Paulo, documentos, como contratos, comprovantes de pagamento e prints de conversas no WhatsApp, uma suposta participação de criminosos do PCC na contratação de jogadores da elite do futebol brasileiro e mundial.

O corretor de imóvel teria desaparecido com US$ 100 milhões (R$ 547 milhões) e mandado matar Cara Preta, que seria o dono do dinheiro, segundo a Promotoria.

Os policiais do DHPP afirmaram, em 2022, que Cara Preta teria passado o valor para que Gritzbach, juntamente com Pablo Henrique Borges, investisse o valor em criptomoedas. O dinheiro, no entanto, sumiu, e Anselmo foi morto.

No final de 2023, o corretor de imóveis sofreu um atentado em um imóvel no Tatuapé, zona leste de São Paulo. Policiais chegaram a afirmar para a Folha, à época, que a morte dele era uma das missões repassadas aos integrantes da facção criminosa.

O material foi entregue por ele dentro de um acordo de delação premiada firmado com promotores paulistas e homologado pela Justiça de São Paulo em abril deste ano.

Não foi confirmado se a vítima estaria embarcando ou desembarcando no aeroporto.

Homem baleado em frente ao terminal 2 do aeroporto de Guarulhos, na Grande SP - Reprodução
Maior do país, o aeroporto de Guarulhos recebeu 3,8 milhões de passageiros em agosto e 41,3 milhões em todo o ano de 2023.

Em nota, a GRU Airpport, concessionária que administra o local, afirma que a polícia foi prontamente acionada, assim como a equipe médica. A área de desembarque foi isolada, e a saída dos passageiros está sendo feita pelo embarque. O aeroporto segue em funcionamento.

Matéria jornalística


Em dezembro do ano passado, Antonio havia sido alvo de um suposto atentado na sacada do apartamento em que mora na Anália Franco, na zona leste da capital paulista.

Segundo o Ministério Público de São Paulo, Gritzbach teria mandado matar dois integrantes do PCC, Anselmo Becheli Santa Fausta, conhecido como Cara Preta, e Antônio Corona Neto, o Sem Sangue, motorista de Anselmo. Na denúncia, o MPSP diz que o empresário mantinha negócios na área de bitcoins e criptomoedas.

O duplo homicídio ocorreu em 27 de dezembro de 2021 e teria sido cometido em parceria com o agente penitenciário David Moreira da Silva. Noé Alves Schaum, denunciado por ser o executor dos membros do PCC, foi assassinado em 16 de janeiro do ano passado.

Antônio Vinicius Lopes Gritzbach esteve preso até 7 de junho de 2023, quando ganhou liberdade condicional e passou a usar tornozeleira eletrônica.

O traficante Cara Preta, do PCC, e seu braço direito Sem Sangue, mortos a mando de um empresário, segundo a polícia Imagem: Reprodução 

“Sumiço”

Em junho deste ano, um “mal-entendido” teria feito com que a polícia fosse mobilizada para um suposto sequestro do empresário.

A reportagem apurou que o DHPP foi acionado após a companheira de Gritzbach e os dois seguranças dele ligarem para o advogado Ivelson Salotto, que defende o empresário, informando acharem estranha a movimentação dele de um carro para outro.

Quando chegou ao DHPP, Gritzbach aparentava nervosismo, segundo policiais que acompanham o caso. O teor de seu depoimento não foi informado. O DHPP segue investigando as pessoas com as quais o empresário conversou para esclarecer os fatos.

De acordo com a Policia Militar, a corporação foi chamada por volta das 16h10. Foram enviadas viaturas da PM, do Samu e do Corpo de Bombeiros ao local.

Vídeos gravados por celular mostram uma pessoa caída na área de parada de veículos para desembarque, de pessoas correndo dentro do aeroporto e de uma outra vítima caída, também na parte interna, sendo socorrida. Uma terceira vítima estaria próxima às portas, também do lado externo.

Em um outro vídeo de dentro de um carro, um motorista disse ter visto disparos feitos por fuzil.


Fonte: Jornal Folha de São Paulo

Vídeos: G1 - JORNAL  -BRNEWS/Instagram: Diante dos Olhos

19 comentários:

  1. Kardilho vulgo Guarda Juju do Marrey vai ser exonerado!!!kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim terá o ex-concurseiro e ex-revisora. Kkkkkk.

      Excluir
    2. Ex-revisora 🤣🤣🤣🤣
      Daqui a pouco aparece o bafudo para defender a mona

      Excluir
  2. Caiu a máscara de um pilantra aqui no blog, nem sexta parte tem e falava que ganha mais que AEVP.... é um comédia msm... priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii priiii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade..ele é de 2007 ,meu recruta..kkkkkkkkk

      Excluir
    2. O Peida Esperma só passa vergonha 🤭

      Excluir
    3. O Kardilho fica mandar os caras tomarem Viagra com a esperança de conseguir algo "mais íntimo" 🤣

      Excluir
    4. Eu? Falar meu nome? Só vc que é otário para fazer isso 🤣

      Excluir
    5. Vai lá otário. Responde mais uma sindicância. Vc é acostumado mesmo 🤭🤣

      Excluir
  3. Queima de arquivo usando fuzil no meio do maior aeroporto do país! Nem no hell de janeiro acontece uma coisa dessas! Vivi para ver o estado mais importante da federação descambar para uma coisa dessas! Boa Tarcísio!!!!

    ResponderExcluir
  4. MARMOTA ANÔNIMO E PUTINHA DA RADIAL SÃO OS 3 CORNOS MANSOS DO SISTEMA PRISIONAL FAZEM TROCA TROCA ENTRE ELES E TEM EM COMUM COMO AMIGO O ( RICARDÃO) QUE FAZEM QUESTÃO DE TOMAR CAFÉ DA MANHA JUNTOS. SEUS ARROMBADOS MALDITOS DESGRAÇAS DO SISTEMA PRISIONAL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. calma mister gay..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...se for perder a linha me passa a carriola..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  5. Segundo consta, o PCC não existe. É um "grupinho" de 6 ou 7 presos baderneiros. Não é msm, dr. Ferreira Pinto?

    ResponderExcluir
  6. Última notícia:
    Ele havia contratado seguranças por conta própria ( PMs), e havia rejeitado a proteção do Estado. Neste episódio, havia 4 seguranças, sendo que 3 ficaram antes do Aeroporto de Guarulhos, e um estava no local. Após esse crime, os Policiais foram afastados. Notícia do JH.

    ResponderExcluir
  7. Comédia de "empresário", rouba o "partido", manda matar o "irmão" e pensa que vai curtir a vida com o dinheiro do crime... kkkkkkk cara burro, esses vagabundos não perdoam nem nóia que deve merreca, imagina levar milhões na mão grande hahahahaha

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.