21 janeiro 2025

Corregedoria da PM esteve na P-I de Avaré para ouvir presos do PCC que pagavam PMs da Rota

A Corregedoria da PM esteve Penitenciária Dr Paulo Luciano Campos, em Avaré - interior de São Paulo - para tomar o depoimento de um líder do PCC, um dos chefes da ‘Sintonia Restrita’ do PCC, sobre a morte de Gritzbach.

Jornal A Bigorna 

21/01/2025 

Subportaria da Penitenciária I  - "Dr. Paulo Luciano Campos de Avaré
A PM queria ouvir "Valter Lima Nascimento, o Guinho", mas a diligência acabou frustrada. Segundo o registro da oitiva, o faccionado disse que “não tinha interesse em contribuir com as investigações e se negou a assinar qualquer documento”. “Me sinto lisonjeado, mas não vou poder colaborar”, disse Guinho aos policiais que o procuraram.

Valter Lima Nascimento foi preso no início de 2023, quando seu nome constava na lista dos 15 traficantes mais procurados de São Paulo. Ele era considerado o braço direito de Fuminho, principal fornecedor de drogas para o PCC. 

Ele é apontado como o responsável por planejar um ousado plano de resgate do chefão da facção, o Marcola, que envolvia o uso de aeronaves, blindados e metralhadoras.

Valter Lima Nascimento, o Guinho, foi condenado a 20 anos e 5 meses de pena
em regime fechado - Imagem: Divulgação/Polícia Civil de São Paulo
Guinho está decretado pela facção - há uma sentença de morte do PCC contra ele. Ele e outros bandidos teriam participado de uma videoconferência para discutir o sequestro de Moro. Um dos bandidos gravou o encontro e quando foi preso, o material caiu nas mãos do Ministério Público. 

Em razão do “vacilo”, dois dos participantes da reunião - Janeferson Aparecido Mariano Gomes, o Nefo, e Reginaldo Oliveira de Souza, o Rê - foram mortos pelo PCC em 17 de junho de 2024, dentro da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau. 

Guinho só não teria morrido porque pediu “seguro” e está separado dos demais presos, em Avaré.

Penitenciária I  "Dr. Paulo Luciano Campos de Avaré, é a segunda Unidade Prisional mais segura e bem guardada do estado de São Paulo, e sob sua custódia alguns dos mais periculosos criminosos do Brasil
O faccionado preso em Avaré era o suspeito de fazer os pagamentos do PCC para o grupo de PMs da Rota. Tinha uma mesada que começou em 2021, depois que os PMs tiveram contato com a delação de Emilvaldo da Silva Santos, o BH. 

BH era da cúpula da facção e recebeu a missão de resgatar Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, da prisão. Como falhou, ele foi “decretado” pelo PCC. Em razão disso, após ser preso, concordou em assinar uma colaboração premiada e hoje está no programa de proteção a testemunhas.

Além de matar Gritzabach, policiais militares investigados teriam recebido a missão de localizar BH e entregá-lo ao PCC. Ao todo, os bandidos do PCC teriam colocado R$ 5 milhões à disposição dos PMs em troca das informações sobre as operações e da localização de BH.

Claudio Roberto Ferreira, o "Galo" morto com tiros de fuzil nesta segunda-feira 23/07/2018, e
Wagner Ferreira da Silva, o "Cabelo Duro" também assassinado a tiros de fuzil em hotel de SP
em 22/02/2018, ambos na capital paulista - Foto: Reprodução/TV Globo
A facção também teria encomendado para um PM dois assassinatos na zona leste de São Paulo - Galo Cego e Cabelo Duro. Ambos foram executados com dezenas de tiros de fuzil, em ações semelhantes à que vitimou Gritzbach no aeroporto de Guarulhos.

Os PMs também teriam recebido dinheiro para frustrar as prisões do traficante Silvio Luiz Ferreira, o Cebola, e de Marcos Roberto de Almeida, o Tuta. Ambos estão na lista de beneficiários das informações vazadas pelos policiais investigados. 

Cebola era um dos líderes do tráfico de drogas do PCC enquanto Tuta era o responsável pela facção nas ruas. Cebola está foragido; Tuta, desaparecido.(Do estado de SP/Com BBC)

Fonte: A BIGORNA/ESTADÃO/BBC-BRASIL

14 comentários:

  1. Polícia penal armado e polícia penal desarmado ( guarda Juju), qual vcs se enquadram??? priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço parte daqueles que nunca permitiram um preso fugir enquanto estava de plantão, muito menos estando os PPs em maioria.

      E minha arma está aqui, comigo. Minha, no meu nome.

      Excluir
    2. Então vc faz parte da turma do apito, mais conhecidos como guardas jujus... parabéns pela conquista Priiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

      Excluir
    3. Meus apitos são calibre 38 e 9mm.

      MEUS. Pode dizer isso?

      Ou só goza com pau dos outros? Kkkkk.

      Excluir
    4. Vc não tem capacidade técnica para usar armas... priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii

      Excluir
    5. Este tem claras dificuldades em ler e compreender. Mas não surpreende.

      Excluir
    6. Vc tem claras dificuldades em ler e compreender que vc é um guarda Juju.

      Excluir
    7. Nem sei o que é isso. Sou agente de segurança, trabalho no pavilhão, lugar que você conhece só de fotos.

      Excluir
  2. É mentira, pura fakenews dessa imprensa de esquerda, asquerosa e nojenta, que quer denegrir a maior e melhor policia do mundo, jamais praticariam tal fato, jamais, no melhor estado do Brasil? claro que é montagem, para denegrir o melhor governo, agora deixa eu tomar meu rivotril porque essas reportagem me tiram a paz de espirito, e nas próximas eleições estarei la, como sempre com meu Tezão para eleger papai, ou vou de eLezão, bom ja não sei, mais que seja...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PQP, melhor Governo,kkk falar o que dessa gandaiada vê se toca ,para o Carioca só existe duas polícias a militar e a civil o cara está te intrujando com força e acha que está bom.

      Excluir
    2. Os caras mataram o desafeto e ainda ferraram os PMs mataram dois coelhos com cajadada só ! É aquela velha história o cara quando não tem caráter se vende e isso vem de berço!!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.