Preso era escoltado para uma consulta médica quando houve uma emboscada; os agentes não correm risco de vida.
Por Henrique Dihl, g1 RS
26/01/2025
Ao fundo, carro envolvido no resgate de um apenado em Quaraí - Imagem: NNTV/Itamar Altamidia |
Três policiais realizavam a escolta de um preso do Presídio Estadual de Quaraí até uma consulta médica no município, marcada pela mãe do detento, quando foram surpreendidos por homens que chegaram em um carro e realizaram os disparos. Eles resgataram o apenado e fugiram do local.
O preso tem antecedentes por tráfico, furto e roubo, e está foragido.
Um dos policiais foi atingido por tiros no braço, e outro, no quadril. O terceiro policial não sofreu ferimentos.
O carro usado na fuga foi encontrado no Rio Quaraí. Nesta época do ano, devido à falta de chuva, o rio costuma ficar muito baixo, possibilitando que os veículos consigam atravessar até a cidade vizinha, Artigas, no Uruguai.
Detento foi resgatado em Clinica Médica Particular no município de Quaraí - Imagem: Enrique Valerio / Web Quaraí |
Uma revista foi feita no Presídio Estadual de Quaraí, com apreensão de celulares. Entre a tarde e a noite de sexta (24), duas pessoas, que teriam ligação com o grupo criminoso que fez o resgate, foram presas por tráfico, segundo a Polícia.
Autoridades do Uruguai foram acionadas. Agentes da Polícia Rodoviária Federal também estão envolvidos nas buscas.
A recaptura se concretizou com uma Operação liderada pela Direção de Informações Táticas, com o apoio do Grupo de Resposta Tática (GRT)- Imagem: Reprodução/Diário de Lá Notícia |
Recaptura no Uruguai
A polícia de Artigas, no Uruguai, prendeu na noite do último sábado o detento José Diogo Castro de Souza, de 30 anos, que havia sido capturado durante uma emboscada contra agentes da Polícia Penal, em Quaraí, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Outras três pessoas também foram presas e um menor de 17 anos, suspeito de ser o motorista do veículo utilizado na fuga, foi apreendido.
Souza estava detido no Presídio Estadual de Quaraí, quando, por volta das 10h20min da última sexta-feira, durante o deslocamento para uma consulta em uma clínica médica na rua Doutor Ascânio Tubino, eles foram surpreendidos por tripulantes de um automóvel Chevrolet Spin de cor prata, conforme relatos de testemunhas.
O detento preso tem diversos antecedentes criminais, como por homicídio doloso, lesão corporal, posse de entorpecentes, ameaça, tráfico e desacato. Na ocasião do resgate, três suspeitos armados trocaram tiros com os policiais penais, ferindo um deles no braço esquerdo e na coxa e outro na região do quadril. Eles receberam atendimento médico. O veículo foi abandonado no Rio Uruguai e havia suspeita de que eles tivessem fugido para território uruguaio.
No Brasil, a Força Tática da Brigada Militar (BM) de Sant’Ana do Livramento, mais a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) local participavam das buscas. Ainda foram enviados para a região um batalhão do Comando de Polícia de Choque (CPChq) e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). O presídio de Quaraí chegou a passar por revista do Grupo de Ações Especiais da Polícia Penal após o fato.
Fonte: G1/Diário de Lá Notícia
0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.