06 janeiro 2025

GCM fuzila secretário-adjunto de segurança dentro da prefeitura de Osasco e acaba se entregando ao GATE

Atirador se entrega após quase duas horas de negociação; briga começou após reunião de segurança.

Bruno Lucca

Claudinei Queiroz

6.jan.2025 às 20h26

Guarda-civil Henrique Marival de Sousa, que matou o secretário-adjunto de segurança de Osasco,
é levado para a delegacia após se entregar na noite desta segunda-feira (6) - Rafaela Araújo/Folhapress
Osasco - Após quase duas horas de negociações, o guarda-civil municipal Henrique Marival de Sousa, que iniciou um tiroteio dentro da Prefeitura de Osasco, na Grande São Paulo, se entregou às 19h35 desta segunda-feira (6).

A Polícia Militar confirmou a morte do secretário-adjunto de segurança, Adilson Custódio Moreira, 53, que foi atingido pelos disparos.

De acordo com funcionários da prefeitura, o caso ocorreu após uma reunião de rotina da equipe de segurança da cidade. Estavam presentes líderes da GCM (Guarda Civil Metropolitana) e da equipe da segurança pública.

Segundo informações de membros da Polícia Civil, o atirador era guarda-civil da 1ª classe de Osasco desde 2015 e tinha desavenças com a vítima.

Ao fim da reunião, segundo relato de presentes, o secretário-adjunto teria convidado todos os interessados a conversar pessoalmente com ele. Henrique Marival teria sido o último a entrar na sala. A porta foi trancada e tiros foram ouvidos.

Prefeitura de Osasco, na região metropolitana de São Paulo, é cercada durante as negociações - Rafaela Araújo/Folhapress
Henrique, segundo colegas, estaria descontente porque seria demovido do seu posto na prefeitura nesta segunda e alocado em outra função.

A gestão do prefeito Gerson Pessoa (Podemos), que não estava no prédio, disse que os corredores foram interditados para os trabalhos das polícias Civil, Militar e GCM, que cercaram o local. Os demais funcionários foram orientados a deixar a prefeitura.

A prefeitura também informou que os dois guardas ficaram trancados em uma das salas do Paço Municipal. Por volta das 18h20, oficiais do Gate (Grupo de Operações Táticas Especiais) chegaram ao local para negociar com o atirador, mas ele se recusou a abrir a porta da sala para a vítima ser socorrida.

Durante o processo de negociação, sua esposa foi chamada. Após quase duas horas, ele abriu a porta e se entregou. Adilson já estava morto, constatou o médico presente.

GCM se rende após 02 horas de negociação com o GATE

"A partir do momento que ele verificou uma certa confiança em poder se entregar, sem qualquer consequências, ele deixou a arma no local se se entregou. Só que, infelizmente, o médico adentrou e verificou que o secretário já estava morto há algum tempo, mesmo antes de qualquer ação da guarda civil, bem como das nossas equipes do Gate", declarou o comandante da Tropa de Choque da PM, Valmor Racorti.

O atirador, que trabalhava na prefeitura, disse aos oficiais que explodiu durante a discussão.

Em nota à Folha, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) lamentou a morte do secretário-adjunto de Osasco e informou que o atirador foi levado ao 5º DP da cidade.

"O autor do crime se entregou após negociações do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), da Polícia Militar. Ele será encaminhado ao 5º Distrito Policial da cidade, onde será ouvido e indiciado. Exames periciais foram solicitados e mais informações serão fornecidas após o registro do boletim de ocorrência."

O secretário-adjunto de Segurança, Adilson Custódio de Moreira, ele foi baleado por um
agente da Guarda Civil Metropolitana (GCM)

Quem era o secretário- adjunto

O secretário-adjunto tinha 53 anos, chegou a Osasco em 1988 e montou uma empresa de motoboys. Posteriormente, prestou concurso público para a Guarda Municipal, onde fez carreira.

Em 2018, Moreira se tornou Secretário de Segurança e Controle Urbano de Osasco. No ano seguinte, ele deixou o cargo com a chegada do atual titular da pasta, José Virgolino de Oliveira. Desde então, passou a ser secretário-adjunto.

O secretário-adjunto foi assassinado a tiros por Sousa, após uma reunião em seu gabinete. Quando o encontro terminou, Moreira disse que quem quisesse poderia conversar com ele em particular.

O guarda Sousa ficou e, sem seguida, testemunhas ouviram disparos. A porta ficou trancada e o atirador só se entregou após uma negociação de mais de duas horas. O secretário já estava morto. O responsável pela morte de Moreira foi preso.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo

17 comentários:

  1. policia penal com arma, chefe autoritário, folgado... sei não em...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi por este motivo que eu coloquei essa matéria, agora a conversa vai mudar. Cheio de doidos e insensatos soltos no mundo.

      Excluir
    2. Com a mudança pra Polícia Penal tem muito diretor aí achando que virou general do exército. Bom tomar cuidado, a palavra ensina, mas o exemplo carrega.

      Excluir
    3. Não vamos ser hipócritas meus caros! Isso já ocorreu na PM e na PC , basta dar uma pesquisada no Google! Na região de Sorocaba teve um caso que repercutiu, do sargento que matou outro sargento e o capitão da Cia!
      https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2023/05/16/sargento-que-matou-colegas-com-tiros-de-fuzil-fez-13-disparos-em-base-da-pm-em-salto.ghtml

      Excluir
    4. Teve esse caso que também repercutiu nacionalmente:
      https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2023/05/5094368-policial-civil-mata-quatro-colegas-a-tiros-dentro-de-delegacia-no-ceara.html

      Excluir
  2. Vcs acham que guardas jujus vão usar armas??? Kkkkkk o secretário já falou que a turma do apito tático não tem capacidade técnica para usar armas e continuará usando o INVEJÁVEL apito tático priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho capacidade técnica para dar uma dedada no seu botão e vc vai sair apitando pela muralha seu puto!kkkk

      Excluir
    2. É cada lapada que esse zé toma... Kkkkk.

      Excluir
    3. Esses guardas jujus sempre unidos...kkkkk

      Excluir
    4. Unidos até na hora de dar dedadas no seu botão!kkk

      Excluir
    5. Priiiii priiiii priiiii priiiii priiiii priiiii priiiii priiiii priiiii

      Excluir
    6. Fica ligeiro Zé, vc acha que muralha cansado igual vc vai tomar bonde pra onde? Fundão da cadeia te espera

      Excluir
    7. Faz isso não, fundão de cadeia é o melhor lugar pra trabalhar. Deixa eu quietinho aqui. Kkk.

      Excluir
  3. Muito cuidado com o assédio moral.

    ResponderExcluir
  4. Tiração em cima de Tiração. Uma hora a corda arrebenta mesmo. Tem uns cara ae que acha que todo mundo é bunda mole. Já vi DG falando que o guarda tava com "dor de corno", assim que o mesmo saiu da sala, após tentar passar uma situação séria. Aonde o QI supera a competência, sempre haverá espaço pra tragédia. Tem muito morto andando pelos corredores e em cima do tapete vermelho, pisando na garganta alheia. Vai dar muita merda ainda.

    ResponderExcluir
  5. Se você o bam bam mesmo tinha tirado a própria a vida,não passa de um covarde pra não perder a boquinha matou o chefe e agora perder a boquinha foi preso vai ser exonerado ou seja se fudeu mais aínda.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.