Rotina do ex-jogador na Penitenciária II "Dr. José Augusto César Salgado" de Tremembé se divide entre futebol e cultos evangélicos.
Luciano Trindade
Rogério Pagnan
29.mar.2025
O relato é de agentes penitenciários ouvidos pela Folha. Eles acompanham a rotina do atacante que já vestiu as camisas de Santos, Real Madrid e seleção brasileira e cumpre sentença de nove anos de prisão pelo crime de estupro coletivo, cometido na Itália, em 2013.
Desde que foi integrado à massa carcerária, ele rapidamente se enturmou com os detentos que organizam os jogos dentro da unidade e passou a fazer do futebol seu principal passatempo. Até ganhou um par de chuteiras e virou a atração principal do campo de terra batida da penitenciária.
Também tem feito amizades com outros encarcerados. Robinho é frequentemente visto conversando com João Gilberto Corognotto, conhecido magnata do café, preso sob acusação de envolvimento com o PCC. Eles possuem residência no mesmo condomínio no Guarujá, no litoral paulista.
![]() |
Sub-Portaria da Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, a P2 de Tremembé, no interior de São Paulo - Imagem: Laurene Santos/TV Vanguarda |
Sua fama na penitenciária, porém, também desperta inveja. Segundo os agentes ouvidos pela reportagem, o ex-atleta tem desavenças frequentes com Thiago Brennand. O empresário, preso em julho de 2024, tem três condenações que somam 20 anos de prisão em regime fechado por crimes sexuais e agressão física.
De acordo com os relatos do agentes, Robinho e Brennand disputam a atenção da população carcerária e sempre trocam provocações sobre seus bens, viagens e situações que viveram fora da prisão. Procurado pela reportagem, o advogado Roberto Podval, que representa Brennand, disse não ter conhecimento sobre o tema e que não falaria sobre a vida de seu cliente na prisão.
![]() |
Penitenciária 2 de Tremembé, onde o ex-jogador Robinho está preso - Reprodução / Google Street View/Reprodução |
Os agentes ouvidos pela Folha, contudo, destacaram que ele também prestou o Encceja (Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos) e foi reprovado na disciplina de matemática.
Também contaram que ele participa dos cultos evangélicos, cujo pastor é seu conhecido e só começou a ministrar na unidade prisional depois que o Robinho foi levado para lá.
![]() |
Conheça a P2 de Tremembé, para onde Robinho foi transferido em SP; local é chamado de 'presídio dos famosos' - Imagem: Arte/g1 |
Técnico do Santos quando Robinho ajudou a equipe a conquistar o Campeonato Brasileiro de 2002, Leão afirmou em fevereiro, ao site ge.com, que gosta muito do ex-jogador, tem diálogo com ele e espera apenas por uma autorização do presídio para visitá-lo. Isso, porém, não deve ocorrer porque somente parentes de segundo grau (pais, cônjuges e filhos) podem fazer visitas.
Além de seus familiares, o ex-jogador é visitado também por seus advogados, que buscam recursos no STF (Supremo Tribunal Federal) e no STJ (Superior Tribunal de Justiça) com o objetivo de modificar a pena determinada pelos tribunais italianos, sob o argumento de que há diferença nas legislações dos dois países e que a dosimetria deveria ser adaptada ao que diz a lei penal brasileira.
Com a reforma de sua sentença, além de reduzir a pena baseado no comportamento dentro da prisão, o ex-atleta espera, ao menos, passar para o regime semiaberto em breve.
![]() |
Robinho foi condenado a cumprir pena por estupro - Imagem: Olivier MORIN / AFP |
A defesa do ex-jogador, liderada pelo advogado José Eduardo Alckmin, com escritório principal em Brasília, não atendeu ligações, nem respondeu mensagens para comentar a rotina dele na prisão, nem sobre o recurso que busca no STF.
Ídolo do Santos e jogador da seleção brasileira nas Copas do Mundo de 2006 e 2010, ele sempre negou que tenha cometido o crime. Pouco antes de ser preso, em março de 2024, ele chegou a publicar um vídeo em suas redes sociais no qual mostrava fotos e prints que, segundo ele, comprovariam sua inocência.
Fonte: Jornal Folha de São Paulo
0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.