27 abril 2025

Policial penal é preso ao entrar com drogas em whey protein no presídio de Água Santa/RJ

Vinícius da Silva Vianna também foi flagrado com erva seca (Maconha), escondida em embalagem de café.

O Dia

redacao@odia.com.br

Publicado 27/04/2025

Cocaína e maconha apreendidas com policial penal no Presídio Ary Franco na manhã deste domingo - Imagem: Reprodução
Rio - Um policial penal acabou preso em flagrante, na manhã deste domingo (27), ao tentar entrar no Presídio Ary Franco, em Água Santa, Zona Norte do Rio, com drogas escondidas em produtos de suplementos alimentares, conhecidos como whey protein. De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Vinícius da Silva Vianna também transportava 1 kg de erva seca picada e prensada em uma embalagem de café.

O flagrante aconteceu na portaria da unidade durante a Operação Scanner. Vinícius responde a dois procedimentos na Corregedoria da Seap, um dos quais já tramita na Comissão Permanente de Inquérito Administrativo (CPIA), fase mais grave do processo disciplinar. Ele foi encaminhado à 26ª DP (Todos os Santos).

A Seap afirmou que não compactua com qualquer desvio de conduta por parte de seus servidores e mantém uma política de tolerância zero para práticas que atentem contra a segurança do sistema prisional. "A secretaria segue atuando de forma permanente para preservar a ordem e a confiança da sociedade no serviço público."

Momento da apressão das drogas com o policial penal

Pai de preso é flagrado tentando entrar com cocaína líquida disfarçada de xarope em Unidade Prisional

Caso aconteceu no Presídio Joaquim Ferreira de Souza (SEAP-JF). A ocorrência foi registrada em delegacia

Neste sábado 26/04, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) apreendeu dois frascos de xarope contendo substância ilícita. Segundo a pasta, a suposta cocaína líquida foi identificada durante procedimento de revista e vistoria detalhada em materiais destinados aos internos. 

O caso aconteceu no Presídio Joaquim Ferreira de Souza (SEAP-JF), no Complexo de Gericinó, em Bangu, Zona Oeste do Rio.A SEAP informou que a droga estava sendo levada pelo pai de um preso. A apreensão foi feita por volta das 10h40, na portaria da unidade.

 SEAP apreendeu substância ilícita disfarçada de medicamento em unidade prisional - Imagem: Reprodução
Após a identificação da substância ilícita, o visitante foi encaminhado à 34ª Delegacia de Polícia para registro de ocorrência.

O material era transportado em duas embalagens de fendizoato de cloperastina, medicamento que é usado para tratamento de tosse. Juntas, as embalagens têm capacidade para 240 ml.

Em nota, a SEAP afirmou que atua com "rigor nos protocolos de segurança, especialmente no controle de entrada de materiais". A pasta também destacou que o caso serve de alerta para as demais unidades prisionais e servidores que atuam nas portarias, ressaltando "a necessidade de redobrar a atenção a artifícios utilizados para tentar burlar a fiscalização".

SEAP apreendeu substância ilícita disfarçada de medicamento em unidade prisional - Imagem: Reprodução
Fonte: Jornal O DIA/Jornal Extra

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.