16 setembro 2025

Polícia Penal do RS tem primeira mulher no comando da Divisão de Segurança e Escolta

Maria Cristina Ferreira Dornelles é a primeira mulher chefe da unidade em 40 anos.

Marcel Horowitz

16/09/2025

Maria Cristina Ferreira Dornelles assume o comando da DSE no Rio Grande do Sul - Imagem: Polícia Penal / CP
Maria Cristina Ferreira Dornelles é a nova chefe da Divisão de Segurança e Escolta (DSE) no Rio Grande do Sul. Esta é a primeira vez que uma mulher assume o posto desde a fundação da unidade, em 1985. Ela atua como adjunta até o final de setembro.

"Fico muito honrada em estar à frente da DSE nesse momento, durante as férias do titular. Uma responsabilidade histórica, já que o DSE contribui para a segurança da sociedade, a partir de movimentações diárias de pessoas presas realizadas por servidores capacitados e comprometidos", afirmou Maria Cristina Dornelles.

A DSE é responsável por garantir a segurança da escolta de apenados. Suas atribuições incluem apresentação dos detentos em audiências e sessões da Justiça, escoltas de médio e alto risco e transferências estaduais e recambiamentos interestaduais, com atuação em todo o páis. No ano passado, o efetivo fez mais de 12 mil deslocamentos de presos.

Maria Cristina Ferreira Dornelles é formada em Jornalismo, com pós-graduação em Gestão Pública
e Gestão Prisional. Nascida em Gravataí - RS - Imagem: Polícia Penal/ CP

"A nossa DSE é um dos pilares de atuação do sistema prisional, sendo responsável por milhares de movimentações de pessoas presas ao longo do mês. A função que a Maria desempenha hoje é reflexo da capacidade dela e reforça a importância do papel feminino em espaços de gestão”, disse o superintendente da Polícia Penal, Sergio Dalcol.

Quem é a chefe da DSE

Maria Cristina Ferreira Dornelles é formada em Jornalismo, com pós-graduada em Gestão Pública e Gestão Prisional. Nascida em Gravataí, integra a Polícia Penal desde dezembro de 2014.

Iniciou a carreira na Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba (PEFG), onde permaneceu ao longo de seis anos. Ali, exerceu as funções de supervisora e auxiliar de segurança e disciplina. Também com essas atribuições, participou da inauguração do Núcleo de Gestão Estratégica (NUGESP), em 2022.

Ainda entre 2021 e 2022, integrou o Grupo de Intervenção Rápida (GIR-10). Desde setembro de 2023, está lotada na DSE, onde também já atuou no centro de operações e no setor de Inteligência.

Fonte: Correio do Povo

2 comentários:

  1. No momento só quero saber quando vão devolver meu dinheiro que levaram para o imposto indevido...Onde está esse dinheiro que não devolvem nem por ordem do presidente do TJ?
    Deixo a pergunta para os advogados do paraguai e universitários responderem: Cabe uma indenização por danos de espera frustrada e estressante? Além disso, venho sempre aqui para ver as notícia e tenho que ficar lendo "groselha" do anônimo chupador de apinto tático... priiiii priiiii, priiii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curso de integração com simulacro de madeira seria ler "groselha"???

      Excluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.