24 novembro 2025

Após "Tomada" da U.P, presos são contidos e dominados pela Polícia Penal na Penitenciária III de Hortolândia/SP

Segundo a corporação, a Polícia Penal atua no interior da unidade e a PM está do lado de fora, para intervir caso ocorra tentativa de fuga.

Por EPTV e g1 Campinas e região

24/11/2025

Atualizada as 22:25

Unidade Prisonal segundo as informações foi completamente dominada em sua área de
carceragem, e está sendo vandalizada pelos prisioneiros - Imagem: Aplicativo de Mensagem
SAP informou que princípio de rebelião ocorreu após apreensão de bebida alcoólica artesanal (Maria Loca) no dia anterior. Não houve registro de feridos e envolvidos serão transferidos. PM chegou a ser acionada para prestar apoio.

Segundo as mensagens que chegam a Unidade Prisional foi completamente "Tomada" pela população carcerária, porém os policiais penais e demais servidores conseguiram escapar antes de serem tomados também como reféns.

Presos danificaram portas automatizadas e atearam fogos em colchões e outros objetos em um princípio de rebelião, na manhã desta segunda-feira (24), em um dos pavilhões da Penitenciária 3 (P3), do Complexo Campinas-Hortolândia.

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), os presos foram contidos por policiais penais sem registro de feridos ou reféns. Ainda de acordo com a pasta, o "ato coletivo de indisciplina" teria ocorrido após apreensão de 05 baldes de "maria louca", bebida alcoólica artesanal, no dia anterior.

"Os custodiados estão contidos pela Célula de Intervenção Rápida (CIR). Os envolvidos serão transferidos para outros presídios paulistas", informou, em nota.

A Polícia Militar informou que foi acionada pela Secretaria de Administração Penitenciária para dar apoio à Polícia Penal em uma ocorrência na Penitenciária 3 de Hortolândia (SP), às 11h42 desta-segunda-feira (24), e a PM se manteve do lado externo da Unidade Prisional, enquanto a Polícia Penal atuou dentro da unidade prisional.

Gir na U.P reestabelecendo a Ordem e a Disciplina

Segundo companheiros policiais penais que estavam trabalhando no plantão, não houve nenhum refém e os policiais penais e servidores conseguiram escapar antes da "tomada da Unidade", também segundo informações a ocorrência teria se iniciado com uma briga entre os detentos, e por volta das 13:00 horas não havia mais coluna de fumaça no local. .

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária, ate o dia 19 de novembro eram 1277 presos na P3, que tem capacidade para 700 pessoas.

Procurada, a SAP informou que está apurando a ocorrência. A reportagem será atualizada assim que a pasta se manifestar.

Unidade Prisional em chamas

Traremos mais informações no decorrer das apurações.

Fonte: G1/Leandro Leandro

Imagens e Vídeo: Aplicativo de Mensagens 

2 comentários:

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.