01 novembro 2025

Dois presos cortam alambrado e se evadem da Ala de progressão do CDP de Itapecerica da Serra/SP

A evasão teria ocorrido em um momento de grande circulação dentro do presídio, já que era dia de visita.

Da redação

01/11/2025

Dois presos da Ala de Progressão Penitenciária do Centro de Detenção Penitenciária (CDP)
"ASP Nilton Celestino"  de Itapecirica da Serra - Imagem: Reprodução/ Band
Dois detentos se evadiram, da Ala de Progressão do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, na manhã deste sábado (1º). A fuga aconteceu por volta do final da manhã, quando os presos conseguiram cortar o alambrado dos fundos do presídio, próximo à quadra da unidade, e escapar correndo pela rua.

De acordo com informações divulgadas pelo Brasil Urgente, os dois fugitivos cumpriam pena em regime semiaberto por crimes de furto. Um deles foi identificado como Denis da Silva, que já havia fugido de outro presídio, o CDP de Porto Feliz, em 2018, e chegou a trocar tiros com policiais na ocasião.

Segundo o repórter Mark Figueredo, que acompanhou a movimentação no local, a fuga ocorreu em um momento de grande circulação dentro do presídio, já que era dia de visita. Testemunhas relataram ter ouvido um estrondo antes de perceber a correria. 

“Eles cortaram o alambrado e desceram a rua correndo, no momento em que os policiais penais perceberam a fuga e apontaram as armas, mas não atiraram porque havia visitantes na área”, relatou o jornalista.

Matéria Jornalística

Há suspeita de que um carro aguardava os fugitivos na parte de baixo da rua, o que teria facilitado a evasão. A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itapecerica da Serra e a Polícia Militar realizam uma operação conjunta para localizar os dois criminosos. Equipes fazem abordagens e patrulhamento na região.

Imagens exibidas pelo programa mostraram o buraco feito no alambrado, a poucos metros de uma guarita de vigilância. O local é monitorado, mas ainda não há informações sobre como os presos conseguiram as ferramentas usadas para o corte.

A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) ainda não divulgou nota oficial sobre o caso nem esclareceu se havia número suficiente de agentes na unidade no momento da fuga.

Esta é a segunda fuga registrada em presídios paulistas em poucos meses, reacendendo o alerta sobre falhas de segurança e estrutura nas unidades prisionais do estado.

Fonte: Band/BRASIL URGENTE

11 comentários:

  1. Aff, o zévepé que estava na muralha dormindo não viu nada...O anônimo ensinou bem esse oreia seca.

    ResponderExcluir
  2. Nem os silvos de apitos e os simulacros de madeira usados pelos guardas jujus foram suficientes para impedir a fuga... priiii piiiiiii piiiii priiii piiiiiii piiiii pau pau pau pau pau

    ResponderExcluir
  3. Expectativa: fico descansando na torre, no ar-condicionado.

    Realidade: passo fome, sede, tiro 11h de torre e não tenho coragem para bater de frente.

    Lamentável, de fato.

    https://sindpenal.org.br/portal/dar-ordens-absurdas-de-dentro-de-suas-salas-com-ar-condicionado-e-com-os-presos-de-confianca-lhes-servindo-e-facil-chefes-de-unidades-deveriam-estagiar-com-os-antigos-aevps-para-aprender-como-e-o/

    ResponderExcluir
  4. Hahahaha, o anônimo do duchão coletivo que derruba sabonete com muito gosto apareceu para comentar kkkkkkkk

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.