Segundo o governo estadual, o motivo da ação foi "um trabalho de revista preventivo". O g1, porém, apurou que cerca de 60 presos foram transferidos durante a operação.
Por Rauston Naves, Guilherme Ferraz, Léo Nicolini, g1 Vale do Paraíba e Região
09/11/2025
![]() |
| Agentes do Grupo de Intervenção Rápida de SP são acionados e entram em presídio de Tremembé - Imagem: Peterson Grecco/TV Vanguarda |
A SAP informou que o motivo da ação foi "um trabalho de revista preventivo", que já foi encerrado e não prejudicou as visitas de familiares de detentos.
O g1 apurou, porém, que cerca de 60 presos do Pemano foram transferidos para outras unidades do estado durante a operação. A reportagem questionou novamente a SAP, mas ainda não teve retorno.
O presídio alvo da ação foi o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Dr. Edgard Magalhães Noronha, conhecido como Pemano. Esta não é a unidade conhecida como 'presídio dos famosos', que também fica em Tremembé.
Agentes do GIR de SP entram na Pemano de Tremembé
A Rede Vanguarda foi até o Pemano e flagrou dezenas de agentes do GIR entrando no presídio pouco antes das 16h.Do lado de fora, familiares de detentos do Pemano relataram à reportagem que ficaram apreensivos com a ação.
"Tivemos a informação que era para a gente se retirar da unidade às 15h. Foi aquela muvuca total. Todo mundo correndo. Saímos e estamos sem saber o que está acontecendo. Só vimos a polícia entrando, invadindo, mas não temos uma informação concreta do que está acontecendo", afirma a autônoma Halane Cristina Siqueira, que é esposa de um detento da unidade.
Além do GIR, policiais do Comandos e Operações Especiais (COE), da Polícia Militar, também estiveram no Pemano. O g1 acionou a PM, que ainda não se manifestou.
![]() |
| Agentes do Grupo de Intervenção Rápida de SP são acionados e entram em presídio de Tremembé - Imagem: Peterson Grecco/TV Vanguarda |
Pemano
Conhecido como Pemano, o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Dr. Edgard Magalhães Noronha é uma das unidades prisionais de Tremembé, que fica no interior de São Paulo.
A cidade tem diversas prisões conhecidas, como a Penitenciária Dr. José Augusto Salgado, a P2, que é chamada informalmente de 'presídio dos famosos'.
O Pemano, que abriga presos do regime semiaberto, fica na rodovia Amador Bueno da Veiga. Segundo a SAP, a unidade tem capacidade para abrigar 2.672, mas atualmente conta com 3.060 detentos.
O presídio tem espaço de mais de 21 mil metros quadrados e foi inaugurado em 1989.
![]() |
| Agentes do Grupo de Intervenção Rápida de SP são acionados e entram em presídio de Tremembé - Imagem: Peterson Grecco/TV Vanguarda |
O que é o GIR?
Segundo a SAP, o Grupo de Intervenção Rápida (GIR) foi criado como resposta às mudanças no perfil dos presos e às novas demandas das unidades prisionais.
"O GIR é composto por agentes especialmente treinados para atuar em situações de risco elevado, como distúrbios e rebeliões. Seus integrantes passam por preparo físico e táticas de intervenção especializadas para garantir a segurança tanto dos agentes quanto dos detentos em situações de crise", explica a SAP.
Fonte: G1









"um trabalho de revista preventivo"
ResponderExcluirSim, GIR na cadeia em um domingo, com visita dentro, é só uma prevenção, nada demais.
Nesta nem o repórter acreditou.
Guarda Juju detectado!!!
ExcluirPare de manjar o pau na minha cintura, seu chupador confesso de aPinto. Kkkkk.
ExcluirBônus 20 de janeiro..tá no forno
ResponderExcluirE os remanescentes de 2014, quando serão chamados?
ExcluirParece que o SBT vai voltar com o programa " A Porta da Esperança", esta é a única forma de serem chamados...
Excluir