28 novembro 2025

Tarcísio bate o martelo e Streifinger deve assumir lugar de Derrite na SSP

Coronel da PM comandava a Secretaria de Administração Penitenciária e assume a SSP a partir de dezembro.

João Vitor Revedilho

28/11/25 

Marcello Streifinger, secretário da SAP, deve assumir lugar de Derrite na Secretaria
de Segurança Pública - Imagem: Larissa Navarro/Alesp
O Coronel Marcello Streifinger, hoje secretário de Administração Penitenciária (SAP), está próximo de assumir o lugar de Guilherme Derrite na Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP). De acordo com fontes do Palácio dos Bandeirantes, o martelo foi batido pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) nesta semana.

Tarcísio defendia o nome de Streifinger, enquanto Derrite gostaria de dar o cargo para o seu número 2, o ex-chefe da Polícia Civil Osvaldo Nico Gonçalves. O coronel da PM acabou preferido pelo Bandeirantes por entender ser um quadro técnico e com perfil ponderado para o momento político atual

Streifinger assume a SSP na próxima semana, logo após Derrite deixar o cargo, previsto para o dia 1º de dezembro. O anúncio deve ser feito em um evento na Ronda Ostensiva Tobias Aguiar (Rota). O secretário deixa a pasta para retornar à Câmara dos Deputados e focar na sua campanha ao Senado.

O atual secretário da SAP/SP foi e é muito criticado por servidores por sua inabilidade de diálogo
e desconhecimento dos trabalhos desenvolvidos pelo Corpo Funcional que se desdobram para
suprir o déficit de funcionários e punições por criticas escritas e relatadas nas redes sociais
Formado na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, Marcello Streifinger comanda a Secretaria de Administração Penitenciária desde 2023, quando Tarcísio de Freitas assumiu o governo paulista. Antes, o coronel integrou a PM entre 1986 e 2020, chegando ao posto de comando do Centro de Operações da Polícia Militar.

É bacharel em Direito e Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e foi professor de Direito Penal no Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES) da Polícia Militar e na Academia do Barro Branco. É conhecido por ter um perfil humanista e um dos maiores defensores da ressocialização de presos.

Fonte: Revista ISTOÉ

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.