Segundo a Polícia Penal, presos bloquearam acesso à galeria e arremessaram objetos contra agentes; situação foi controlada.
Frederico Feijó/Gabriel Veríssimo
14/01/2026
![]() |
| Familiares de apenados protestaram em frente ao presídio — Imagem: Reprodução/RBS TV |
De acordo com a Polícia Penal, logo no início da operação os presos reagiram utilizando colchões para bloquear o acesso à galeria e arremessando objetos contra os policiais penais. Diante da resistência, foi necessário o uso progressivo da força para conter o distúrbio e garantir a segurança da equipe.
Durante a intervenção, um detento acabou ferido por um disparo efetuado pelos agentes como medida de controle da situação. O apenado recebeu atendimento médico e, segundo a corporação, seu estado de saúde é estável.
Após o controle da ocorrência, a Polícia Penal informou que a operação foi concluída com êxito e que a unidade prisional encontra-se em situação de normalidade.
Ainda conforme a corporação, toda ação realizada no sistema prisional passa por apuração, e o caso será analisado pela Corregedoria-Geral da Polícia Penal, que irá avaliar as circunstâncias da intervenção e do uso da força.
Familiares protestam
Familiares de detentos realizaram uma manifestação e atearam fogo em pneus na tarde desta quarta cobrando informações sobre o ocorrido.
— A direção tá demais e a gente está tentando entender, a gente só sabe que o rapaz está na UTI. Hoje tem visita e os familiares só ficaram sabendo porque o Samu chegou — relata uma manifestante que não quis se identificar.
— Fazia cinco anos que não acontecia isso, um tiro num preso. Isso não pode, o preso está na tutela do Estado — reclamou. — Eles já estão presos pagando a pena que têm que pagar.
A Brigada Militar estava no lugar para controlar a situação. O fogo foi contido pelo Corpo de Bombeiros.
![]() |
| Familiares de detentos se manifestaram em frente ao presídio - Imagem: Gabriel Veríssimo/Grupo RBS |
Nota da Polícia Penal
"A Polícia Penal informa que, durante a manhã desta quarta-feira (14/1), policiais penais realizaram uma intervenção em uma das galerias do Presidio Regional de Pelotas, com objetivo de manter a ordem e retirar possíveis materiais ilícitos do interior da cela.
Ao iniciar a operação, os presos da galeria colocaram colchões no acesso do local e passaram a arremessaram objetos contra os policiais, sendo necessário a utilização do uso progressivo da força.
Durante a ação, um apenado ficou ferido por disparo de arma de fogo feito pela Polícia Penal para controle da situação. Ele passa por atendimentos médicos e seu quadro de saúde é estável.
Cabe salientar que a operação foi realizada e a Unidade Prisional encontra-se dentro da normalidade. Por fim, como de praxe, toda e qualquer ação no Sistema Prisional é apurada pela Corregedoria-Geral da Polícia Penal."
Fonte: Gaúcha Zero Hora(GZH)








0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e obrigado pela sua colaboração.