26 setembro 2017

GRUPO É PRESO SUSPEITO DE ARROMBAR COFRES DE ALTA TECNOLOGIA EM GOIÁS, ENTRE ELES UM VIGILANTE PENITENCIÁRIO TEMPORÁRIO

Entre os detidos está um vigilante penitenciário temporário. Segundo a polícia, só neste ano, grupo furtou 16 estabelecimentos, de postos de combustíveis a bancos.


Por Vitor Santana, G1 GO
26/09/2017 11h42  Atualizado há menos de 1 minuto


Grupo é preso suspeito de arrombar cofres de alta tecnologia (Foto: Vitor Santana/ G1)



A Polícia Civil prendeu sete pessoas, entre elas um vigilante penitenciário temporário, suspeitas de arrombar cofres de alta tecnologia em Goiás. Segundo a investigação, só neste ano, eles furtaram 16 estabelecimentos, como postos de combustíveis, supermercados e até bancos. Ainda não há informação do prejuízo causado.

"Eles usavam vários equipamentos caros, alguns acima de R$ 30 mil, para cometer os crimes. Sabendo onde os cofres estavam, eles quebravam as paredes nos pontos exatos, faziam pequenos cortes no cofre para desativar o sistema de segurança e, em seguida, abriam à força", explicou o delegado Alex Vasconcelos.

Grupo fazia buraco em paredes para acessar os cofres (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)



As investigações começaram em março. Segundo a polícia, se os sistemas não fossem desativados antes, poderiam ser acionados mecanismos que cortariam ou manchariam as notas, ficando fácil identifica-las. "Isso mostra um grau elevado de conhecimento dessa quadrilha em relação a esses cofres", explicou o delegado.

De acordo com a polícia, em um do crimes, o vigilante Amaro de Oliveira de Assis, de 33 anos, que na época também trabalhava como segurança de um supermercado, passou informações de onde estava o cofre e como era o sistema de segurança do local para Valdomiro Teodoro de Oliveira Filho, de 54 anos, apontado como chefe da organização.

O G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária para saber quais medidas serão adotadas em relação ao servidor, mas ainda não obteve resposta.

Também foram presos Wellington Mendes Marinho, de 28 anos, Wellington Gomes Fernandes, 24, Thiago Santana da Silva, 21, e Sheilla Pereira da Silva, 23. Outro detido é Jervan Santos de Jesus 24, que era foragido da Justiça na Bahia por homicídio e já voltou ao estado do nordeste do país antes da apresentação do grupo nesta terça-feira (26).

Os sete envolvidos vão responder por furto e associação criminosa.

Polícia apreende materiais usados por grupo para arrombar cofres (Foto: Vitor Santana/ G1)




Fonte: G1