Vigilância Epidemiológica de Itapetininga diz que três casos foram registrados; SAP confirma apenas um.
Por G1 Itapetininga e Região
02/10/2017 19h04 Atualizado há 20 minutos
Preso é diagnosticado com tuberculose em penitenciária de Itapetininga (Foto: Reprodução/TV TEM) |
Um preso foi diagnosticado com tuberculose na Penitenciária 2 de Itapetininga (SP), segundo afirmou nesta segunda-feira (2) a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Porém, a Vigilância Epidemiológica da cidade afirma que foram registrados três casos, informação não confirmada pela SAP.
Segundo o órgão, o resultado atestando a doença saiu na sexta-feira (29). Após a confirmação, o detento foi levado para a enfermaria e está em isolamento desde então.
A cela foi interditada e os dois presos que dividiam o local foram isolados preventivamente e encaminhados para exames. A Vigilância diz que os outros dois casos confirmados, os pacientes já estavam em tratamento e em isolamento.
Ainda segundo a SAP, as visitas para os detentos da cela foram suspensas no final de semana para evitar possível contágio, caso haja mais algum preso que possa ter sido contaminado. Já as visitas para o resto da unidade ocorreram normalmente no sábado (30) e domingo (1).
O órgão ressaltou que em casos de doenças infectocontagiosas, como a tuberculose, o tratamento é realizado pela própria unidade, mediante controle de BK/teste de escarro, enviado às Supervisões de Vigilância em Saúde de referência.
A Secretaria diz também que desenvolve frequentemente ações de combate e controle, além de serem realizadas campanhas como a de vacinação de gripe, “Outubro Rosa, “Novembro Azul”, incluindo mutirões para realização de exames nos próprios presídios com unidades móveis de saúde, entre outras iniciativas.
Fonte: G1