10 dezembro 2017

Presos da penitenciária de Valparaíso fazem rebelião com reféns

Houve tentativa de fuga com caminhão da SAP



Roni Willer - Especial para a Folha 10.12.17 17h39
 Atualizado em: 10.12.17 18h25

A penitenciária de Valparaíso tem capacidade para 873 presos, mas atualmente está com mais de 1,8 mil



Detentos da penitenciária de Valparaíso (a 44 km de Araçatuba) fizeram uma rebelião na tarde deste domingo (10), logo após o término do horário de visitas. Funcionários foram feitos reféns.

A ação durou menos de uma hora e terminou com cinco presos detidos e dois reféns liberados. Ninguém ficou ferido. Ainda não se sabe o que motivou rebelião.

Houve tentativa de fuga com um caminhão da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) usado para transporte de alimentos. Com o veículo, os rebelados derrubaram portões e, quando chegaram na portaria, foram contidos por policiais militares.

MOBILIZAÇÃO

PMs de toda a região começaram a se mobilizar a partir das 17h15, quando foram acionados pelo telefone 190. O helicóptero Águia deixou a sede da corporação em Araçatuba e foi para o local, em apoio.

O GIR (Grupo de Intervenção Rápida), da SAP, responsável pela atuação de segurança dentro da unidade, foi acionado. Uma blitz, com revista em todas as celas, deve ser realizada nesta segunda-feira (11).

SUPERLOTAÇÃO

Penitenciária esta com lotação carcerária em mais de 100% da capacidade



A penitenciária de Valparaíso tem capacidade para 873 presos, mas atualmente está com mais de 1,8 mil. A última movimentação irregular de presos em Valparaíso havia acontecido em fevereiro desde ano, quando se recusaram a voltar para as celas após o horário de visitas, também em um domingo. Houve tumulto no mesmo dia em Lavínia, mas logo ambos os presídios voltaram à normalidade. (Colaborou José Marcos Taveira)


Fonte: Folha da Região