22 março 2018

MAS ELES FAZEM, NÃO TÊM TEMOR: Assembleia geral dos agentes penitenciários do Piauí aprova indicativo de greve

Sejus informa que uma data da audiência entre agentes e Governo do Piauí já foi marcada para a próxima semana e que, a partir de então, a Justiça vai definir demandas das partes





Publicado por Repórter: Edrian Santos
22/03/2018, 12:34

José Roberto aproveita para alfinetar o secretário Daniel Oliveira, sobretudo pela recusa da Sejus em reformar o
 estatuto dos agentes penitenciários (Foto: Montagem OitoMeia)




Uma assembleia geral do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), realizada na última terça-feira (20/03), aprovou um indicativo de greve da categoria nos presídios do estado. Os trabalhadores exigem reajuste salarial, atualização do estatuto, melhores condições de trabalho e convocação de mais servidores por meio de concurso público.

O anúncio da possível greve foi feito por José Roberto, presidente do Sinpoljuspi, ao OitoMeia. Ele, em nome do sindicato, pede aos agentes penitenciários do Piauí que não se calem rente ao que ele chama de “pressões da Secretaria de Justiça [Sejus]”. Embora haja um indicativo para a paralisação das atividades, uma data ainda não foi definida. A categoria requereu ao Tribunal de Justiça do Estado (TJ-PI) uma audiência com a Sejus para ouvir as propostas do Governo.

“Temos que fazer as últimas tentativas de negociar com o Governo, já que ele insiste em não atender a categoria. Diante disso, a categoria aprovou o indicativo de greve. Após essa audiência, caso o Estado não apresente nenhuma proposta plausível, a diretoria do sindicato chamará, novamente, a categoria para uma assembleia geral para decidir se vai ou não ao movimento grevista”, confirmou José Roberto.

SECRETÁRIO É ALFINETADO

O presidente do Sinpoljuspi aproveita para alfinetar o secretário Daniel Oliveira, sobretudo pela recusa da Sejus em reformar o estatuto dos agentes penitenciários. “Em seus surtos psicóticos, ele ofende, assedia e persegue a categoria dos agentes penitenciários. É uma questão pública a situação do secretário, em nível estadual e nacional”, continuou José Roberto ao OitoMeia.

REAJUSTE SALARIAL

O reajuste salarial continua como o carro-chefe das demandas reivindicadas pelo Sinpoljuspi. Para José Roberto, embora o secretário de Justiça diga que o salário dos agentes seja bom, tudo depende do ponto de vista. “Eu poderia dizer que ele tem um excelente salário. A inflação galopa, a carga tributária do Brasil é enorme e não entendemos como crime você lutar por melhores condições salariais, de trabalho e dignidade”, salientou.

CONCURSO

O Sinpoljuspi informa que os agentes deveriam ser promovidos no dia 18 de janeiro deste ano, o que não aconteceu. Exigem, ainda, a convocação de mais 166 aprovados no último concurso da categoria. “Temos um quadro de uma categoria envelhecida, doente e muitos já se aposentando e morrendo. Infelizmente, o Estado não olha para essa situação”, concluiu a reportagem.


O OUTRO LADO

O OitoMeia entrou em contato com a assessoria do Governo do Piauí, que também responde pela Secretaria de Justiça. Em resposta, foi informado que o dissídio coletivo, ou seja, uma audiência promovida pelo TJ-PI já foi marcada para a próxima semana, mas precisou a data. O Tribunal, após questionamento da reportagem,  que a tentativa de conciliação entre o Karnak (Sejus, Administração e Governo) e Sinpoljuspi acontecerá no próximo dia 26, às 9h, no gabinete do desembargador Edvaldo Moura.



Fonte: OITOMEIA