22 março 2018

NÃO SE PODE VACILAR, ESTÃO APENAS ESPERANDO O PONTO, CADÊ O GERADOR? : Presos fogem de presídio no Ceará durante apagão

Fuga ocorreu na Casa de Privação Provisória de Liberdade 2 em Itaitinga.






Por G1 CE
22/03/2018 12h36  

CCPL, Casa de Privação Provisória de Liberdade (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)



Oito presos fugiram na noite desta quarta-feira (21) da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza.

Os detentos aproveitaram o apagão de energia elétrica que atingiu todo o Ceará e mais 13 estados, quebraram os cobogós* e tiveram acesso à área externa, onde cortaram a grade de proteção.

Segundo a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), a fuga ocorreu por volta das 20 horas. Até a manhã desta quinta-feira (22), nenhum preso foi recapturado.

O apagão ocorreu em todo o Ceará e estados do Nortes e Nordeste do Brasil na tarde desta quarta-feira (21).

A Enel, distribuidora de energia do Ceará, informou que o fornecimento de energia foi normalizado em todos os municípios do Estado afetados pela falha no Sistema Interligado Nacional (SIN). O abastecimento foi restabelecido gradualmente até as 20h54, à medida que o Operador Nacional do Sistema (ONS) retomava as cargas de energia elétrica.

Ruas de Fortaleza são iluminadas por faróis dos veículos (Foto: André Teixeira/G1)








Fonte: G1

Cobogós:  Tijolo perfurado ou elemento vazado, feito de cimento utilizado na construção de paredes ou fachadas perfuradas, com a função de quebra-sol ou para separar o interior do exterior, sem prejuízo da luz natural e da ventilação; combogó.

Seu nome deriva das iniciais dos sobrenomes de três engenheiros que no início do século XX (1929 ou 1930) trabalhavam na cidade brasileira do Recife e conjuntamente o idealizaram: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de is.
Em muitos lugares do Nordeste do Brasil o nome sofreu várias variações, tais como combobó, combogó, comogó, comongol, comogol