30 agosto 2018

PARABÉNS A TODOS : Operações Especiais, mais um curso especializado da SAP implementado em Avaré/SP

Terminou no dia 22/08/2018, o Programa de Desenvolvimento Técnico para Intervenção Rápida – Módulo II    “ Técnicas Operacionais”.









LeandroLeandro
30/08/2018
Clique nas imagens para ampliar


Equipe motivada pelos instrutores por mais uma capacitação técnica



Este curso visa capacitar operacionais para compor células de Intervenção Rápida (CIR). Todas unidades prisionais devem ter as células, pois em uma situação de anormalidade é ela que toma a primeira iniciativa.

No curso os alunos tem aulas teóricas e práticas sendo elas: (NGA) Normas Gerais de Ação, (RPS) Resgate e Pronto Socorrismo, (TI) Técnicas de Imobilização, (AMT) Armamento e Tiro, (GER) Gerenciamento de Crises, (EPI/EPC) Técnicas Não Letais e (TIR) Técnicas de Intervenção Rápida, totalizando uma carga horária de 130 h/a.O curso deu inicio dia 31/07/2018 com enceramento no dia 22 do mês de agosto.

Equipe concluindo com êxito mais um curso de especialização



A Penitenciária “Dr. Paulo Luciano de Campos” de Avaré, foi a sede do curso, no qual contou com 29 alunos. Para fechar o curso, os alunos fazem uma intervenção em uma unidade da SAP, para por em prática todo conhecimento adquirido.

Na disciplina Técnicas de Imobilização foram convidados os instrutores  Ricardo Lima, da Penitenciária Compacta de Avanhandava e Antônio Luiz Coiado Rossi, da P1 de Avaré.

Nesta disciplina os alunos são capacitadas para serem Imobilizadores Táticos. A norma disciplina que operadores fazem o “Uso Progressivo e moderado da Força”, é ai então que entra a presença do Imobilizador Tático, pois o disparo de comprometimento é a última opção.

Atentos as instruções, a atenção é primordial para se fixar o aprendizado



Ricardo Lima além de instrutor, é integrante do GIR 9, recentemente foi convidado pelo DEPEN (Departamento Penitenciária Nacional) para participar do Curso de Sobrevivência Operacional. Costa Lima como é chamado pelos demais companheiros de equipe vem se destacando pelas suas atuações.

O mesmo coleciona 63 cursos dentre formação, capacitação e especialização. Um mestre na arte de capacitação técnica e que não se limita a se especializar e aprender constantemente, tem verdadeira vocação para ensinar também, passando seus conhecimentos para os alunos com profissionalismo no intuito de assim estar colaborando para formar equipes que estejam sempre de prontidão e aptas para resolverem os conflitos que possam surgir na rotina de uma U.P.







Fonte: Ricardo Lima
Imagens: Ricardo Lima