SOMOS A POLÍCIA PENAL

Profissionais invisíveis que garantes a segurança da sociedade.

QUREMOS QUE NOSSOS DIREITOS SEJAM RESPEITADOS

Arriscamos nossas vidas para garantir a segurança de todos.

SOMOS GUERREIROS E INCANSÁVEIS

Lutamos pelos direitos de todos os servidores públicos.

ACREDITAMOS NUM PAIS MENOS DESIGUAL

Não compactuamos com os demsandos dos governos.

QUEREMOS QUE HAJA JUSTIÇA SOCIAL

Somente assim haverá segurança pública real.

24 novembro 2018

PARABÉNS AOS SERVIDORES : Visitante é flagrada com drogas nas partes íntimas na Penitenciária de Mairinque/SP

Segundo a unidade, a porção de maconha foi identificada no scanner corporal.






Por G1 Sorocaba e Jundiaí
24/11/2018 18h51 

Droga estava escondida nas partes íntimas da mulher — Foto: Divulgação - S.A.P.



Uma mulher foi flagrada com drogas nas partes íntimas ao tentar entrar na Penitenciária de Mairinque (SP), na manhã deste sábado (24).

Segundo a unidade, o objeto foi detectado pelo equipamento de scanner corporal, usado justamente para barrar a ação.

Ela teve que ser encaminhada ao Pronto Atendimento de Mairinque escoltada por agentes penitenciários, onde retirou o pacote com maconha.

Ainda conforme a unidade, ela foi presa em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e o detento foi encaminhado ao pavilhão disciplinar para apuração de uma suposta participação.


Fonte: G1

Parabéns a Todos os Servidores e a Equipe por este excelentes trabalho realizado, que mesmo sem o reconhecimento e a falta de respeito do Governo, continuamos a demonstrar nosso profissionalismo e empenho em todos os trabalhos realizados, seja nas revistas pessoais, revistas por Body Scanner, Raio-X, de Jumbos, também por Sedex e nas muralhas, eles os governantes são passageiros, efetivos e titulares de cargos somos Nós. Não seremos irresponsáveis como ele.

CADEIA EM POLVOROSA : Marcado para morrer por Beira-Mar e pelo PCC está em presídio de Cascavel/PR

Cascavel - Ainda fragilizada após duas grandes rebeliões, a PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel) segue sendo um barril de pólvora que nesta semana ganhou um estopim a mais. 






Por Juliet Manfrin
24/11/2018 às 08:00 


Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC) /(Foto: Aílton Santos)





A chegada repentina - e ainda sem explicações - de um dos traficantes considerados mais perigosos da região da fronteira tem colocado todo o sistema prisional em alerta máximo. E com razão. Ele está na mira de morte de ninguém menos que Fernandino Beira Mar. Ninguém sabe por que Carlos Cabral - conhecido como Líder Cabral - veio parar em Cascavel. Fato é que sua estada gera pavor dentro e fora da cadeia.

O homem nasceu no Paraguai e sucedeu João Morel, o grande chefão do tráfico morto em 2001. É tido hoje como um dos principais desafetos do PCC (Primeiro Comando da Capital) e do Comando Vermelho. Aliás, a morte de seu antecessor teria sido encomendada por Fernandinho Beira-Mar e muito sangue jorrou na década passada pelo domínio criminal envolvendo Cabral e seu bando.

Líder Cabral quase foi morto em uma emboscada há 16 anos. Na ocasião, viu o filho de três anos, a esposa e outras nove pessoas serem assassinadas num tiroteio em Capitan Bado, no Paraguai, onde morava.

Deu início então a um intenso e sangrento processo de vingança, que já tem mais de 20 mortes de seus rivais, e depois de quase dez anos sendo procurado pela polícia foi preso em 2010 em Planalto, no sudoeste do Paraná, onde costumava ser visto com frequência, pois morava em uma cidade argentina na fronteira com o Brasil. Cabral responde por homicídios, tráfico de drogas e armas e está no sistema prisional há oito anos.

O que gera tensão entre os agentes é o fato de Carlos Cabral ser um desafeto antigo de facções criminosas que contam com um elevado número de presos nas prisões no Estado, como é o caso do PCC na PEC.

Imagens aéreas mostram estragos na Penitenciária de Cascavel após rebelião, Unidade ainda está fragilizada
 pelas duas recentes rebeliões por quais passou





Cabral está na PEC há dez dias em uma cela chamada “seguro”, onde ficam acusados por estupro, por exemplo. Segundo o apurado pela reportagem, o alerta máximo está mantido por forças de segurança devido ao temor de uma possível rebelião para que integrantes do PCC possam chegar até Cabral e terminar o que Beira Mar e até Marcola já tentaram e ainda não conseguiram.

Resgate


Outro temor extremo é a possibilidade de uma tentativa de resgate de Carlos Cabral. Situação que se agrava ante a fragilidade estrutural da PEC.

Aliás, resgates de presos viraram constantes no sistema prisional no Estado e preocupam as forças de segurança de todo o País. Em setembro, 29 detentos foram resgatados na Penitenciária Estadual de Piraquara em uma operação violenta e sangrenta, e, nesta semana, homens armados invadiram a cadeia em Realeza, no sudoeste, e resgataram 11 presos. Em ambos os casos as investigações apontam para possíveis envolvimentos de facções criminosas.


Bom comportamento


O Depen (Departamento Penitenciário do Paraná) informou, por meio de sua assessoria, que o “preso [Carlos Cabral] foi transferido para Cascavel com autorização do Cotransp (Comitê de Transferência de Presos Estadual), já que possui vínculo familiar na região. Já está há dez dias na PEC e nenhuma ocorrência foi registrada. O processo de transferência foi devidamente instruído e possuí autorização judicial”.

A reportagem questionou ainda se a presença de Cabral na PEC não oferece risco à integridade física de agentes, se não há a possibilidade de rebeliões ou tentativa de resgate, mas não houve resposta, alertando apenas para o “bom comportamento” do detento.




Fonte: O Paraná/ Jornal de Fato

VÍDEO ORGULHO DE SER AGENTE : Robô criado pela equipe de automação da Coordenadoria Oeste

Este equipamento foi criado com objetivo de vistoriar  lugares de difícil acesso e denuncias de explosivo. Orgulho de ser SAP.







Leandro Leandro
24/11/2018
Clique na imagem para ampliar


Equipamento foi criado e desenvolvido pela Equipe de Automação da Coordenadoria Oeste





O protótipo está em fase de testes e sendo finalizado, tem como missão básica a vistoria em locais de difícil acesso e na busca de explosivos dentro do ambiente carcerário, bem como verificação de denúncias de túneis e em qualquer outra situação que possa colocar em risco a vida dos servidores.

Parabéns a Toda a Equipe da Automação da Coordenadoria da Região Oeste, e principalmente aos dedicados e incansáveis Servidores que no dia a dia, além de estarem sempre inovando em matéria de automação prisional, também têm um ambiente propício para a criação de ferramentas e equipamentos que venham a proporcionar melhores condições de trabalho para todo o Sistema Prisional Paulista.



E não podemos nos esquecer de forma alguma da presença do Dr. Roberto Medina, que é com o apoio incondicional deste Homem, que com sua visão ampla do Sistema Prisional, sua coragem e princípios que o norteiam, que está sempre a apoiar e incentivar a todos os Servidores da Equipe em suas criações, dando-lhes as condições, os equipamentos e materiais necessários para que a capacidade de criação e a genialidade destes servidores venham a tona e se materializem em equipamentos e ferramentas inovadoras e funcionais como esta acima.





Fonte: Aplicativo de wattsapp

VAI ACABAR A MAMATA : Moro defende "Plano Real" contra a criminalidade em evento sobre corrupção

O futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, detalhou nesta sexta-feira (23) algumas proposições legislativas que pretende enviar ao Parlamento em fevereiro de 2019.







Hanrrikson de Andrade e Luis Kawaguti
Do UOL, no Rio de Janeiro 
23/11/2018-19h35

Sergio Moro participa do Simpósio Nacional de Combate a Corrupção, promovido pela
 Fundação Getúlio Vargas









Entre as quais a proibição da progressão de regime para presos que mantiverem vínculo com organizações criminosas e a regulamentação de ações baseadas em disfarce policial.

O ex-juiz federal, que se notabilizou à frente da Operação Lava Jato, definiu o pacote de medidas como "uma espécie de Plano Real contra a alta criminalidade no Brasil". O Plano Real foi lançado em março de 1994 e foi desenvolvido para acabar com a hiperinflação, que chegou a 2.477,15% ao ano em 1993, de acordo com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). A título de comparação, a inflação em outubro de 2018 atingiu 4,56% no período de 12 meses.

Moro participou na tarde de hoje de simpósio sobre combate à corrupção promovido pela Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. Aos convidados que compareceram ao evento, entre os quais o governador eleito do Rio, Wilson Witzel (PSC), e o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), o futuro ministro do governo de Jair Bolsonaro (PSL) declarou que sua gestão terá três eixos reformistas: "anti-corrupção", "anti-crime organizado" e "anti-crimes violentos".

"São medidas e executivas e proposições legislativas que serão apresentadas em fevereiro, e a ideia é que elas sejam relativamente simples", comentou. "O que se quer a partir de fevereiro é uma espécie de Plano Real contra a alta criminalidade no Brasil."

Moro também elencou propostas como alterações na legislação eleitoral a fim de separar de forma indubitável os crimes de caixa dois e de corrupção, além de uma "regulação mais estrita" da
comunicação de presos que se encontram em estabelecimentos penais de segurança máxima. "É pouco tolerável que [o detento] continue a comandar de dentro das cadeias."

"É importante iniciar um círculo virtuoso de reformas no judiciário", disse o futuro ministro





Operações disfarçadas


Moro declarou entender que há uma carência legislativa em relação a ações que mobilizem policiais disfarçados. A ideia, segundo ele, seria permitir a infiltração de agentes com inspiração no modelo norte-americano, que "não o exclui o crime" no âmbito jurídico devido ao método de produção de prova.

"O policial está lá não para criar o crime, e sim para revelar esse crime"

Sergio Moro, futuro ministro da Justiça e Segurança Pública

Para o ex-juiz federal, as ações de inteligência serviriam tanto para o combate ao crime organizado, com foco na compra e venda de drogas e armas, quanto para os crimes de lavagem de dinheiro e de corrupção.

Moro também pretende propor uma medida legislativa que os juízes "não tratem todos os casos com a mesma formalidade de sempre". O objetivo, de acordo com o futuro ministro, seria dar celeridade à tramitação de processos derivados de crimes de menor potencial ofensivo.

"Em casos onde a pessoa acusada é confessa e que não existam grandes questionamentos sobre as provas, por que não permitir que seja negociada a pena entre a acusação e o acusado?", questionou ele.

Responsável pela prisão de Sérgio Cabral e Eike Batista, o juiz federal Marcelo Bretas é conhecido pela
 aplicação rigorosa das penas e por sua fé cristã







Bretas avalia que interesse do povo impacta na Justiça


Antes de Moro, o juiz Marcelo Bretas participou do mesmo evento e avaliou que o interesse da sociedade em acompanhar julgamentos de casos de corrupção pode evitar que "liminares de fim
de semana" travem processos importantes.

O juiz da 7ª Vara Federal do Rio - que investiga desdobramentos da operação Lava Jato - não mencionou nenhum caso específico. Mas neste ano, uma série de liminares envolvendo o juiz
Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, e o juiz Sérgio Moro discutiram a possibilidade de colocar o ex-presidente Lula em liberdade durante a campanha eleitoral.

Favreto, que não era o responsável pelo caso, decidiu que Lula poderia ficar em liberdade para participar da campanha política. Moro foi contrário e teve respaldo da presidência do TRF-4.

Bretas fez a observação em um contexto em que defendia a existência de varas da Justiça especializadas em combate à corrupção e lavagem de dinheiro não apenas em Curitiba, onde
ocorre a operação Lava Jato, e no Rio de Janeiro, onde são julgadora alguns de seus desdobramentos.

O magistrado se disse contrário à pulverização de processos de corrupção por diversas varas. Segundo ele, varas especializadas -como a dele- têm mais experiência e agilidade para lidar com
diferentes casos de corrupção e lavagem de dinheiro. "A sociedade tem direito de ver casos de corrupção esclarecidos em tempo hábil", disse.

Ele afirmou que os resultados positivos que vêm sendo obtidos pela Justiça recentemente no combate à corrupção têm encorajado a sociedade e participar mais do processo político. Segundo ele, essa participação e o acompanhamento de casos de corrupção no Judiciário podem evitar que decisões unilaterais - que chamou de liminares de fim de semana, por serem por vezes aplicadas por magistrados plantonistas - prejudiquem processos




Fonte: UOL

23 novembro 2018

INCRÍVEL A CAPACIDADE DO LADRÃO : Apreensão mais que inusitada no CDP I do Belém/SP

Agentes penitenciários fizeram uma apreensão totalmente inusitada e única no dia de hoje no CDP I do Belém em São Paulo. 






Leandro Leandro
23/11/2018

Escada de alumínio artesanal feita com material das marmitex(quentinhas)



Durante as inspeções de rotina dentro da U.P, agentes penitenciários se depararam com uma escada de alumínio, praticamente pronta para uma possível fuga, o que surpreendeu a todos foi a maneira como ela foi feita, com o alumínio das marmitex, ou das quentinhas como muitos a chamam. 

Importante as inspeções e o tirocínio dos agentes, pois com a apreensão, praticamente impediram a evolução de um possível plano de fuga, e também descobriram esta nova modalidade que os detentos estão desenvolvendo, e além do mais totalmente enrolavel. 

Se seria funcional ou não vai ficar na dúvida. O que não podemos é pagar para ver. Fica a dica. Olho vivo, com o detento não se fecha o olho.

Escada de alumínio artesanal feita com material das marmitex(quentinhas)





Fonte imagens: Aplicativo de wattsapp


Parabéns a Todos os Servidores e a Equipe por este excelentes trabalho realizado, que mesmo sem o reconhecimento e a falta de respeito do Governo, continuamos a demonstrar nosso profissionalismo e empenho em todos os trabalhos realizados, seja nas revistas pessoais, revistas por Body Scanner, Raio-X, de Jumbos, também por Sedex e nas muralhas, eles os governantes são passageiros, efetivos e titulares de cargos somos Nós. Não seremos irresponsáveis como ele.

ORGULHO PARA A CATEGORIA : Agente penitenciário nomeado Secretário da Seap no governo Witzel no Rio de Janeiro

Rio - Pela primeira vez na história da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) um agente vai comandar a pasta. André Caffaro comandará pasta. Outros 4 foram anunciados







Por ADRIANA CRUZ
Publicado às 09h13 de 23/11/2018


Inspetor Penitenciário no comando da SEAP, um verdadeiro reconhecimento de toda a categoria dos
Agentes Penitenciários cariocas

O coordenador de Saúde Ocupacional, André Caffaro Andrade, foi o escolhido pelo governador Wilson Witzel, do PSC. Embora não tenha sido anunciado oficialmente, Caffaro já está fazendo o trabalho de transição com a atual equipe. Outros quatro secretários foram anunciados.

Caffaro vai substituir o atual secretário David Anthony que foi escolhido para comandar a Seap pelo Gabinete de Intervenção Federal. A escolha de um agente para o cargo era um promessa de campanha do governador eleito. Nos bastidores, Caffaro é considerado um bom agente, mas nunca teria comandado uma unidade prisional.

Formado em Odontologia, ele é cirurgião-dentista e coordenada a saúde ocupacional desde de 2016. Com a escolha do novo secretário da Seap, Witzel fechou a cúpula da Segurança. Para secretários da Polícia Civil e Militar, o governador eleito escolheu, respectivamente, o delegado Marcus Vinícius Braga e o coronel Rogério Figueiredo de Lacerda.

Na escolha do novo staff, os militares podem até terem opinado, mas o fato é que nenhum dos que ocupam cargos na atual estrutura da Segurança foi mantido.



Governador eleito Wilson Witzel - Daniel Castelo Branco / Agência O Dia





Mulheres: Ambiente e Direito Humanos


Witzel anunciou as primeiras mulheres que vão integrar seu governo. A bióloga Ana Lúcia Santoro fica com a Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade e a jornalista Fabiana Bentes assume a pasta do Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Witzel confirmou o médico e diretor-geral do Hospital Pedro Ernesto, Edmar Santos, na Saúde; e o engenheiro agrônomo e bacharel em Direito Luiz Claudio Rodrigues de Carvalho na Fazenda. Estão confirmados 12 secretários do futuro governo.

Witzel destacou o caráter técnico do seu governo. Ana Lúcia garantiu que assume com seriedade e conhecimento técnico. "O nome da secretaria agora é do Ambiente e Sustentabilidade e esta é a palavra agregadora entre desenvolvimento econômico e comprometimento ambiental". Fabiana Bentes se disse motivada: "Entrei na comunidade da Maré em 2015 com o objetivo de fazer bastante coisa. Não consegui fazer tudo, mas vou continuar tentando". Carvalho disse que o desafio é implantar uma política fiscal austera: "Trata-se de uma agenda de reconstrução e renegociação das condições fiscais do Estado".

"Vamos trabalhar com transparência, liderança participativa e eficiência na gestão. E buscar essa discussão para integrar os diferentes atores que atuam na saúde", disse o futuro secretário de Saúde.

Documento chega em casa


Também foram anunciados o engenheiro Uruan Cintra de Andrade para a presidência do DER e Luiz Carlos das Neves, novo presidente do Detran. Uma das primeiras medidas de Neves será o fim da vistoria anual. Quarta-feira, em reunião com o deputado estadual eleito Léo Vieira (PRTB), Witzel garantiu que a vistoria acaba em janeiro.

"O governador eleito me assegurou que, a partir do ano que vem, pagou o IPVA recebe o documento em casa", disse Léo, enfatizando que a defesa dessa bandeira foi um ponto comum na campanha dele e de Witzel. "Isso (vistoria) chateava o usuário", destacou.





Fonte: O DIA

QUERIA VER ISSO AQUI EM SÃO PAULO : Justiça mantém suspensão de entrada de presos no sistema penitenciário do Ceará e SSPDS se diz 'surpreendida'

Secretaria da Segurança aguarda liberação de vagas para diminuir a superlotação dos xadrezes das delegacias.








Diário do Nordeste
23 de Novembro de 2018/ 09:38 
ATUALIZADO ÀS 14:42


Superlotado, sistema penitenciário tem excedente populacional de 85%/Foto: José Leomar




A 1ª Vara de Execuções Penais da Capital manteve a decisão de proibir a entrada de novos detentos no sistema penitenciário cearense e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que aguarda transferir presos das delegacias, afirmou, por nota, que está "surpreendida" com a medida.

Segundo a Pasta, o secretário da Segurança, André Costa, esteve reunido com o juiz da 1ª Vara, Luiz Bessa Neto, e com o adjunto da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), Sandro Camilo, para "alinhar algumas ações voltadas ao restabelecimento do fluxo de transferência de presos", na última terça-feira (20). No encontro, a SSPDS se comprometeu a reforçar o policiamento das guaritas de unidades prisionais.

> Justiça suspende a transferência de presos para o sistema penitenciário

Entretanto, a decisão de manter a suspensão da entrada de novos presos no sistema penitenciário frustrou a Secretaria da Segurança. "Essa situação está gerando dificuldades nas delegacias de Fortaleza e Região Metropolitana, que estão sem poder transferir presos há três semanas. Nesta quinta-feira (22), 709 encarcerados estão nessas unidades", lamentou.

Na semana passada, a reportagem esteve na Delegacia de Capturas e pode ver de perto a superlotação no local
Foto: Kid Júnior




Ainda de acordo com a SSPDS, 23 das 49 delegacias da Capital e da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) já estão com xadrezes desativados, "conforme cronograma previamente estabelecido para retirada de presos das delegacias".

A 1ª Vara de Execuções Penais decidiu suspender a entrada de presos no sistema penitenciário devido a superlotação. O último boletim da Sejus, de outubro deste ano, mostra que há 25.245 custodiados em presídios, cadeias públicas e complexos hospitalares, para 13.640 vagas, o que representa um excedente populacional de 85%.


O  juiz Luiz Bessa Neto, através de nota emitida pela assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), garantiu: "De acordo com acerto realizado com a SSPDS e a Sejus, o juiz corregedor já resolveu a pendência emergencial".





Fonte: Diário do Nordeste

Agente penitenciário tem carro metralhado e é baleado na cabeça após entrar na comunidade da Viradouro no Rio de Janeiro/RJ

Caso aconteceu na noite desta quinta-feira, o automovel do agente foi literalmente metralhado pelos criminosos.






Enviado Direto da Redação 
23/11/2018 às 10:39h


Carro foi metralhado por traficantes/Foto: Filipe Aguiar


Um agente do Departamento do Sistema Penitenciário do Rio de Janeiro (Desipe) entrou por engano na Comunidade da Viradouro, em Santa Rosa, Niterói, na noite de ontem (22), e foi baleado após ter o carro fuzilado por traficantes locais. Havia um outro rapaz dentro do carro, mas ainda não existem informações se ele também foi ferido.

Os dois rapazes estavam em um veículo, da marca Mercedes-Benz, que ficou com diversas marcas de tiros. Por conta do impacto dos disparos, o vidro traseiro do automóvel estourou.

Por conta do impacto dos disparos, o vidro traseiro do automóvel estourou.( Foto: Filipe Aguiar)





Segundo informações, o agente, que é morador de Icaraí e trabalha no Fonseca, está com uma bala alojada na cabeça, mas não corre risco de morte. Ele está internado no Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), no Fonseca.

Carro foi metralhado por traficantes/Foto: Filipe Aguiar






Fonte: O São Gonçalo

IMPORTÂNCIA DE UM REPRESENTANTE POLÍTICO: Agentes penitenciários são homenageados na Assembléia Legislativa de Rondônia

Proposta pelo deputado Anderson do Singeperon (Pros), a Sessão Solene realizada na tarde desta quinta-feira (22), no Plenário da Assembleia Legislativa.





Rondônia Dinâmica
Publicada em 23 de novembro de 2018 às 09:20


Solenidade aconteceu nesta quinta-feira na Assembleia Legislativa


Esta solenidade foi para homenagear os agentes penitenciários que receberam Voto de Louvor pelos relevantes serviços prestados no sistema prisional do Estado. 

Antes de fazer a abertura da solenidade, o deputado pediu um minuto de silêncio em homenagem ao agente penitenciário, Marcos Paulo de Lima Marques, que desapareceu nas águas do Rio Madeira, no último dia 15 de novembro, durante uma pesca com amigos. O deputado lamentou o insucesso das buscas pelo corpo do agente, que não foi encontrado.

O parlamentar agradeceu a todos e ressaltou que a propositura visa homenagear agentes que tiveram importante atuação no sistema prisional e que contribuíram com o sucesso de ações que evitaram situações graves, garantindo a mantendo a ordem dentro dos presídios.

Anderson comentou sua trajetória na época em que atuava como agente penitenciário e destacou as dificuldades enfrentadas pela categoria naquele período. Disse que atualmente, a classe possui um Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape), totalmente profissionalizado e com condições de trabalho melhores que antigamente.

Como parlamentar, Anderson disse que vem lutando pelo sistema prisional e que tem observado os avanços positivos em favor da categoria. O deputado enalteceu o Gape e disse que o grupo tem feito um trabalho indiscutível em intervenções prisionais no Estado.

“Aliás, todos os agentes deveriam ser homenageados, em especial aos que viveram momentos difíceis no sistema penitenciário de Rondônia, assim como, os que facilitam o bom andamento dos trabalhos, servidores dignos de reconhecimento por parte do Poder Legislativo e de serem sempre lembrados. Vocês são minha família, minha sustentação política e por isso estou de volta para mais quatro anos, para continuar trabalhando por toda a nossa classe”, declarou o deputado.

Após o pronunciamento do deputado, um vídeo foi apresentado para narrar a luta dos agentes penitenciários por melhorias, sempre encabeçadas pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários e Socioeducadores de Rondônia (Singeperon).

Arimaldo Nobre de Lima, zero um do Gape, abriu os pronunciamentos dos convidados da mesa e em nome de toda a classe, agradeceu ao deputado pela iniciativa da homenagem e disse ser uma honra tê-lo dentro da Assembleia Legislativa, como representante da classe.

Daiane Gomes, presidente do Singeperon, lamentou a perda do agente Marcos Paulo e disse que o período de buscas foi um momento difícil para os colegas de profissão que estiveram juntos, auxiliando os trabalhos do Corpo de Bombeiros.

A presidente agradeceu o deputado e disse se tratar de uma homenagem justa e válida. Destacou a bravura dos agentes frente às adversidades dentro dos presídios, “muitas vezes sem pensar na própria vida”.

“Admiro nossa profissão, admiro cada um de vocês, pela coragem, pensando sempre na sociedade, evitando fugas e protegendo nossa sociedade. Porque sabemos que quem foge dali não tem nada a perder. Infelizmente, muitas vezes, somos invisíveis para essa mesma sociedade. Estendo essa homenagem a todos, a cada um que hoje está lá, batendo seu cadeado, parabéns”, declarou Daiane Gomes.

Marcus Edson Prata Filho, defensor público-geral, parabenizou o deputado Anderson pelo reconhecimento aos servidores e agradeceu a oportunidade de participar de uma homenagem a uma classe “tão bela”.

“Parabenizo antes de tudo, a família de cada uma vocês, que vivem o dia a dia, sem saber se quando saírem para trabalhar, os senhores retornarão para casa. Vocês são gigantes guerreiros, que muito fazem pela nossa sociedade, porém, são tão pouco vistos e valorizados. Parabéns a todos”, disse o defensor público que defendeu a necessidade de a classe permanecer sempre em busca de diálogos com os poderes para juntos construírem melhores soluções e mais avanços.

Representando o governador de Rondônia, Daniel Pereira (PSB), o secretário interino da Sejus, Cleiton Camilo Santos, parabenizou a todos os agentes penitenciários e seus diretores pela homenagem e destacou o empenho do deputado Anderson, junto ao Singeperon, em busca de conquistas para a classe. “Que o deputado continue acreditando no valor dos nossos bravos servidores do sistema penitenciário”, ressaltou.

Os certificados foram entregues aos agentes penitenciários pelo deputado Anderson e todos os membros que compuseram a mesa durante a solenidade. O parlamentar encerrou a sessão agradecendo a presença de todos e disse esperar dar continuidade às homenagens e aos interesses da classe, em 2019.

“Sempre brigando e lutando por vocês, pela valorização, pelo respeito e pelas boas condições de trabalho de toda a categoria. Vou estar ainda mais atuante nos próximos quatro anos, para que as ações em prol da nossa classe de fato aconteçam e as promessas não fiquem só em palavras. ”

Autor / Fonte: ALE-RO


Fonte: Rondônia Dinâmica

Contraponto: Parabéns aos companheiros de Rondônia pela espetacular consciência política, pois sem este importante instrumento continuaremos indefinidamente a ser somente marionetes nas mãos dos administradores da ocasião. Assim reiteramos nossos sinceros parabéns a todos os Agepens de Rondônia. 

QUE VENHAM OS MERCENÁRIOS : Polícia adota barricada de carros e canhão de luz contra ataque aéreo do PCC

O bloqueio do aeroporto ocorre legalmente desde 10 de outubro por determinação da Justiça e conta também com uso de veículos velhos espalhados pela pista.







Folhapress  
23/11/2018 ÀS 15:15

Entrada do Presídio de Presidente Venceslau protegido por policiais do choque - Jardiel Carvalho/Folhapress



PRESIDENTE VENCESLAU, SP (FOLHAPRESS) - As medidas de segurança adotadas pelo governo de São Paulo em Presidente Venceslau (612 km da capital paulista) para evitar um resgate de chefões da facção criminosa PCC inclui um sistema antiaéreo com uso de luzes especiais, metralhadoras em pontos estratégicos e barricadas na pista do aeroporto local.

São carros e motos que antes estavam apreendidos em um pátio da prefeitura, próximo ao local, e foram dispostos na pista, de forma a evitar aterrissagens. Uma das suspeitas da polícia envolve a possível utilização de um jatinho para levar o principal chefe da facção, Marco Camacho, o Marcola, para fora do país.

O sistema de segurança foi implantado, segundo policiais ouvidos pela Folha, desde o início da operação, em outubro, logo após a descoberta de um plano de resgate que utilizaria helicópteros de guerra e exército de mercenários.

Carros são espalhados pela pista de aeroporto municipal de Presidente Venceslau para evitar pouso de criminosos
 - Jardiel Carvalho/Folhapress





Outro item desse sistema antiaéreo são canhões de luz instalados nos pontos mais altos da muralha da penitenciária 2 de Presidente Venceslau, onde estão confinados os chefões do PCC e o possível alvo de resgate.

A reportagem da Folha de S.Paulo visitou a área do presídio na noite de segunda (19) e terça (20), e verificou que canhões de luz ficam todo o tempo sendo movimentados de um lado para outro, em pontos diferentes da muralha.

Na entrada principal da penitenciária havia, ainda, um veículo blindado com um grupo de policiais fortemente armados, incluindo uma metralhadora MAG .762, com grande poder de destruição.

A arma foi instalada sobre o veículo blindado e um policial fica pronto para disparar contra um eventual invasor.

Polícia adota barricada de carros e canhão de luz contra ataque aéreo do PCC - 23/11/2018 - Cotidiano - Folha




Tanto nas proximidades do aeroporto quanto nas da penitenciária 2 de Venceslau, há uma série de atiradores de elite espalhados pela zona rural. São homens do batalhão de choque e do COE (operações especiais), que ficam camuflados.

"Eu levei o maior susto. Tinha ido caçar maxixe no mato e dei de cara com um policial desses. Ele perguntou: 'aonde a senhora vai?'", disse a aposentada Ana Alves Moreira, 74, moradora de um bairro próximo ao aeroporto.

O mecânico de aeronaves Rafael Ferreira Rosa, 28, disse que uma série de vezes policiais militares estiveram no seu hangar para fazer perguntas e recomendaram que não ficasse circulando durante a noite por ali. "Não estou saindo nem de dia, quanto mais à noite", respondeu aos PMs, segundo ele.

São homens do batalhão de choque e do COE (operações especiais), que ficam camuflados.










Fonte: Bem Paraná/Via Folha de São Paulo

HONRA A PROFISSÃO : Detentos tentam subornar agentes penitenciários dentro de Fórum no Tocantins/TO

As visitas a eles foram suspensas e os dois devem responder criminalmente, inclusive pela tentativa de suborno.





  
Por Redação 
23/11/2018 10h46 - 


Celulares apreendidos / Foto: Divulgação/Seciju



Agentes penitenciários frustraram a ação de dois detentos da Casa de Prisão Provisória de Paraíso dentro do Fórum da cidade nessa quinta-feira (22). Vinícius Brasil e João Vitor Cunha estavam no local para uma audiência.

Segundo a Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), Vinícius pediu a um dos três agentes penitenciários de escolta que o levasse até o banheiro, alegando se tratar de uma necessidade urgente.

Porém, ao chegar ao banheiro, ele se mostrou bastante nervoso e apreensivo, despertando a desconfiança do agente. O detento, em atitude suspeita, mantinha olhar fixo para um cesto de papel, onde foram encontrados dois aparelhos celulares.

Segundo o agente William da Costa, que acompanhou Vinícius até o banheiro, os celulares estavam embaixo do cesto embrulhados em saco plástico preso por fita crepe.

Ainda segundo a Seciju, um do detentos ainda tentou subornar os agentes com gestos que sugeriam a oferta de dinheiro em troca da facilitação para a entrada dos celulares na unidade prisional.

“Levamos eles para a delegacia e depois para a unidade prisional. Além disso, formalizamos um PAD (Procedimento Administrativo Disciplinar), suas visitas foram suspensas e devem responder criminalmente, inclusive pela tentativa de suborno”, conta o agente.

Para o chefe de segurança da CPP de Paraíso, Márcio José Batista Ferreira, tal ato, ocorrido próximo à sala de audiências e quase às vistas de uma juíza, demonstra ousadia e imensa falta de respeito.




Fonte: AF Noticías

BOA SORTE AOS GUERREIROS : Jungmann autoriza envio da Força-tarefa de Intervenção Penitenciária para o presídio de Roraima

Portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (22). Ação será exclusiva na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, zona Rural de Boa Vista.






Por Valéria Oliveira, G1 RR
22/11/2018 15h03  


Penitenciária Agrícola de Monte Cristo fica na zona Rural de Boa Vista —
Foto: Inaê Brandão/G1 RR/Arquivo





O Ministério da Segurança Pública autorizou o emprego da Força-tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, a maior unidade prisional de Roraima. A portaria, assinada pelo ministro Raul Jungmann, foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (22).

A medida, segundo Paulo Macedo, secretário estadual de Justiça e Cidadania, tem o objetivo de garantir segurança e dar continuidade à obra de reforma penitenciária agrícola.

Os agentes federais ficarão no estado por 90 dias a contar da data de publicação da portaria. Eles atuarão em atividades e serviços de guarda, vigilância e custódia de presos. O trabalho será especificamente em Monte Cristo, na zona Rural de Boa Vista.

A operação terá o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de administração penitenciária e segurança pública do governo do estado.

Na portaria, não consta o número de agentes que serão enviados ao estado. A quantidade, segundo o texto do Ministério, "obedecerá ao planejamento definido pelos entes envolvidos na operação".

Na semana passada, o secretário estadual de Justiça e Cidadania, Paulo Macedo, disse que 120 homens da FTIP seriam enviados ao estado. Na ocasião, Macedo afirmou ainda que a medida não tem relação com o acordo de gestão compartilhada das unidades prisionais do estado com a União.

A reforma de Monte Cristo, orçada em R$ 3,5 milhões, teve início em maio de 2017 e foi paralisada em janeiro deste ano, por questões financeiras e de seguranças dos trabalhadores da empresa executora, segundo informou a Secretaria de Infraestrutura (Seinf) na época.

Força-tarefa de Intervenção Penitenciária


A Força-tarefa de Intervenção Penitenciária foi criada em janeiro de 2017 pelo então ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes.

O grupo é formado por agentes penitenciários federais, estaduais e do Distrito Federal e atua em apoio aos governos estaduais em situações extraordinárias de grave crise no sistema penitenciário.





Fonte: G1

Inaugurado hoje 23/11/2018 o Centro de Detenção Provisória de Nova Independência/SP

Secretário Lourival Gomes entregou nova unidade nesta sexta-feira, 23.






Assessoria de Imprensa - SAP
23/11/18

Foi inaugurado com a presença do Secretário da SAP na manhã de hoje a nova U.P



O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), inaugura nesta sexta-feira, 23 de novembro, o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Nova Independência. A nova unidade localiza-se na Rodovia Euclides de Oliveira Figueiredo – SP 563, km 166 Sentido Tupi Paulista/Andradina, Município de Nova Independência, SP.

O valor investido no empreendimento foi de R$ 47.116.901,17 e a obra realizada pela empresa contratada Engetal Engenharia e Construções Ltda, com área construída de 11.180,16 m² e capacidade para abrigar 823 detentos em regime fechado.

A unidade será entregue já totalmente automatizada





A unidade será entregue já totalmente automatizada. Desenvolvido 100% por técnicos da SAP, trata-se de um sistema automático para a abertura e fechamento das portas sem que os funcionários tenham contato direto com a população carcerária. A nova unidade será inaugurada também com todos os equipamentos de segurança, incluindo raio-x, portal detector de metal e scanner corporal.

O Centro de Detenção Provisória é um estabelecimento para presos que aguardam julgamento. Ele foi projetado com características diferenciadas, aproveitando as experiências dos que já estavam em funcionamento.

Nova U.P foi inaugurado e irá desafogar algumas unidades da região





A grande novidade nos novos CDPs são os pavilhões de trabalho e de serviço como cozinha industrial - onde os próprios presos preparam os alimentos –, salas de aula, além de inclusão, saúde, lavanderia e padaria (setores já existentes nas penitenciárias), incluindo sistema de rampas de acessibilidade a portadores de mobilidade reduzida e banheiros acessíveis.


Serviço

Inauguração do Centro de Detenção Provisória de Nova Independência
Data: 23/11/2018 Horário: 10h00
Local: Rodovia Euclides de Oliveira Figueiredo – SP 563, km 166 Sentido Tupi Paulista/Andradina
Informações: imprensasap@sp.gov.br   Fone: (11) 3206-4788/4789



Fonte: SAP

22 novembro 2018

Servidores da SAP competem no Torneio dos Campeões de Futebol 2018 da Corevali

Organizadores do evento arrecadaram 240 litros de leite e 20 unidades de adoçante para doação à entidade filantrópica de Tremembé.






Pierre Cruz - Corevali
21/11/18 
Clique nas imagens para ampliar

Time campeão de 2018 da P1 de Potim


 

Além de contribuírem de forma solidária para auxiliar as entidades filantrópicas da cidade, os servidores aproveitaram para se divertir e confraternizar de forma esportiva, interagindo e fazendo novas amizades.

Doação de leites e adoçantes foram destinados a uma casa de idosas em Tremembé




O esporte como sabemos, além de fazer bem para a saúde, faz o congraçamento e a união das pessoas e de grupos diferentes. Parabéns aos Organizadores e também a todos os participantes por esta proveitosa iniciativa.

Edgar Golveia Silva e Rogélio Costa, os melhores jogadores de 2018




Abaixo mais imagens dos grupos(times) participantes:

Time formado por servidores da Corevali





Time do CDP de Taubaté



Time do CDP de Mogi das Cruzes



Time dos servidores da P II de Potim



Time dos servidores da P II de Tremembé




Equipe dos jogadores do Hospital de Custódia de Taubaté




Jogadores do CDP de Suzano, que levaram o troféu do campeonato em 2017



Equipe dos jogadores da P1 de Potim, time campeão de 2018




Equipe dos funcionários do CDP de Caraguatatuba chegaram nas semifinais do campeonato



Equipe formada por servidores da P1 de Tremembé, que alcançou o segundo lugar no Torneio




Equipe de servidores do CDP de São José dos Campos








Fonte: SAP

PARABÉNS A EQUIPE : Agentes impedem entrada de drogas ocultas em aparelhos de barbear no CDP I de Guarulhos/SP

Fatos ocorreram na data de ontem, 2/11/2018 no CDP  I " ASP Giovani Martins Rodrigues" de Guarulhos/SP.





Assessoria de Imprensa - SAP 
Fotos: Divulgação/SAP
21/11/18 |

Aparelhos de barbear estavam recheados de cocaína




A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que hoje, 21, às 10h45, agentes de segurança penitenciária do Centro de Detenção Provisória I "ASP Giovani Martins Rodrigues" de Guarulhos encontraram 14 gramas de cocaína em quatro aparelhos de barbear entregues por mãe de detento da unidade.

Totalizou 14 gramas a droga nos aparelhos de barbear



A visitante foi encaminhada ao 8º Distrito Policial de Guarulhos, para lavratura de Boletim de Ocorrência e demais providências cabíveis. Foi ainda determinada instauração de Procedimento Disciplinar em desfavor do detento , que foi isolado preventivamente. A visitante foi suspensa do rol de visitas.

A SAP parabeniza os agentes pelo zelo no cumprimento do dever.


Todas as forma de tentar burlar a vigilância são tentadas, porém o Corpo Funcional está sempre atento
e de forma zelosa e profissional tem evitado a entrada de ilícitos.







Fonte: SAP

Parabéns a Todos os Servidores e a Equipe por este excelentes trabalho realizado, que mesmo sem o reconhecimento e a falta de respeito do Governo, continuamos a demonstrar nosso profissionalismo e empenho em todos os trabalhos realizados, seja nas revistas pessoais, revistas por Body Scanner, Raio-X, de Jumbos, também por Sedex e nas muralhas, eles os governantes são passageiros, efetivos e titulares de cargos somos Nós. Não seremos irresponsáveis como ele.

PARABÉNS A TODAS AS EQUIPES DE SERVIDORES : Balanço das apreensões com visitantes no final de semana 17 e 18/11/2018 no Sistema Sap/SP

Apreensões em presídios de todo o estado no último fim de semana - dias 17 e 18/11/2018






Assessoria de Imprensa - SAP   
Fotos: Divulgação/SAP
21/11/18 

Leandro Leandro
Obs: Clique nas imagens para ampliar

Apreensão no CDP de Diadema, mulher trazia cocaína e maconha em sua genitália



A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa sobre as apreensões realizadas no último final de semana, 17 e 18 de novembro, em presídios de todo o estado de São Paulo. Todos os casos foram registrados por meio de boletim de ocorrência e os visitantes flagrados foram automaticamente suspensos do rol de visitas.

Em cada uma das apreensões, os presos foram isolados e respondem a Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade daqueles que receberiam os materiais ilícitos.

Capital

Uma visitante tentou entrar com maços de cigarro recheados de substâncias análogas à cocaína e à maconha no Centro de Detenção Provisória (CDP) Belém I, localizado na capital paulista. O flagrante realizado pelos agentes de segurança aconteceu durante revista dos pertences levados pela visitante a um sentenciado no último domingo (18). Os ilícitos foram apreendidos e o caso foi registrado no 31° Distrito Policial de Vila Carrão.






Diadema

No Centro de Detenção Provisória (CDP) de Diadema, no domingo (18), a companheira de um sentenciado foi surpreendida tentando entrar na unidade com um invólucro de entorpecente escondido em sua genitália.

Ao passar pelo scanner corporal, o aparelho detectou uma anormalidade na região pélvica da visitante e confirmou-se que levava um pacote contendo materiais característicos à maconha e à cocaína. O Boletim de Ocorrência do caso foi registrado no 1° Distrito Policial de Diadema.






Franco da Rocha

Nas três penitenciárias e no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Franco da Rocha houve apreensões de entorpecentes durante o final de semana de visitas (17 e 18 de novembro). Em quatro casos as mulheres levavam os ilícitos escondidos em suas genitálias, enquanto o quinto flagrante foi feito a um visitante homem, que escondeu o material análogo à maconha na barra de sua calça.

Nas Penitenciárias I “Mário de Moura e Albuquerque” e III “José Aparecido Ribeiro” e no CPP de Franco da Rocha, as visitantes foram flagradas com invólucros contendo substâncias análogas à maconha, à cocaína e ao LSD escondidos em suas genitálias. Em todas as situações os ilícitos foram recolhidos para elaboração de Boletim de Ocorrência.

 







Já na Penitenciária II “Nilton Silva”, também de Franco da Rocha, o caso de apreensão foi registrado com um homem que escondeu um invólucro de material semelhante à maconha na barra de sua calça, sendo flagrado pelo aparelho de scanner corporal.




Parelheiros

Os agentes de segurança da Penitenciária “ASP Joaquim Fonseca Lopes”, de Parelheiros, flagraram no sábado (17), uma visitante tentando entrar na unidade com um micro celular escondido em seu corpo. A contravenção foi observada pelo aparelho scanner corporal.

Ao ser questionada, a mulher confirmou estar com o objeto em seu corpo e mostrou-se disposta a ir ao hospital local para esclarecer dúvidas. Uma viatura da Polícia Militar foi acionada para conduzir a mulher até o Hospital Municipal de Parelheiros, local onde o aparelho celular foi retirado pela própria mulher e entregue aos responsáveis.

O caso foi encaminhado ao 101° Distrito Policial para registro de Boletim de Ocorrência de demais providências cabíveis.





Suzano

Por volta das 10h00, do sábado, dia 17 de novembro, no Centro de Detenção Provisória de Suzano, a mãe de um detento foi frustrada na tentativa de entrar na unidade com invólucros de maconha escondidos dentro de um recipiente com comida. Ao revistarem os alimentos trazidos pela visitante, de 55 anos, os servidores encontraram 34 gramas de cocaína e 60,3 de maconha escondidos dentro de pedaços de carne.

Pouco mais tarde, a irmã de um preso foi flagrada com a mesma estratégia. A suspeita, de 25 anos, trazia 105 gramas de cocaína e 3,7 gramas de maconha camuflados em um pote com comida.

   






Mogi das Cruzes

Ainda no sábado, perto das 12h00, a irmã de um recluso do CDP de Mogi das Cruzes foi barrada com maconha sintética, conhecida como K4. A visitante, de 42 anos, trazia o alucinógeno escondido dentro de seu documento.





São Vicente

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que uma visitante foi surpreendida com entorpecentes na Penitenciária 2 de São Vicente no domingo, dia 18 de novembro. A suspeita, de 36 anos, trazia 123 gramas de drogas na vagina.

Por volta das 08h30, uma agente de segurança identificou um objeto estranho na região pélvica da mulher, a partir das imagens geradas pelo bodyscanner. Ao ser questionada, a visitante confessou que carregava um invólucro com 26 gramas de maconha e 97 gramas de cocaína. A droga seria entregue a seu companheiro, sentenciado na unidade prisionais.



Caraguatatuba

No Litoral Norte,também no domingo, dia 18 de novembro, a esposa de um detento foi surpreendida com maconha costurada no cós da calça no Centro de Detenção Provisória "Dr. José Eduardo Mariz de Oliveira", o CDP de Caraguatatuba. O material, que pesava 8 gramas, foi identificado nas imagens geradas pelo bodyscanner. Ao ser questionada por uma servidora, a suspeita confessou que carregava o ilícito.





Potim

Por volta das 09h00 , também no domingo, uma mulher de 36 anos foi barrada na Penitenciária “AEVP Jair Guimarães de Lima”, a P1 de Potim, com 7 gramas de maconha. Ao ser submetida à revista por meio de escaneamento corporal, foi detectado por agentes uma alteração nas imagens geradas pelo aparelho. Ao ser informada que o procedimento seria repetido, a mulher tentou tirar de sua calça uma porção da erva, mas foi flagrada pelos servidores.





Campinas

Duas mulheres foram detidas no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Campinas. O primeiro flagrante ocorreu no sábado, 17, quando uma visitante de 21 anos passou pelo scanner corporal. Ela pretendia visitar o companheiro, mas foi detida quando agentes perceberam alterações nas imagens. Diante disso, ela foi conduzida a uma sala reservada, onde espontaneamente retirou o invólucro contendo cocaína e droga sintética.

Já o segundo flagrante ocorreu no domingo, 18, quando uma mulher de 22 anos passou pelo procedimento de revista dos alimentos, agentes encontraram maconha misturada a pedaços de carne. Ela admitiu que pretendia entregar a droga ao companheiro. As duas suspeitas foram encaminhadas ao plantão policial e permanecem à disposição da Justiça. O preso foi isolado preventivamente para procedimento disciplinar.





Itirapina

No domingo (18), uma mulher foi detida na Penitenciária João Batista de Arruda Sampaio, Itirapina II, durante procedimento de revista, com 72 gramas de cocaína escondidos na vagina. A suspeita pretendia visitar o companheiro, mas foi impedida quando agentes perceberam alteração na imagem no momento em que a suspeita passou pelo scanner corporal.

Diante disso, a mulher foi encaminhada a uma sala reservada e fez a retirada, espontaneamente do invólucro. Após o ocorrido ela foi encaminhada ao plantão policial, onde permanece à disposição da Justiça.




Bauru

No sábado, 17, às 08h00, durante procedimento de escaneamento corporal em uma visitante, no Centro de Detenção Provisória "ASP Francisco Carlos Caneschi" de Bauru, agentes de Segurança Penitenciária identificaram na imagem um objeto introduzido no órgão genital. Indagada, ela confirmou que havia introduzido em seu corpo um aparelho de telefonia celular com chip, retirando voluntariamente o invólucro que continha o aparelho. A visitante foi encaminhada a Central de Polícia Judiciária de Bauru para elaboração de Boletim de Ocorrência. O detento que receberia o celular foi isolado preventivamente para apuração dos fatos.

Ainda no sábado às 09h00, imagem do “body scanner” mostrava objeto na região genital de visitante. A mulher, ao ser questionada, em primeiro momento negou portar objeto ilícito, porém enquanto aguardava para ser conduzida ao hospital para realização de exame, voltou atrás e disse que havia introduzido uma porção de maconha em seu órgão genital e concordou em retirar espontaneamente. A visitante foi encaminhada a Central de Polícia Judiciária de Bauru para elaboração de Boletim de Ocorrência, sendo o conteúdo que pesava cerca de 55 gramas, confirmado como “maconha” pela autoridade policial. Foi instaurado Procedimento Apuratório Disciplinar e o detento encaminhado preventivamente para o pavilhão disciplinar, visando apurar o ocorrido.

No domingo, 18, ao realizar inspeção nos pertences de uma mulher que visitaria o cônjuge, agentes encontraram dentro da sacola uma bolsa preta, contendo um celular com chip, uma CNH e R$12,35 em cédulas e moedas. Perguntada, a visitante informou serem de sua propriedade e que, simplesmente, havia os esquecido dentro da sacola. Como de praxe a mulher foi conduzida a Central de Polícia Judiciária de Bauru para elaboração de Boletim de Ocorrência e o detento isolado para averiguação.

     








Avanhandava

Às 08h10 do sábado, na Penitenciária "Valdic Junio Alves Primo" de Avanhandava, uma visitante foi retida após passar pelo escâner corporal, pois a imagem obtida durante o procedimento revelou alteração na altura do quadril. Confrontada, ela confirmou que havia introduzido maconha no ânus. A mulher foi encaminhada para a autoridade policial, assim como o entorpecente, que pesou aproximadamente 77 gramas.

Pouco mais de uma hora após a primeira ocorrência, às 9h35, outra visitante foi barrada no “body scanner” valendo-se da mesma “técnica” flagrada anteriormente: indagada, confessou ter introduzido maconha no reto e, relatou ainda, que a droga era destinada a seu companheiro. Diante dos fatos ela foi conduzida a autoridade policial, juntamente com o entorpecente que pesou mais de 99 gramas.






Franca

Durante procedimento de escaneamento corporal em uma visitante no domingo, 18, às 11h35, na Penitenciária de Franca, agente penitenciária que operava o equipamento percebeu anormalidade na imagem, na região pélvica da mulher, que indagada negou portar qualquer objeto ilícito consigo. Minutos antes de ser conduzida para o Hospital, onde seriam realizados exames para dirimir as dúvidas sobre a imagem gerada pelo eficiente aparelho, ela mudou de ideia e assumiu que portava algo em seu corpo.

Voluntariamente ela retirou um invólucro contendo erva análoga a maconha. A mulher foi levada a delegacia de polícia onde foi autuada e presa. O sentenciado foi encaminhado à uma cela disciplinar para apuração de seu possível envolvimento como destinatário do ilícito apreendido.

Também no domingo, nova tentativa de ludibriar a segurança da unidade com a velha tática de introduzir ilícitos na vagina, foi flagrada por agentes. Submetida a revista pelo equipamento de inspeção corporal, a imagem sugeria um objeto no interior do corpo da visitante.

Questionada, a mulher negou carregar ilícito no interior de seu corpo. Deste modo foi encaminhada para exames médicos no Hospital de Franca, onde os médicos avistaram e retiraram de seu órgão genital um invólucro, momento em que a Policia Militar (PM) conduziu a mulher até a delegacia para lavrar boletim de ocorrência e confirmar o conteúdo do invólucro, o que não havia ocorrido até o fechamento da nota de apreensão.


 




Marília

Por volta das 10h00 do domingo 18, na Penitenciária de Marília, durante procedimento de revista através do “Body Scanner”, verificou-se imagem suspeita na região da cintura de uma mulher que visitaria o amásio. Questionada sobre o fato admitiu estar levando drogas no cós da calça. Acompanhada por Agentes Penitenciárias, em uma sala reservada ela alegou que levava entorpecentes para o companheiro e retirou da peça de roupa oito porções embaladas em plásticos, sendo seis delas compostas por erva esverdeada, possivelmente maconha, e outras duas com pó branco semelhante a cocaína.

A Polícia Militar foi acionada para conduzir a visitante até a Central de Polícia Judiciária onde foi presa em flagrante delito. O sentenciado foi removido para uma cela disciplinar do setor de inclusão. Foi instaurado em seu desfavor procedimento administrativo disciplinar a fim de averiguar a sua conduta como destinatário do ilícito apreendido.






Pirajuí

O final de semana também foi movimentado na Penitenciária “Luiz Gonzaga Vieira” de Pirajuí. Agentes foram eficientes e barraram duas tentativas de entrada de ilícitos. No sábado 17, por volta de 09h00, imagem obtida pelo “body scanner” denunciava um volume incomum na região pélvica da visitante. Questionada, a senhora confessou estar portanto drogas dentro do próprio corpo e, levada a uma sala reservada na presença de agentes femininas, retirou de sua genitália um invólucro que, ao ser verificado, continha um aparelho celular com dois chips.

Ainda no sábado, às 11h30, o “body Scanner” mais uma vez auxiliou os olhos atentos e treinados das agentes, que perceberam na imagem produzida pelo equipamento um objeto estranho na altura da genitália de uma visitante. Indagada, ela confessou portar material ilícito, momento em que foi conduzida a uma sala reserva e, na presença de agentes penitenciárias, retirou espontaneamente de seu anus, um invólucro de 55 gramas, de cor marrom, que aberto continha pó branco semelhante a droga conhecida como cocaína.

Em ambos os casos, após os procedimentos administrativos de praxe, as visitantes foram encaminhadas à Delegacia de Polícia local, juntamente com os ilícitos apreendidos para as providências cabíveis.



   




Ribeirão Preto

No sábado 17, às 08h00, durante revista aos pertences de uma visitante da Penitenciária de Ribeirão Preto, foram encontrados no interior de sua sacola dois absorventes “recheados” com diversos extratos bancários, com a clara intenção de ocultar tais extratos e burlar a vigilância. Foi elaborado comunicado de evento para apurar o fato, sendo o material retido e a mulher impedida de realizar a visita. Ela foi notificada para comparecer a unidade prisional no prazo de três dias para que seja colhido seu termo de declaração acerca do ocorrido.

No mesmo dia, às 10h30, durante passagem de visitante pela revista através do escâner corporal, agentes visualizaram no monitor um objeto suspeito na região da cintura. A mulher foi encaminhada a uma sala para revista manual de suas vestes, quando retirou do cós da calça uma porção de substância esverdeada e outra porção de cor branca, ambas embaladas em plásticos transparentes, tratando-se possivelmente de serem os entorpecentes conhecidos como maconha e cocaína. Diante dos fatos a Polícia Militar foi acionada para conduzir a visitante até o Distrito Policial para lavratura de Boletim de Ocorrência e demais providências cabíveis.





Irapuru

Durante realização dos procedimentos de revista em alimentos trazidos por visitantes de sentenciados na Penitenciária de Irapuru, no sábado, 17 agentes encontram um caderno dentro da bolsa trazida pela mãe de um deles. Entre as folhas do caderno havia uma adulteração, com algo colado, de cor alterada, aparentando se tratar de entorpecente sintético K4. O material foi apreendido, a autoridade policial comunicada e a visitante, além de suspensa do rol de visitas, encaminhada à delegacia para prestar esclarecimentos. O sentenciado envolvido foi conduzido ao pavilhão disciplinar e responderá à Procedimento Disciplinar para apuração dos fatos.





Pracinha

Com uma mesma forma de agir, três mulheres que visitariam os respectivos companheiros na unidade prisional tentaram burlar a segurança e entrar com erva esverdeada aparentando maconha no fundo falso da calcinha, bem como, no cós da peça íntima e no cós da calça, respectivamente, na Penitenciária de Pracinha. Além do forte odor, havia volume nas vestimentas. Todas foram suspensas do rol de visitas e entregues para providências policiais.






Pacaembu

Ao entrar na unidade para visitar os companheiros que cumprem pena na Penitenciária “Ozias Lúcio Dos Santos” de Pacaembu, no sábado, 17, duas mulheres traziam consigo alimentos que, como de praxe, passaram pelos procedimentos de vistoria por raios X. Neste momento, o aparelho apontou que havia ilícitos entre o “jumbo” das visitas, sendo encontrada com uma delas 09 (nove) maços de cigarros com erva esverdeada no interior, supostamente maconha, e com outra 01 (um) carregador de celular, escondido no fundo da sacola. A Polícia Militar foi acionada e as mulheres suspensas do rol de visitas e conduzidas após o flagrante para a Delegacia de Polícia local, para as providências de praxe.






Martinópolis

Também no sábado, 17,na Penitenciária “Tacyan Menezes De Lucena” de Martinópolis, dentre as companheiras de sentenciados que chegaram ao presídio para visitá-los, sete delas foram barradas na entrada da unidade por serem flagradas, durante os procedimentos de revista, portando ilícitos.

Cinco delas esconderam cada qual 01 (um) celular na vagina, enquanto outra trazia substância análoga à maconha. Por fim, a última escondia dentro do top 06 (seis) pacotes com substância semelhante a entorpecentes, sendo: 04 (quatro) com suposta cocaína, 02 (dois) com suposta maconha e mais alguns comprimidos.

Os objetos e as visitantes foram encaminhados para a Delegacia local e estas foram suspensas do rol de visitas. Foi instaurado Procedimento de Infração Disciplinar em desfavor dos sentenciados para apuração de responsabilidade no evento.







Riolândia

Com duas sacolas plásticas contendo alimento para o companheiro sentenciado, que cumpre pena na Penitenciária “João Batista De Santana” de Riolândia, uma mulher acabou barrada durante os procedimentos de revista. Isso porque, ao abrirem um vidro de sabão líquido, Agentes de Segurança Penitenciária encontraram um fundo falso, com tampas sobrepostas na embalagem original a qual também estava danificada. Dentro da tampa havia 41 pedaços de adesivos recortados com aproximadamente 02 cm, aparentando ser o entorpecente K4. A Polícia Militar foi acionada e conduziu a mulher ao plantão da delegacia, além de ser suspensa do rol de visitas.A apreensão aconteceu no sábado, 17.





Junqueirópolis

O aparelho de scanner corporal identificou imagens de ilícitos ocultos no corpo de duas mulheres, na altura da cintura, na Penitenciária de Junqueirópolis. Uma delas confessou e entregou 01 (um) celular, enquanto a outra negou o fato e teve que ser conduzida pela Polícia Civil à Santa Casa.

Lá, ela pediu um copo d’água para despistar os agentes e tentou dispensar o objeto ao jogar o copo no lixo. No entanto, foi impedida pela equipe de escolta, que identificou 01 (um) celular. Além de suspensas do rol de visitas, as mulheres foram levadas à delegacia para os procedimentos de praxe e os sentenciados recolhidos ao Pavilhão Disciplinar.





Lavínia

Na Penitenciária III “Asp Paulo Guimarães” de Lavínia, no sábado, 17, companheira do sentenciado M.B.S foi surpreendida tentando ingressar no ambiente carcerário com 01 (um) aparelho de telefone celular preto. A apreensão ocorreu depois que a visitante passou pelo equipamento de detecção de metal “Body Scanner”.

O objeto estava acondicionado num invólucro confeccionado com fita de alta fusão, papel carbono e grafite em pó, e introduzidos em sua genitália. Foram realizados os procedimentos de praxe e o sentenciado, por sua vez, isolado preventivamente em cela disciplinar.




Na Penitenciária II “Luiz Aparecido Fernandes” de Lavínia, no domingo, 18, ao sentar no banco detector de metais durante procedimentos de revista, uma mulher que visitaria o companheiro na unidade prisional ouviu o aparelho sinalizar positivamente.

Diante do ocorrido, foi submetida ao scanner corporal, onde ficou clara a presença de 01 (um) celular no órgão genital da visitante, a qual foi levada com o telefone perante a autoridade policial para as providências da Polícia Judiciária, além de ser suspensa do rol de visitas. O sentenciado foi isolado preventivamente e responderá a Procedimento Disciplinar.



Também no domingo, 18, na Penitenciária I “Vereador Frederico Geometti” de Lavínia, no momento em que a companheira de um sentenciado passava seus pertences no setor de revista, funcionários encontram na sacola, com pertences da sua filha, um invólucro contendo uma substância branca aparentando ser “cocaína”. A mulher foi então encaminhada à delegacia e o sentenciado encaminhado ao pavilhão disciplinar para providências pertinentes ao caso.





Presidente Prudente

Na Penitenciária "Wellington Rodrigo Segura" de Presidente Prudente, no domingo, 18, durante o procedimento de revista em visitantes, agentes perceberam um volume suspeito no top de uma das mulheres, onde posteriormente foi encontrado um bolso falso, com uma porção de maconha. A mulher foi suspensa do rol de visitas e conduzida à Delegacia de Polícia Especializada (DISE) para lavratura do Auto de Prisão em flagrante, enquanto o sentenciado responderá a Procedimento Disciplinar para apuração de falta.





Mirandópolis

Na Penitenciária II “Lindolfo Terçariol Filho” de Mirandópolis, no domingo, 18, agentes penitenciários descobriram, durante os procedimentos de revista, anotações de depósito bancário subscritas em absorventes e encontraram dentro de uma linguiça 04 (quatro) pendrives e 04 (quatro) cartões de memória, em meio a alimentos.

Os materiais seriam entregues a um sentenciado e foram vistos por intermédio de raios X. Por isso, o sentenciado envolvido será investigado e a mulher foi suspensa do rol de visitas, além de ser conduzida à delegacia para as providências pertinentes.

 




São José do Rio Preto

Com uma porção de maconha escondida entre as vestes, uma mulher tentou visitar seu companheiro no Centro de Detenção Provisória de São José do Rio Preto, mas foi descoberta quando passava pelo scanner corporal. Mesmo assim, alegou que não havia nada de irregular, mas era visível um volume em sua calça. Sendo assim, foi encaminhada ao vestiário, onde foi possível encontrar no cós da calça erva semelhante à maconha.

Diante dos fatos, foi conduzida ao plantão policial, onde foi registrado Boletim de Ocorrência, além de ser suspensa do rol de visitas. O detento responderá à Procedimento Disciplinar Apuratório. O fato ocorreu no domingo, 18.






Fonte: SAP

Parabéns a Todos os Servidores e as Equipes por estes excelentes trabalhos realizados, que mesmo sem o reconhecimento e a falta de respeito do Governo, continuamos a demonstrar nosso profissionalismo e empenho em todos os trabalhos realizados, seja nas revistas pessoais, revistas por Body Scanner, Raio-X, de Jumbos, também por Sedex e nas muralhas, eles os governantes são passageiros, efetivos e titulares de cargos somos Nós. Não seremos irresponsáveis como ele.