02 janeiro 2019

AS MUDANÇAS : Bolsonaro muda regras. Agentes penitenciários do DEPEN serão defendidos pela Advocacia Geral da União

Bolsonaro, Decreto. Agentes penitenciários serão defendidos pela Advocacia Geral da União.





By smbr
2 de janeiro de 2019

Presidiários ligados aos atentados aos órgãos públicos no Acre são transferidos para um
presídio federal no Rio Grande do Norte






Alterações na cooperação federativa no âmbito da segurança pública

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 870, DE 1º DE JANEIRO DE 2019

Art. 73. A Lei nº 11.473, de 10 de maio de 20017, passa a vigorar com as seguintes alterações

“Art. 5º As atividades de cooperação federativa, no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública, serão desempenhadas por militares dos Estados e do Distrito Federal e por servidores das atividades-fim dos órgãos de segurança pública, do sistema prisional e de perícia criminal dos entes federativos que celebrarem convênio, na forma do disposto no art. 1º.

………………………………………………..

§ 11. Os integrantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública, incluídos os da Força Nacional de Segurança Pública, os da Secretaria de Operações Integradas e os do Departamento Penitenciário Nacional que venham a responder a inquérito policial ou a processo judicial em função do seu emprego nas atividades e dos serviços referidos no art. 3º (VEJA ABAIXO) serão representados judicialmente pela Advocacia-Geral da União.

Art. 3o  Consideram-se atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, para os fins desta Lei:

I – o policiamento ostensivo;II – o cumprimento de mandados de prisão; III – o cumprimento de alvarás de soltura; IV – a guarda, a vigilância e a custódia de presos; V – os serviços técnico-periciais, qualquer que seja sua modalidade.





Fonte: Revista Sociedade Militar


Término do evento dos |gentes Penitenciários em Brasília em 21/11/2017




Contraponto: Seguindo uma linha de trabalho que já vinha sendo anunciada pelo próprio Presidente Jair Bolsonaro e efetivada hoje, com uma MP que segue a linha de conduta adotada aqui no Estado de São Paulo, com uma Lei, de autoria do Coronel Telhada, aprovada na Assembléia Estadual, conforme matéria já publicada neste Blog.



Agentes Penitenciários  de vários estados se confraternizando




Acredito que isso é somente o início de muitas boas notícias que ainda irão surgir durante o decorrer do ano, que venham de encontro as ansiedades e necessidades de Toda a Categoria dos Agentes Penitenciários Brasileiros, e como falou o Capitão, hoje Presidente, dentro do auditório Teotônio Vilela no Senado Federal em Brasília em 21 de novembro do ano de 2017, durante a Audiência Pública em Prol da Policia Penal: 


Agentes de todo o pais estiveram presentes no evento




"Que este é um direito nosso, que com certeza irá se concretizar e que se fosse pela vontade dele, já teria sido feito, pois reconhece que a Nossa Profissão é uma das mais difícieis do mundo, e que não temos a devida valorização, reconhecimento e respeito, e por isso se faz necessária a aprovação da Pec da Policia Penal."


Deputado Lincoln Portela grande defensor das causas dos Agentes Penitenciários na Câmara Federal


Então iremos agora cobrar, pois isso tudo está gravado, em áudios e vídeos, onde ele foi aplaudido em pé na chegada, durante o discurso e que em sua saída foi muito mais ovacionado. E somos testemunhas, pois lá estivemos presentes. 


Então Deputado Federal Jair Bolsonaro presente no evento e em apoio aos Agentes Penitenciários









Ver link da matéria da época


Imagens: Arquivo Pessoal