A Secretaria de Segurança Pública deve tomar as medidas cabíveis para apurar a tentativa de fuga de um dos detentos que cumpre pena na Penitenciária de Franca (SP).
Redação Pop Mundi
07/04/2019 16:52
Antigo CDP de Franca, atual Penitenciária de Franca |
Passava das 13h deste domingo (7), quando um tumulto impediu a saída de parentes e familiares de presos no sistema prisional. De acordo com uma testemunha que não quis se identificar, um dos detentos conseguiu burlar quatro barreiras que são necessárias para ganhar a saída do local e, na última tentativa, como tinha que colocar a digital, ele escalou um dos muros do lado interno do presídio na tentativa de ganhar a liberdade.
“Ele estava com um traje que não diz respeito ao que a gente usa. Ele estava de bermuda, algo proibido para quem frequenta aqui. Não sei como ele conseguiu passar por vários agentes sem ser notado”, disse.
O detento foi surpreendido após subir numa espécie de cabo de aço e ganhar uma das muretas do sistema prisional. Ainda de acordo com a testemunha, a fuga só foi evitada porque uma das pessoas que estavam na fila viu a ação e denunciou.
A Secretaria de Segurança Pública vai investigar se houve negligência na tentativa de fuga frustrada do preso.
Fonte: Pop Mundi
Contraponto: Segundo relatos de alguns servidores, o que vai frontalmente contra o que disse o Secretário em entrevista ao Site Conjur, a Penitenciária de Franca, que foi projetada para 847 detentos, encontra-se com a quantidade absurda, segundo o próprio site da SAP, de 1974 detentos, ou seja com 130% acima de sua capacidade, sendo que aos finais de semana a quantidade de visitantes chega a 1.000 pessoas, tanto no sábado, como no domingo.
Então existe a necessidade urgente de servidores, tanto para auxiliar nas revistas, como para trabalhar nas áreas internas da U.P., mesmo porque sabemos que o sucateamento do Sistema Penitenciário está sendo feito de maneira gradual e começando pelo déficit de funcionários, isso é nada mais, nada menos que o primeiro passo para o sonho do atual administrador: As Privatizações. Podemos afirmar isso, de acordo com a atitude do administrador em relação a dois concursos que foram encerrados recentemente.
Por que temos que ser realistas, uma Unidade projetada para 847 detentos, que está com a quantidade de 1.127 detentos acima de sua capacidade, e também com déficit de servidores, estes são verdadeiros heróis, pois estão trabalhando acima de suas responsabilidades, e com isso, isentando o próprio estado de sua real responsabilidade, tanto com o preso, como para com os servidores e a própria sociedade, que pagando seus impostos, taxas e tributos, e pensa que está o Estado cumprindo com suas obrigações, e não explorando seus servidores.
Esta U.P será deteriorada de forma muito mais rapida do que o projeto executado pelos empreiteiros, pois haverá um sobrecarregamento de cargas em todas as áreas da unidade, elétrica, de água e de esgoto, os setores de cozinha, de atendimento médico e demais atendimentos também irão se sobrecarregar, pois não foram feitos para suportar esta demanda, e com os servidores o mesmo irá ocorrer, médicos, asssistentes sociais, psicólogos, dentistas, e todos os demais servidores da unidade.
Urge que o Estado tome providências, por meio do MP e do Judiciário, pois isso é uma rotina no Sistema Penitenciário Paulista, e que vem acontecendo com a cumplicidade destes órgãos, vitimando não só os presos, com as supelotações, mas principalmente os servidores, honestos e trabalhadores que estão sendo explorados, que não têm o devido respeito e reconhecimento profissional por parte deste mesmo administrador, e isso vem ocorrendo já há mais de 10 anos. Esperamos respostas da Administração.