Informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital após ser questionada pelo Hojemais Araçatuba.
Lázaro Jr.
Hojemais Araçatuba
29/05/19 às 11h08
A Santa Casa de Araçatuba suspendeu nesta semana o atendimento aos pacientes do Iamspe (Foto: Divulgação) |
A Santa Casa de Araçatuba (SP) suspendeu o atendimento a pacientes do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo).
A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital na tarde desta terça-feira (28), após ser questionada pelo Hojemais Araçatuba .
Um usuário do convênio procurou a reportagem após ter o atendimento negado ao ir ao pronto-socorro da Santa Casa na tarde de segunda-feira (27).
De acordo com ele, a informação passada por funcionários do hospital foi de que o atendimento a pacientes do Iamspe havia sido suspenso às 12h daquele dia e que ele deveria procurar o pronto-socorro municipal.
Negado
O paciente contou que pela manhã passou por consulta no médico particular, que o atendeu por meio do convênio normalmente.Como precisava fazer um exame, procurou o pronto-socorro da Santa Casa, que atende pelo Iamspe, para ser internado e realizar o procedimento, mas teve o atedimento negado.
Ainda segundo o paciente, todo tipo de procedimento realizado pela Santa Casa foi suspenso. "Se o conveniado do Iamspe procurar o pronto-socorro da Santa Casa, eles não vão atender. Vão mandar para o pronto-socorro municipal", afirmou.
O paciente comenta que Araçatuba é sede da 9ª região do Estado de São Paulo e que todos os funcionários públicos estaduais utilizam os serviços oferecidos pelo convênio. Assim, milhares de pessoas estariam sendo prejudicadas, de acordo com ele.
Supresa
A reportagem do Hojemais Araçatuba falou com Marcos Francisco Alves, que é conselheiro da Apeoesp (Sindicatos dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e não sabia da suspensão do atendimento por parte da Santa Casa.Ele também foi presidente da CCM (Comissão Consultiva Mista) estadual, instituição que congrega quase 80 representações dos servidores que defendem o Iamspe e tem organizado lutas em defesa do convênio e denunciado os maus atendimentos.
"Isso apenas comprova mais uma vez o descaso do governo tucano com a saúde dos servidores públicos, que contribuem todos os meses com 2% do salário para manter o nosso instituto", comentou.
Alves argumentou que o repasse do governo para complementar as despesas do instituto ajuda muito pouco. De acordo com ele, no próximo dia 18 haverá manifestações em frente aos Ceamas (Centros de Atendimento Médico-Ambulatorial) existentes no Estado para denunciar os descasos dos governos paulistas com o Iamspe.
Comissão
No final de abril, a Câmara de Araçatuba aprovou a constituição de uma comissão especial para discutir o atendimento aos pacientes conveniados do Iamspe.O vereador Antônio Edwaldo Costa (DEM), o Dunga, foi autor do projeto que criou a comissão. Ele também não tinha conhecimento da suspensão do atendimento aos conveniados do instituto por parte da Santa Casa até ser informado pelo Hojemais Araçatuba , na tarde de terça-feira.
O parlamentar informou que faria contato com o hospital para saber os motivos da suspensão e disse que levaria o caso ao conhecimento do vice-governador Rodrigo Garcia (DEM).
A Santa Casa não comunicou o motivo da suspensão do atendimento aos pacientes do Iamspe e o governo do Estado não se manifestou sobre o assunto até o final desta manhã.
Negociando
Em nota, o Iamspe informa que está em negociações com a Santa Casa de Araçatuba para a continuidade do atendimento aos usuários do Iamspe. "O Instituto reforça seu compromisso com a entidade fazendo os repasses conforme estabelecido em contrato", afirma.O instituto acrescenta que a rede Iamspe na região de Araçatuba está presente em oito cidades e oferece mais de 80 serviços médicos entre consultórios, clínicas, laboratórios clínicos e de imagem e cinco hospitais, além do Ceama em Araçatuba. "No município, o Instituto possui 8.978 vidas".
Fonte: HOJE MAIS