20 maio 2019

Agente penitenciário em final emocionante sagrou-se campeão do Circuito Interior de Jiu-Jitsu, vejam o vídeo

Mais uma vez o polivalente Ricardo Lima, Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária; Professor de EAP,  e Atleta brilhou em Campeonato de Jiu Jitsu.







Leandro Leandro
20/05/2019
Clique nas imagens para ampliar



Após a vitória em luta final emocionante Ricardo Lima sobe ao lugar mais alto do pódio



Ricardo Lima, AEVP, Lotado na Penitenciária Compácta de Avanhandava, da Coordenadoria Noroeste do estado, sagrou-se Campeão no Circuito Interior de Jiu Jitsu.

O evento aconteceu na cidade de Araçatuba/SP e contou com a presença de 730 atletas, 82 cidades participantes e 89 Equipes.Em Araçatuba foi a 60º edição, o evento existe a 9 anos.

O servidor compõe o quadro de Docentes da Escola da Administração Penitenciária (EAP) e integra o Grupamento de Intervenção Rápida(GIR 9)

A Equipe de Apoio do atleta em comemoração a conquista do Campeonato




Perguntado ao atleta sobre o porquê da paixão ao Jiu Jitsu, o mesmo respondeu:


Amo o Jiu Jitsu.O Jiu Jitsu é uma Arte Suave no qual tenho vários benefícios com a prática.

Este esporte me deixa saudável tanto físico como mental. Fisicamente tenho um corpo mais saudável e o Jiu Jitsu me proporciona isso. Na parte mental que é importantíssimo posso dizer que meu dia dia se torna muito mais rentável.

Meu ambiente de trabalho é estressante, pois lidamos com situação de pessoas presas. Então depois de uma árdua jornada de trabalho consigo deixar dentro do tatame todas influências negativas do ambiente carcerário. De lá saio mais leve e revigorado.

Vídeo da luta final, emocionante, golpes perfeitos.



Tem também o lado profissional o qual o Jiu Jitsu me proporciona dissiminar todo conhecimento que possuo, sendo um agente multiplicador para meus alunos de formação, capacitação e especialização.

Ministro aulas de defesa pessoal e Técnicas de Imobilização, sendo que o Jiu Jitsu é minha base para todo conteúdo Pedagógico.

Ainda como profissional e Operador de um Grupo de Operações Especiais no qual atuo como Imobilizador Tático (IT), o esporte me faz necessário.

Quando a pessoa presa, vez por outra, apresenta comportamento inadequado e não condizente com sua condição de tutelado do Estado. Nesse ínterim, quando todas as possibilidades de solução através da linguagem e persuasão sucumbem e a retórica se mostra ineficaz, se faz necessário lançar mãos dos meios técnicos adequados para se fazer cumprir a norma jurídica.

Ricardo Lima feliz da vida comemorando a dura vitória

A prática da Arte Marcial do Jiu Jitsu possibilita a mim, acesso a um arcabouço de técnicas e informações de alto nível de complexidade para aplicação prática em ambientes prisionais.

Pois a finalidade e o corolário de sua criação residem na constatação de que, no campo de batalha ou durante qualquer enfrentamento, um samurai do antigo Japão, onde a arte marcial foi criada, poderia acabar sem suas espadas ou lanças, daí que ele precisava de um método de defesa desarmada, eficiente e decisiva, de forma a colocar seu oponente em situação de incapacidade.

É um postulado basilar desta arte marcial o emprego da própria força e, quando possível, da força do adversário, em alavancas, que possibilita a um lutador, mesmo com compleição física inferior à do oponente, conseguir vencer. No chão, com as técnicas de estrangulamento e pressão sobre articulações, é possível submeter o adversário fazendo-o desistir da luta (competitivamente), ou (em luta real) fazendo-o desmaiar ou torná-lo incapacitado com a quebra das articulações.

Lembrando que no Brasil, a família Gracie desenvolveu o “jiu-jítsu brasileiro”, o mais praticado no mundo.

Ricardo Lima em um momento de descontração durante os treinamentos



No mês de junho Ricardo Lima estará na capital paulista buscando mais conhecimento. Ele irá participar do Curso de Formação de Equipes de Imobilização Tática.

O curso será de uma semana, sendo sede a Base do Grupamento GIR 4, o qual o mesmo passou por uma seleção extremamente rigorosa, onde de todos os mais de 100 inscritos somente 15 foram aptos para a participação.



"Ricardo Lima agradece Academia Taurus e Bola Sete Restaurante e Choperia, importantes patrocinadores do atleta."



Fonte Imagens: Ricardo Lima
Fonte Vídeo: Ricardo Lima


Parabéns ao companheiro de trabalho Ricardo Lima, por esta brilhante apresentação, cujo resultado final foi a vitória e a chegada ao lugar mais alto do pódio, e que mesmo sem o devido reconhecimento, enquanto profissional do cárcere, continua a demonstrar o seu profissionalismo e empenho em todos os trabalhos realizados, nas muralhas,  nas escoltas, no GIR e na atenção dedicada aos seus alunos da Eap, voce é motivo de orgulho para Todos os Servidores da SAP.