16 julho 2019

FACA NA CAVEIRA : Agente da Intervenção Penitenciária(FTIP) reage a assalto, é baleado e mata assaltante no centro de Manaus/AM

O agente integra a Força-tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) que está em Manaus desde o dia 29 de maio. Ele passou por uma cirurgia na noite desta segunda-feira (16).









Leandro Leandro
Publicado 16/-7/2019 


O assaltante Andrey Felipe Souza Lima foi atingido e morreu no local



O agente penitenciário federal Tiago Augusto Rocha Castilho, 30, foi atingido com um tiro no tórax, ao reagir a um assalto, na noite desta segunda-feira, 15/7, na praça do Congresso, no Centro de Manaus.

De acordo com o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), mesmo ferido, o agente conseguiu atingir o suspeito identificado como Andrey Felipe Souza Lima, 19, que morreu no local. Outro homem envolvido no assalto foi preso pela Polícia Militar (PM).

Agente Penitenciário Tiago Augusto da FTIP está hospitalizado e se recuperando



Consta no relatório do Ciops que o assalto ocorreu por volta das 21h45. De acordo com o documento, o agente estava na praça acompanhado de uma mulher, quando os dois suspeitos chegaram ao local e anunciaram o assalto. Durante o crime, Andrey atirou e baleou Castilho.

Vando Emerson Garcia de Souza, segundo assaltante, ele estava tentando fugir mas foi contido por
 populares e preso pelos policiais 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom)


Mesmo ferido, o agente conseguiu revidar e também atirou no suspeito. Andrey morreu no local. Após ter caído, o outro suspeito Vando Emerson Garcia de Souza, 29, que estava com o criminoso, pegou o revólver e tentou fugir, mas foi contido por um grupo de pessoas e em seguida preso por policiais da 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).

Com ele foi apreendido um revólver calibre 38 com cinco munições, sendo uma deflagrada. Após a prisão, Vando foi encaminhado ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Já o agente Castilho foi socorrido e encaminhado ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, onde segue internado.



FTIP


O agente integra a Força-tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) que está em Manaus desde o dia 29 de maio. Eles vieram para o Amazonas para atuar no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), após o novo episódio do massacre que resultou na morte de 55 detentos em quatro unidades prisionais.

A ação da FTIP inclui, por exemplo, transferência de presos e implementação dos procedimentos de segurança na unidade. Em Manaus, atuará inicialmente por 90 dias.

Parte dos Agentes Penitenciários convocados para a Missão Amazonas
Clique na imagem para ampliar



Cerca de 100 agentes dos estados e do Distrito Federal compõem a Força e estão dando apoio à Secretaria de Administração Penitenciária do estado do Amazonas (Seap –AM).

O trabalho da FTIP acontece em três etapas. Na primeira, há retomada do controle para estabelecimento da segurança, na segunda, abre-se a possibilidade para as visitas dos órgãos de inspeção e das assistências de forma geral, já na terceira fase, há o repasse de conhecimento e informações para que o estado dê prosseguimento a essas políticas.






Fonte Imagem: Aplicativo de Wattsapp