20 julho 2019

Servidores Penitenciários, a companheira de trabalho Elvira Cristina da P II de Pirajui necessita de nossa solidariedade

Elvira Cristina trabahou conosco no Ipa de Bauru em meados dos anos 2.000, por poucos anos, mas nós a chamavamos de Cristina e ela foi transferida para a P II de Pirajui a pedido por estar proximo de seus familiares. 







Leandro Leandro
20/07/2019

Asp Elvira Cristina


Nossa companheira de trabalho, a  Agente Penitenciária Elvira Cristina Pires, está internada a quase 4 meses na UTI - Unidade de Terapia Intensiva, com uma doença auto-imune chamada Miastenia Gravis. Essa doença neuromuscular causa fraqueza e fadiga anormalmente rápida dos músculos voluntários. A fraqueza é causada por um defeito na transmissão dos impulsos dos nervos para os músculos.

Elvira Cristina contraiu esta doença já há oito anos e devido aos remédios diários que ela estava tomando a doença estava controlada. Porém, com o organismo debilitado pelo fato de já estar tomando remédios,  veio a ser infectada pelo vírus da dengue e dessa forma, não conseguiu dar continuidade aos seus medicamentos para o controle da Miastenia.

Passados os dias, após ser curada da dengue, ela começou a entrar na crise da doença, onde o seu diafragma não teve força para respirar sozinho. No dia 1.º de abril ela teve uma parada respiratória, teve que ser internada as pressas e entubada. No dia seguinte, ela foi transferida para um hospital a 70 km de seu município, mais precisamente no Hospital Estadual na cidade de Bauru/SP.

A contribuição de qualquer valor pode ser feita por este canal

Após alguns dias de internação, nossa amiga e companheira de trabalho precisou passar por um procedimento de traqueostomia e desde então ela depende da ventilação mecânica que é o bipap, equipamento que trabalha com o sistema de bipressão positivo que consiste em uma pressão de dois níveis nas vias aéreas. O objetivo do dispositivo é fornecer ao paciente pressão e oxigênio, servindo como um suporte respiratório temporário para aqueles indivíduos que têm problemas respiratórios.

Assim, o BiPAP é uma máquina que ajuda o paciente, por isso aplica pressão de ar direcionada para os pulmões, enquanto o indivíduo exala ou expira de uma maneira que mantém os alvéolos abertos.Obviamente, esta máquina é usada em pacientes que não têm a capacidade de respirar corretamente. Portanto, eles precisam de oxigênio no sangue, para que, artificialmente, forneça ao indivíduo uma respiração completa.

Equipamento que irá manter a sobrevivência da companheira de trabalho
Elvira Cristina


O equipamento Bibap os familiares conseguiram e agora a família precisa montar um quarto equipado para ela, porém, faltam algumas coisas que ficam em torno de 6 mil reais. A família não tem condições de arcar com esse valor, pois, devido nossa companheira de trabalho morar em Pirajui e estar internada em Bauru, existem os gastos de locomoção da família para poder visitá-la, mais os gastos que já tiveram devido à sua enfermidade.

A residência na verdade terá que ser totalmente adaptada as necessidades da companheira de trabalho, tais como: Piso emborrachado nos corredores e entrada da casa, rampas nos lugares das escadas, devido ao uso da cadeira de rodas, e o quarto que terá que ser transformado em uma mini UTI residêncial para atender suas necessidades atuais.

Equipamentos de aspiração de traqueostomia, colchão de água par evitar escaras (feridas), um criado mudo de aço inox pois o Bibap esquenta muito e sobre um criado de madeira pode incendiar, multiusos, bancada para higienização e banho, materiais para curativos e dieta, materiais este que não foram fornecidos pelo hospital ou posto de saúde, e os familiares estão pedindo na justiça, mas isso é demorado.

Categoria unida se faz também com solidariedade

Elvira Cristina já trabalhou na casa de Detenção em Campinas, trabalhou no I.P.A - Instituto Penal Agrícola em Bauru, atual CPP III, foi minha companheira de trabalho e conheci seus filhos ainda pequenos, sendo que um deles, a Ana Beatriz nasceu aqui em Bauru, na época que trabalhava conosco, atuamente ela está lotada na Penitenciária II de Pirajuí, na qual estava trabalhando normalmente até o dia que foi acometida da parada respiratória.

Sabemos que os tempos são bicudos e que estamos há muito esquecidos por sucessivos governos, não temos nossas recomposições salariais e muito menos os reconhecimento do administrador, porém temos algo que pode fazer a diferenca, o sentimento de solidariedade para com os nossos.

Vamos tentar nos unir e colaborar, não importa o valor da quantia, mas sabendo que esta pequena ajuda nossa pode vir a trazer uma condiçao melhor de vida e de saúde para esta grande mulher que é a Elvira Cristina Pires, mulher responsável com suas atribuições e sempre disposta também a colaborar com quer que fosse.


As colaborações podem ser feita via Vakinha ou ainda na seguinte conta: 
Banco do Brasil Agência nº 2980-7
Conta nº 70475-x, se a transferência for efetuada pelo celular, trocar o X pelo 0(zero)


Nossa amiga querida é uma grande mulher, um exemplo de servidora e de mãe,  ela necessita de voce, de sua ajuda e de suas orações também.





Fonte Imagens: Arquivo pessoal